Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo em 1958, o veículo está perdido há mais de 60 anos.

Porém, de acordo com o The Drive, que falou com os investigadores Ted Scambos e Clarence Novak, um novo estudo descreve uma área de pesquisa aproximada com base em mapas históricos e dados oceanográficos e detalha as prováveis localizações de outros artefactos da era do Snow Cruiser.

O Snow Cruiser, construído em apenas 11 semanas no verão de 1939 a um custo de 128 mil euros, seria a base móvel da Antártida. Foi projetado por Thomas Poulter, que quase morreu depois de ficar preso num acampamento perto do Pólo Sul numa expedição anterior.



Poulter imaginou que um centro de pesquisa móvel seria muito mais seguro e eficaz. Assim, decidiu construir um com cerca de 17 metros de comprimento e 4,8 metros de altura.

Com quatro rodas maciças, o Snow Cruiser tinha acomodações para cinco tripulantes e podia mover-se a uma velocidade de 48 quilómetros por hora – pelo menos em solo sólido. Ficou rapidamente claro ao chegar à Antártida que não o conseguia fazer na neve.

Depois de uma jornada árdua – a maior parte da qual foi feita ao contrário para melhor tração -, o Snow Cruiser chegou à base antártica chamada Little America III, perto da Baía das Baleias no Mar de Ross. A tripulação converteu-o num bunker fixo até 1941, quando foi marcado por algumas estacas de bambu e abandonado devido ao início da II Guerra Mundial juntamente com o resto da Little America III.

A máquina foi localizada em 1946 enquanto era lentamente enterrada na neve e no gelo que se acumulavam, e novamente em 1958 depois que uma equipa localizou o topo dos seus postes de sinalização e cavou até ela com uma escavadora. Depois disso, o Snow Cruiser nunca mais foi visto.

Hoje, encontrar o Snow Cruiser não é só uma questão de cavar. A plataforma de gelo na qual Little America III estava localizada fraturou e partiu-se em vários icebergues enormes. Um deles carrega destroços visíveis do acampamento que foi avistado pelos marinheiros do USS Edisto em 1963 no Mar de Ross.

Este grande pedaço de gelo flutuou a cerca de 18 quilómetros da costa, mas Scambos e Novak acham improvável que o Snow Cruiser estivesse nele – pelo menos quando foi localizado -, dizendo que “a posição relativa dos hangares, postes, e o Snow Cruiser [baseado num mapa da área feito em 1941] torna quase certo que o Snow Cruiser se separou do icebergue de Edisto em algum momento anterior”.

É muito mais provável que o Snow Cruiser estivesse num icebergue mais pequeno ao redor da Baía das Baleias ou já se tivesse separado do icebergue Edisto antes. De lá, o icebergue que carregava o Snow Cruiser provavelmente teria flutuado para o norte ou oeste ao longo da costa da plataforma, batendo na plataforma enquanto avançava e lentamente erodindo.

Isto significé que o Snow Cruiser, em algum momento de 1962, foi depositado de um iceberg no oceano em algum lugar ao longo da Plataforma de Gelo Ross.

Ted Scambos e Clarence Novak

Recorrendo a forografias de satélite de 1962,Scambos e Novak criaram um mapa das possíveis localizações do Snow Cruiser. Scambos e Novak pensam que o Snow Cruiser, assim como muitos outros artefactos da área, estão espalhados ao longo do fundo do oceano numa área de 24 quilómetros de largura ao longo da frente de gelo.

O único problema é que a área está coberta por gelo. Porém, Scambos disse que nem tudo está perdido. Grandes pedaços de gelo, às vezes, separam-se da plataforma, descobrindo a área. Isso significa que, da próxima vez que isso acontecer, um navio poderá ser enviado para a área para procurar os artefactos.

A profundidade também é razoavelmente rasa, com apenas entre 400 e 800 metros, o que significa que um resgate seria teoricamente viável.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …