À semelhança de outras cidades, Praga pode estar prestes a declarar guerra ao Airbnb e a outras plataformas de arrendamento a curto prazo, visando conter o turismo excessivo e proteger os residentes.
De acordo com o autarca de Praga, o liberal Zdeněk Hřib, estas plataformas estão a criar uma “crise de habitação”, expulsando os residentes para longe do centro da cidade.
Para resolver este problema, Hřib propõe algumas restrições: no seu entender, é necessário proibir o arrendamento de curto prazo em apartamentos completos (exceto em casos de habitação própria em que o dono esteja ausente durante algum tempo) e estudar a possibilidade de apenas alugar quartos em casas onde o proprietário também viva.
Os turistas do Airbnb ficariam assim limitados a quartos em casas onde o dono resida.
“No passado, podia limitar-se a quantidade de turistas na cidade simplesmente limitando a aprovação de certo número de hotéis com certa capacidade durante o processo de licenciamento. Agora, em Praga não é possível a cidade limitar a capacidade de acomodação dos turistas. Os números são realmente críticos”, explicou o autarca em declarações ao The Observer, a edição de domingo do britânico The Guardian.
https://www.facebook.com/zdenek.hrib.primator/photos/a.302534390356236/530238267585846/?type=3
“Isto já se afastou muito da ideia original de economia partilhada em que é suposto deixares um turista ficar em tua casa, fazeres-lhe o pequeno-almoço e dizeres-lhe algo sobre a tua bonita cidade (…) Isto assim é apenas um hotel distribuído, onde se abusa do conforto dos outros cidadãos da cidade, os residentes, e se procura o lucro às suas custas”.
O falhanço em regular este negócio está “a comer a cidade por dentro”.
A posição de Hřib pretende também forçar o Governo a facilitar a criação de instrumentos para que as autarquias locais possam intervir localmente na regulação destas plataformas.
Na mesma publicação do The Observer, o responsável recordou ainda que no centro da cidade existem cerca de 11.500 apartamentos para o Airbnb, sendo que o centro histórico e turístico tem 25.000 residentes.
Estas ideias, continuou Hřib, têm como objetivo “devolver Praga às pessoas de Praga”, mitigando assim os efeitos negativos do turismo e protegendo os locais.
Anualmente, a cidade recebe mais de 8 milhões de turistas para uma população de 1,3 milhões. Os alojamentos Airbnb quase triplicaram em três anos, ultrapassando os 13 mil alojamentos e oferecendo mais de 50 mil camas na cidade.
E por cá também se deveria fazer mais para nos preservar e não nos descaracterizarmos.
Por isso é que estão a importar toneladas de lixo para Portugal!
Muito bem. A ideia do “Alojamento Local” é mesmo essa.
Tem de haver uma relação entre a “presença local” do Proprietário, ou seja, aluga “parte” da Habitação onde vive.
De outra forma trata-se de “Concorrencia Desleal” aos empreendimentos Turisticos.
Estes ultimos tem uma séria de “encargos e onus” legais a satisfazer, nomeadamente um “Recepção”, ou determinadas condições do Alojamento e equipamentos ,etc.
Num País de cegos, quem tem olho de macaco é Rei!
PT é miserável
o tuga (uma maioria) é um aldrabaozinho de meia tizela escondido numa mascara de gente idonea.
O gajo sente-se “superior” quando consegue “fazer passar” a rasteira.
Eu sei de um caso, que feitas as contas é mais caro que um Hotel. Além do mais as condições globais daquilo são francamente fracas para não falar em “miseravel”.
Ah, ah, ah….. Preservar e não descaracterizar….. Acham possível? As entidades reguladoras não fazem nada contra estes casos. Lembrem-se de Shoppings (destruição do comércio de rua), IKEA (destruição da ind de mobiliário), Mc Donalds (destruição da dieta mediterrânica), Uber (destruição da ind do Taxi), etc. etc. ….. A força dos grupos económicos com o argumento de postos de trabalho, vantagens para os consumidores, compromete a acção dos governos, que assim, em nome do progresso, deixam cair o que de bom tem o nosso país. E nós somos os culpados…. Nos governos só entram imbecis, aldrabões, gatunos, etc etc…. Este país é bom, o povo é que não presta. Cambada de “mansos” …….
Cambada de “ovelhos” assim é que é, e não tem nada a ver com as ovelhas.
Também os McDrogas, Ikeas, Starbuckas, Burgas Kingas e outras amerdicanices estão a comer a cidade por dentro e por fora, para mais muitas dessas empresas de oligarcas nem pagam impostos ou quando muito quantias irrisórias.
Lisboa também já está a ser comida por dentro, qualquer dia são só turistas,,,,,,quem põe fim a isto ?.
Deixa eu ver se entendi… os cidadãos da República Tcheca estão reclamando por causa do excesso de turistas? E os Portugueses também? Tá… estou estranhando por que sou do Brasil e aqui o turismo é fraco, principalmente em SP capital onde moro. Mas não entendi a razão para os Tchecos ficarem tão contrariados, os turistas trazem dinheiro e movimenta o comercio, etc… as casas pagam impostos. Já os cidadãos pobres, estes serão expulsos mesmo, assim como aconteceu no passado, depois das muitas guerras e pestes negras que assolaram a europa. Agora as “pestes negras” são os turistas endinheirados dos EUA, China, Japão. Então podem vir aqui para o Brasil, ainda temos muito espaço.