//

Já se pode viajar nos transportes de Lisboa e pagar depois

2

Jcornelius / Wikimedia

A partir desta terça-feira, passou a ser possível viajar nos transportes da Grande Lisboa sem ser preciso carregar previamente o título de transporte.

Para viajar nos transportes da Grande Lisboa e pagar depois é preciso ter uma Cartão Lisboa Viva e associá-lo a um cartão multibanco. Assim, basta entrar num autocarro da Carris, por exemplo, validar o cartão e o valor da viagem será posteriormente debitado na conta bancária do utilizador.

Segundo o Público, o serviço chama-se Viva Go e, além da Carris, esta opção de pagamento poderá ser utilizada na CP, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Metro Transportes do Sul Transtejo e Soflusa.

Para ativar o Cartão Lisboa Viva basta dirigir-se a uma caixa multibanco e associar o cartão bancário ao cartão de transporte, escolhendo a opção Pagamentos e Outros Serviços – Transportes – Viva Go e autorizar a associação do cartão.

O diário adianta ainda que num mesmo Cartão Lisboa VIVA pode coexistir esta modalidade Viva Go, para as viagens ocasionais, com os habituais passes ou zapping carregados. Isto significa que o Viva Go apenas funcionará como alternativa sempre que não existam outros contratos tarifários válidos no tempo e no espaço pretendido.

No entanto, a viagem será mais barata do que se fosse comprada a bordo do transporte público, já que os bilhetes do Viva Go terão preços semelhantes aos praticados nos carregamentos, com a exceção da Carris, que em vez de 1,50 euros custará 1,35. O tarifário pode ser consultado no Portal Viva.

O serviço VIVA Go foi lançado esta terça-feira, no Museu da Carris, em Lisboa, e nasceu de uma parceria entre a OTLIS (a empresa que gere os transportes na região) e a SIBS (a gestora da rede Multibanco).

Para já, o serviço pode ser utilizado em sete operadores, no entanto poderá ser alargado às restantes empresas de transportes da Grande Lisboa.

ZAP //

2 Comments

  1. Já há muito tempo que muitos lisboetas (e não só), viajam nos transportes públicos da capital, e pagam depois….sobretudo se forem apanhados 😉

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.