A partir desta terça-feira, passou a ser possível viajar nos transportes da Grande Lisboa sem ser preciso carregar previamente o título de transporte.
Para viajar nos transportes da Grande Lisboa e pagar depois é preciso ter uma Cartão Lisboa Viva e associá-lo a um cartão multibanco. Assim, basta entrar num autocarro da Carris, por exemplo, validar o cartão e o valor da viagem será posteriormente debitado na conta bancária do utilizador.
Segundo o Público, o serviço chama-se Viva Go e, além da Carris, esta opção de pagamento poderá ser utilizada na CP, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Metro Transportes do Sul Transtejo e Soflusa.
Para ativar o Cartão Lisboa Viva basta dirigir-se a uma caixa multibanco e associar o cartão bancário ao cartão de transporte, escolhendo a opção Pagamentos e Outros Serviços – Transportes – Viva Go e autorizar a associação do cartão.
O diário adianta ainda que num mesmo Cartão Lisboa VIVA pode coexistir esta modalidade Viva Go, para as viagens ocasionais, com os habituais passes ou zapping carregados. Isto significa que o Viva Go apenas funcionará como alternativa sempre que não existam outros contratos tarifários válidos no tempo e no espaço pretendido.
No entanto, a viagem será mais barata do que se fosse comprada a bordo do transporte público, já que os bilhetes do Viva Go terão preços semelhantes aos praticados nos carregamentos, com a exceção da Carris, que em vez de 1,50 euros custará 1,35. O tarifário pode ser consultado no Portal Viva.
O serviço VIVA Go foi lançado esta terça-feira, no Museu da Carris, em Lisboa, e nasceu de uma parceria entre a OTLIS (a empresa que gere os transportes na região) e a SIBS (a gestora da rede Multibanco).
Para já, o serviço pode ser utilizado em sete operadores, no entanto poderá ser alargado às restantes empresas de transportes da Grande Lisboa.
Já há muito tempo que muitos lisboetas (e não só), viajam nos transportes públicos da capital, e pagam depois….sobretudo se forem apanhados 😉
Morra agora e pague depois!