Um famoso prato de frango é tão delicioso que dois restaurantes andam à bulha em tribunal

Affaf Ali / Wikimedia

Um dos pratos mais amados ao redor do mundo, o frango de manteiga, está no centro de uma batalha legal entre dois dos mais antigos restaurantes da Índia.

Antes da partição da Índia em 1947, Mokha Singh dirigia o restaurante Moti Mahal em Peshawar (agora no Paquistão). Após a partição, Singh mudou-se para Deli, onde fundou um restaurante com três antigos colaboradores: Kundan Lal Gujral, o seu primo Kundan Lal Jaggi e Thakur Das Mago.

Foi lá, em Daryaganj, que começaram a servir um prato improvisado com sobras de frango tandoori, misturadas com um molho à base de tomate, manteiga e especiarias comuns no Paquistão.

O frango de manteiga rapidamente se tornou um sucesso em Deli, atraindo ministros do governo e chefes de estado, incluindo o primeiro-ministro Jawaharlal Nehru. Após a morte de Gujral, dificuldades financeiras levaram à venda do Moti Mahal, mas seus descendentes abriram o Moti Mahal Delux, que hoje tem restaurantes por toda Deli.

Em 2019, o neto de Jaggi fundou uma cadeia rival de restaurantes chamada Daryaganj, com o slogan “pelos inventores do frango de manteiga”. Em janeiro de 2024, Moti Mahal Delux e o neto de Gujral, Monish, entraram com um processo contra Daryaganj, contestando essa afirmação e pedindo uma indemnização, alegando que o falecido avô de Monish era o único criador do prato, explica a BBC.

Amit Bagga, CEO do Daryaganj, acredita que o seu restaurante tem direito ao slogan, apontando para o certificado de marca registada concedido em 2018 que lhes permite usar a frase “Daryaganj: pelos Inventores de frango de manteiga e Dal Makhani”. Bagga afirma que documentos comprovam que Gujral e Jaggi eram co-proprietários do restaurante onde o prato foi criado.

Determinar quem preparou a primeira porção de frango de manteiga é praticamente impossível. Bagga acredita que foi uma colaboração: “Eles tinham todo esse frango tandoori e decidiram fazer uma refeição com ele, usando tomates frescos, manteiga e especiarias”.

Em Bombaim, um bar criou o Butter Chicken Cocktail, uma bebida picante à base de vodka com um toque de molho de frango de manteiga. Em Deli, o frango de manteiga aparece em pizzas e até em samosas, como as servidas no café do Shangri-La Eros, onde o chef executivo Gagandeep Singh Sawhney insiste na importância de manter o sabor autêntico do prato.

No restaurante Daryaganj, a decoração art déco e as fotos de celebridades adornam as paredes. Bagga ressalta a textura grossa do molho de frango de manteiga, fiel à receita original de 1947, antes do uso de liquidificadores. Em contraste, o frango de manteiga do Moti Mahal Delux tem um molho mais suave e um sabor intenso de tomates frescos.

A especialista em história cultural Dr. Neha Vermani, da Universidade de Sheffield, questiona a ideia de que alguém possa reivindicar a invenção de um prato. “Ninguém pode afirmar ter inventado um prato. As cozinhas e pratos são parte de uma cadeia evolutiva de invenções e intervenções ao longo de séculos”.

Bagga vê um lado positivo na disputa: “O nosso caso é sobre alguém dizer que o seu avô inventou o frango de manteiga, mas quem sabe qual dos parceiros o fez?”. O mediatismo em torno do processo em tribunal também aumentou as vendas. “É ótimo para o frango de manteiga – nossas vendas dispararam! E nossos clientes regulares não se importam. Alguns vêm pela história, mas só voltam se o frango for bom.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.