Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo em 1958, o veículo está perdido há mais de 60 anos.

Porém, de acordo com o The Drive, que falou com os investigadores Ted Scambos e Clarence Novak, um novo estudo descreve uma área de pesquisa aproximada com base em mapas históricos e dados oceanográficos e detalha as prováveis localizações de outros artefactos da era do Snow Cruiser.

O Snow Cruiser, construído em apenas 11 semanas no verão de 1939 a um custo de 128 mil euros, seria a base móvel da Antártida. Foi projetado por Thomas Poulter, que quase morreu depois de ficar preso num acampamento perto do Pólo Sul numa expedição anterior.

Poulter imaginou que um centro de pesquisa móvel seria muito mais seguro e eficaz. Assim, decidiu construir um com cerca de 17 metros de comprimento e 4,8 metros de altura.

Com quatro rodas maciças, o Snow Cruiser tinha acomodações para cinco tripulantes e podia mover-se a uma velocidade de 48 quilómetros por hora – pelo menos em solo sólido. Ficou rapidamente claro ao chegar à Antártida que não o conseguia fazer na neve.

Depois de uma jornada árdua – a maior parte da qual foi feita ao contrário para melhor tração -, o Snow Cruiser chegou à base antártica chamada Little America III, perto da Baía das Baleias no Mar de Ross. A tripulação converteu-o num bunker fixo até 1941, quando foi marcado por algumas estacas de bambu e abandonado devido ao início da II Guerra Mundial juntamente com o resto da Little America III.

A máquina foi localizada em 1946 enquanto era lentamente enterrada na neve e no gelo que se acumulavam, e novamente em 1958 depois que uma equipa localizou o topo dos seus postes de sinalização e cavou até ela com uma escavadora. Depois disso, o Snow Cruiser nunca mais foi visto.

Hoje, encontrar o Snow Cruiser não é só uma questão de cavar. A plataforma de gelo na qual Little America III estava localizada fraturou e partiu-se em vários icebergues enormes. Um deles carrega destroços visíveis do acampamento que foi avistado pelos marinheiros do USS Edisto em 1963 no Mar de Ross.

Este grande pedaço de gelo flutuou a cerca de 18 quilómetros da costa, mas Scambos e Novak acham improvável que o Snow Cruiser estivesse nele – pelo menos quando foi localizado -, dizendo que “a posição relativa dos hangares, postes, e o Snow Cruiser [baseado num mapa da área feito em 1941] torna quase certo que o Snow Cruiser se separou do icebergue de Edisto em algum momento anterior”.

É muito mais provável que o Snow Cruiser estivesse num icebergue mais pequeno ao redor da Baía das Baleias ou já se tivesse separado do icebergue Edisto antes. De lá, o icebergue que carregava o Snow Cruiser provavelmente teria flutuado para o norte ou oeste ao longo da costa da plataforma, batendo na plataforma enquanto avançava e lentamente erodindo.

Isto significé que o Snow Cruiser, em algum momento de 1962, foi depositado de um iceberg no oceano em algum lugar ao longo da Plataforma de Gelo Ross.

Ted Scambos e Clarence Novak

Recorrendo a forografias de satélite de 1962,Scambos e Novak criaram um mapa das possíveis localizações do Snow Cruiser. Scambos e Novak pensam que o Snow Cruiser, assim como muitos outros artefactos da área, estão espalhados ao longo do fundo do oceano numa área de 24 quilómetros de largura ao longo da frente de gelo.

O único problema é que a área está coberta por gelo. Porém, Scambos disse que nem tudo está perdido. Grandes pedaços de gelo, às vezes, separam-se da plataforma, descobrindo a área. Isso significa que, da próxima vez que isso acontecer, um navio poderá ser enviado para a área para procurar os artefactos.

A profundidade também é razoavelmente rasa, com apenas entre 400 e 800 metros, o que significa que um resgate seria teoricamente viável.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …