Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo em 1958, o veículo está perdido há mais de 60 anos.

Porém, de acordo com o The Drive, que falou com os investigadores Ted Scambos e Clarence Novak, um novo estudo descreve uma área de pesquisa aproximada com base em mapas históricos e dados oceanográficos e detalha as prováveis localizações de outros artefactos da era do Snow Cruiser.

O Snow Cruiser, construído em apenas 11 semanas no verão de 1939 a um custo de 128 mil euros, seria a base móvel da Antártida. Foi projetado por Thomas Poulter, que quase morreu depois de ficar preso num acampamento perto do Pólo Sul numa expedição anterior.

Poulter imaginou que um centro de pesquisa móvel seria muito mais seguro e eficaz. Assim, decidiu construir um com cerca de 17 metros de comprimento e 4,8 metros de altura.

Com quatro rodas maciças, o Snow Cruiser tinha acomodações para cinco tripulantes e podia mover-se a uma velocidade de 48 quilómetros por hora – pelo menos em solo sólido. Ficou rapidamente claro ao chegar à Antártida que não o conseguia fazer na neve.

Depois de uma jornada árdua – a maior parte da qual foi feita ao contrário para melhor tração -, o Snow Cruiser chegou à base antártica chamada Little America III, perto da Baía das Baleias no Mar de Ross. A tripulação converteu-o num bunker fixo até 1941, quando foi marcado por algumas estacas de bambu e abandonado devido ao início da II Guerra Mundial juntamente com o resto da Little America III.

A máquina foi localizada em 1946 enquanto era lentamente enterrada na neve e no gelo que se acumulavam, e novamente em 1958 depois que uma equipa localizou o topo dos seus postes de sinalização e cavou até ela com uma escavadora. Depois disso, o Snow Cruiser nunca mais foi visto.

Hoje, encontrar o Snow Cruiser não é só uma questão de cavar. A plataforma de gelo na qual Little America III estava localizada fraturou e partiu-se em vários icebergues enormes. Um deles carrega destroços visíveis do acampamento que foi avistado pelos marinheiros do USS Edisto em 1963 no Mar de Ross.

Este grande pedaço de gelo flutuou a cerca de 18 quilómetros da costa, mas Scambos e Novak acham improvável que o Snow Cruiser estivesse nele – pelo menos quando foi localizado -, dizendo que “a posição relativa dos hangares, postes, e o Snow Cruiser [baseado num mapa da área feito em 1941] torna quase certo que o Snow Cruiser se separou do icebergue de Edisto em algum momento anterior”.

É muito mais provável que o Snow Cruiser estivesse num icebergue mais pequeno ao redor da Baía das Baleias ou já se tivesse separado do icebergue Edisto antes. De lá, o icebergue que carregava o Snow Cruiser provavelmente teria flutuado para o norte ou oeste ao longo da costa da plataforma, batendo na plataforma enquanto avançava e lentamente erodindo.

Isto significé que o Snow Cruiser, em algum momento de 1962, foi depositado de um iceberg no oceano em algum lugar ao longo da Plataforma de Gelo Ross.

Ted Scambos e Clarence Novak

Recorrendo a forografias de satélite de 1962,Scambos e Novak criaram um mapa das possíveis localizações do Snow Cruiser. Scambos e Novak pensam que o Snow Cruiser, assim como muitos outros artefactos da área, estão espalhados ao longo do fundo do oceano numa área de 24 quilómetros de largura ao longo da frente de gelo.

O único problema é que a área está coberta por gelo. Porém, Scambos disse que nem tudo está perdido. Grandes pedaços de gelo, às vezes, separam-se da plataforma, descobrindo a área. Isso significa que, da próxima vez que isso acontecer, um navio poderá ser enviado para a área para procurar os artefactos.

A profundidade também é razoavelmente rasa, com apenas entre 400 e 800 metros, o que significa que um resgate seria teoricamente viável.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …