Pré-reforma travada por serviços do Estado

Rui Farinha / Lusa

Os serviços do Estado já receberam milhares de pedidos de pré-reforma, mas ainda não foi autorizado qualquer processo.

Milhares de trabalhadores já pediram a pré-reforma, mas os serviços do Estado ainda não deram seguimento a qualquer processo.

A pré-reforma com suspensão ou redução do trabalho foi regulamentada este ano e entrou em vigor em fevereiro para quem tem pelo menos 55 anos. É entre o pessoal docente que mais pedidos tem havido.

O Ministério da Educação já confirmou a receção de 230 pedidos na Direção-Geral de Administração Escolar. Mário Nogueira, da Fenprof, garante que “há milhares de pedidos de pré-reforma nas escolas a aguardar orientações”.

A Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas confirma que espera instruções. “Os diretores não têm competência para negociar. Deve ser publicada legislação que nos permita fazê-lo. Estamos à espera de orientações”, disse Filinto Lima, líder da Andaep, frisando que “é preciso definir critérios rígidos ou pode haver muitas injustiças”.

O Ministério da Educação adianta que os pedidos se encontram atualmente “em período de análise, estando a ser cumpridos os trâmites e prazos procedimentais previstos na lei”.

Segundo o Correio da Manhã, o Ministério das Finanças nada refere sobre a falta de orientações e deixa claro que não recebeu nenhum processo. “Até à data não foi enviado nenhum acordo referente a pré-reformas elaborado nos termos da Lei do Trabalho em Funções Públicas para autorização das Finanças.”

O anúncio das Finanças não surpreende José Abraão, da Federação de Sindicatos da Administração Pública. “Já foram introduzidos vários travões orçamentais. A falta de pessoal e de meios na maioria dos serviços é por si só um elemento de travagem da pré-reforma.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …