Uma das praias mais famosas da Austrália está a desaparecer (e desta vez a culpa não é das tempestades)

Normalmente, as tempestades ou os ciclones tropicais são os culpados do desaparecimento de grande parte das praias. Contudo, na costa norte de New South Wales em Byron Bay, na Austrália, a causa é outra.

Nos últimos seis meses, foram muitos os turistas e habitantes locais que ficaram chocados ao ver a famosa praia de Byron Bay a desaparecer, pois esta agora está inundada de escombros. Em outubro, as autoridades foram forçadas a fechar temporariamente a praia porque não conseguiam colocar equipamento de resgate na areia.

De acordo com uma análise das imagens de satélite, esta situação deve-se a um processo bem diferente da erosão por tempestades , e é conhecido como “contorno de cabeceira”

Este desvio ocorre quando a areia se move de uma praia para outra em torno de um promontório. Este processo é impulsionado principalmente pela energia das ondas, e ao longo da costa do sudeste da Austrália estas geram correntes que movem a areia para o norte ao longo da costa norte e em direção a Queensland.

No entanto, a areia não flui de forma uniforme ao longo da costa: quando a areia chega a uma praia pouco antes de uma zona rochosa, acumula-se contra as rochas e a praia fica mais larga. Quando há muita areia e a zona não aguenta, ou há uma mudança nas condições das ondas, ou então um pouco de areia deverá ser empurrada ao redor da zona rochosa.



Este grande pedaço de areia em movimento chama-se “pulso de areia”. Este precisa das condições de onda certas para se mover em direção à costa. Sem essas condições, a praia em frente fica privada de areia e as ondas e correntes próximas à costa acabam por a erodir.

O desvio de promontório foi descrito pela primeira vez na década de 1940. No entanto, apenas há 20 anos, este foi reconhecido como uma parte importante do processo de controlo do movimento da areia ao longo da costa. Desde então, com ajuda tecnologia, os investigadores estudaram o processo com mais detalhes e ajudaram a esclarecer como o desvio pode afetar o planeamento costeiro a longo prazo.

O que está a acontecer em Byron Bay?

Em outubro e novembro deste ano, uma grande quantidade de areia estava presente no norte de Cape Byron. À medida que a areia crescia, Clarkes Beach e, em seguida, Main Beach, ficaram sem o seu abastecimento habitual de areia e começaram a sofrer erosão.

O pulso de areia é visível em imagens de satélite por volta de abril de 2020. A cada mês, este move-se lentamente para o oeste na baía. Conforme o pulso de areia cresce, a praia à frente sofre erosão gradualmente. Atualmente, Main Beach está em processo de erosão.

Este processo foi também observado em Main Beach no início de 1990. A praia tornou-se mais larga de 1995 a 2007, mas a partir de 2009, a erosão da linha costeira começou novamente e tornou-se muito visível nos últimos seis meses.

O efeito dos pulsos de areia na erosão da praia não é um processo exclusivo de Byron Bay.

Quando é que isto vai acabar?

As ondas suaves de leste a nordeste, que geralmente ocorrem entre outubro e abril de cada ano, deverão ajudar parte do pulso de areia a mover-se para a praia de Clarkes e depois para a praia principal. Isso normalmente acontece ao longo de vários meses, mas, segundo o The Conversation, é difícil dizer exatamente quando é que a praia estará totalmente normalizada.

Espera-se que as mudanças climáticas afetem as condições das ondas, embora o impacto exato ainda não esteja claro. No entanto, melhores previsões permitiriam que a comunidade fosse informada com antecedência sobre os impactos esperados.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …