Uma das praias mais famosas da Austrália está a desaparecer (e desta vez a culpa não é das tempestades)

Normalmente, as tempestades ou os ciclones tropicais são os culpados do desaparecimento de grande parte das praias. Contudo, na costa norte de New South Wales em Byron Bay, na Austrália, a causa é outra.

Nos últimos seis meses, foram muitos os turistas e habitantes locais que ficaram chocados ao ver a famosa praia de Byron Bay a desaparecer, pois esta agora está inundada de escombros. Em outubro, as autoridades foram forçadas a fechar temporariamente a praia porque não conseguiam colocar equipamento de resgate na areia.

De acordo com uma análise das imagens de satélite, esta situação deve-se a um processo bem diferente da erosão por tempestades , e é conhecido como “contorno de cabeceira”

Este desvio ocorre quando a areia se move de uma praia para outra em torno de um promontório. Este processo é impulsionado principalmente pela energia das ondas, e ao longo da costa do sudeste da Austrália estas geram correntes que movem a areia para o norte ao longo da costa norte e em direção a Queensland.

No entanto, a areia não flui de forma uniforme ao longo da costa: quando a areia chega a uma praia pouco antes de uma zona rochosa, acumula-se contra as rochas e a praia fica mais larga. Quando há muita areia e a zona não aguenta, ou há uma mudança nas condições das ondas, ou então um pouco de areia deverá ser empurrada ao redor da zona rochosa.

Este grande pedaço de areia em movimento chama-se “pulso de areia”. Este precisa das condições de onda certas para se mover em direção à costa. Sem essas condições, a praia em frente fica privada de areia e as ondas e correntes próximas à costa acabam por a erodir.

O desvio de promontório foi descrito pela primeira vez na década de 1940. No entanto, apenas há 20 anos, este foi reconhecido como uma parte importante do processo de controlo do movimento da areia ao longo da costa. Desde então, com ajuda tecnologia, os investigadores estudaram o processo com mais detalhes e ajudaram a esclarecer como o desvio pode afetar o planeamento costeiro a longo prazo.

O que está a acontecer em Byron Bay?

Em outubro e novembro deste ano, uma grande quantidade de areia estava presente no norte de Cape Byron. À medida que a areia crescia, Clarkes Beach e, em seguida, Main Beach, ficaram sem o seu abastecimento habitual de areia e começaram a sofrer erosão.

O pulso de areia é visível em imagens de satélite por volta de abril de 2020. A cada mês, este move-se lentamente para o oeste na baía. Conforme o pulso de areia cresce, a praia à frente sofre erosão gradualmente. Atualmente, Main Beach está em processo de erosão.

Este processo foi também observado em Main Beach no início de 1990. A praia tornou-se mais larga de 1995 a 2007, mas a partir de 2009, a erosão da linha costeira começou novamente e tornou-se muito visível nos últimos seis meses.

O efeito dos pulsos de areia na erosão da praia não é um processo exclusivo de Byron Bay.

Quando é que isto vai acabar?

As ondas suaves de leste a nordeste, que geralmente ocorrem entre outubro e abril de cada ano, deverão ajudar parte do pulso de areia a mover-se para a praia de Clarkes e depois para a praia principal. Isso normalmente acontece ao longo de vários meses, mas, segundo o The Conversation, é difícil dizer exatamente quando é que a praia estará totalmente normalizada.

Espera-se que as mudanças climáticas afetem as condições das ondas, embora o impacto exato ainda não esteja claro. No entanto, melhores previsões permitiriam que a comunidade fosse informada com antecedência sobre os impactos esperados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ordem dos Médicos apela a rápida revisão da norma sobre vacinação dos jovens

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou esta segunda-feira que a decisão da Direção-Geral da Saúde sobre a vacinação dos jovens cria desigualdades e contribui para entropia no processo de vacinação, apelando a uma "rápida …

Repressão em Hong Kong. Cantor e ativista detido por "conduta corrupta"

O ativista pró-democracia e cantor Anthony Wong foi detido esta segunda-feira em Hong Kong, sob acusações de violar a lei ao atuar num comício, há três anos. O órgão anticorrupção de Hong Kong disse que, no …

Empresa de vestuário Dielmar sucumbiu à covid-19 e pediu insolvência

A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, e cerca de 300 trabalhadores, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribui aos efeitos da …

Viajantes de UE e EUA vacinados isentos de quarentena em Inglaterra

Os viajantes oriundos da União Europeia e dos Estados Unidos com vacinação completa contra a covid-19 deixaram esta segunda-feira de ter de cumprir quarentena ao entrar em Inglaterra, Escócia e País de Gales. A medida entrou …

Israel ameaça "enviar uma mensagem" ao Irão após ataque contra petroleiro

O Governo de Israel ameaçou "enviar uma mensagem ao Irão" em resposta ao ataque contra um petroleiro de uma empresa israelita, na quinta-feira, na costa de Omã, no qual morreram um segurança britânico e um …

Primazia masculina nas autárquicas. Partidos cumprem lei da paridade "porque são obrigados"

O estudo "Eleitos locais em Portugal: os perfis e a questão de género", do CIES, ISCTE-IUL, analisou a questão de género nas eleições autárquicas de 1974 a 2017. O Diário de Notícias, que cita o estudo …

UE aplica sanções contra primeira-dama do Nicarágua

A União Europeia (UE) aplicou sanções esta segunda-feira à primeira-dama e vice-Presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, e a sete outras autoridades por violações dos direitos humanos e por minarem a democracia, durante uma ofensiva contra …

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …