Praias podem receber mais banhistas este verão

Smart City Sensor

Torniquete Virtual com Semáforo Luminoso Acesso às Praias em Tempo Real da Smart City Sensor

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas.

As limitações à lotação, introduzidas no ano passado, serão aliviadas este verão. O governo irá manter o semáforo de lotação, mas permite maior ocupação dos areais, avança esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Assim, o semáforo terá novas regras: a cor verde, de ocupação baixa e que correspondia até um terço de ocupação em 2020, passará a corresponder até aos 60% da capacidade do areal; a cor amarela será usada para uma ocupação entre 60% e 90% e o acesso ainda será permitido; a cor vermelha, que indica que a zona balnear está com lotação plena, vai surgir apenas quando esta atingir os 90% da ocupação total.

As normas, já aprovadas em Conselho de Ministros, explicitam que, ao aceder a uma praia com semáforo vermelho, os banhistas incorrem numa multa entre os 50 e 100 euros.

De acordo com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a existência de multas será a maior mudança nas regras fruição das praias. No ano passado, a função da Polícia Marítima foi apenas a de alertar os infratores para o cumprimento das normas.

Os banhistas que não usem máscara nos acessos às praias, nos restaurantes, nos balneários e nos paredões podem ser multados entre 50 e 100 euros.

Para os concessionários, as coimas serão de 500 a 1000 euros, caso falhem na higienização ou não afixem em local visível as normas.

Cascais é o primeiro concelho do país a abrir a época balnear, já este sábado, mas a falta de polícia para fiscalizar as regras preocupa a Câmara. O presidente Carlos Carreira alerta para a falta de efetivos da Polícia Marítima, 17 em toda a extensão de costa, e considera que “não cabe à Polícia Municipal autuar”, escreve o JN.

O semáforo, que regula o acesso às praias, pode ser consultado através da aplicação InfoPraia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este ano, vale tudo. Só se vê gente na rua. Quis ir ao Chiado, e até estacionei o meu Ferrari no Bairro Alto ( 😉 )… estes governantes só querem dinheiro no cofre, mais nada. A saúde não é uma prioridade.
    Ainda vamos voltar ao confinamento, mas parece que o nosso “presidente” está contra isso. Enfim… quanto mais enchentes se verificarem, pior será para nós, contudo, melhor para o Covid, que já não se sente tão “ALONE”.

RESPONDER

Rui Pedro Braz é o novo diretor-geral do futebol do Benfica

O Benfica anunciou, esta segunda-feira, que antigo comentador televisivo vai assumir as funções de diretor-geral do futebol profissional do clube. "O Sport Lisboa e Benfica informa que Rui Pedro Braz assume o cargo de diretor-geral do …

Rapariga enterrada com pássaro na boca intriga arqueólogos

Arqueólogos estão a tentar resolver o mistério de uma rapariga que foi enterrada, numa caverna na Polónia, há cerca de 300 anos, com a cabeça de um pássaro na boca. Embora o esqueleto desta rapariga tenha …

"Sinto-me bem". Christian Eriksen agradece apoio dos adeptos

O futebolista Christian Eriksen enviou esta terça-feira do hospital a sua primeira mensagem pública depois de ter sofrido uma paragem cardíaca em campo num jogo do campeonato europeu de futebol, agradecendo aos fãs os "incríveis" …

Cotrim Figueiredo diz que "foi um excelente arraial". PCP diz que IL "mordeu a língua"

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, não acata as críticas feitas ao arraial do partido, que diz ter sido "excelente". Aliás, até já está a pensar no próximo. "Vou dizer aqui uma coisa …

Portugal vai seguir a "lógica da escada" no Euro 2020?

Há 25 anos, a seleção nacional iniciou uma sequência curiosa em fases finais de Europeus de futebol. Se prolongar essa sequência, não vai passar dos quartos-de-final neste torneio. Ou só chegará aos oitavos-de-final. Portugal participou até …

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento por causa da covid-19

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento profilático por causa da covid-19. Só na região de Lisboa e Vale do Tejo são 6.407. Há, neste momento, pelo menos 8.700 alunos de quarentena, dos quais mais …

Sporting: equipa de futsal disputou 48 jogos e perdeu...zero

Turma de Alvalade recuperou o título nacional, na época em que foi campeão europeu e em que também venceu a Taça da Liga. Em 40 minutos, nunca perdeu. O Sporting é o novo campeão nacional de …

Produtos químicos presentes em alimentos e cosméticos reduzem fertilidade

As taxas de natalidade estão a diminuir no mundo inteiro. Em todos os países europeus, estão a cair os chamados "níveis de reposição populacional", ou seja, o número de filhos necessários por mulher para manter …

"Surreal". Problema informático na DGS atrasa resultados dos eventos-teste

Para já, ainda não foram tiradas conclusões dos quatro eventos-piloto de abril e maio, organizados pelo Governo em articulação com a DGS. Um problema informático pode estar na origem do atraso. Há uns meses foi avançado …

Costa contraria Marcelo, mas este avisa que o "Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”

O Presidente da República disse na segunda-feira que “por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”, depois de António Costa ter dito que ninguém pode garantir que não se volta atrás no processo de …