Mais de 90% dos portugueses reformam-se sem saber quanto vão receber

Nove em cada dez pensionistas não conhecia o valor que iria receber até seis meses antes da data da reforma. Cerca de 30% dizem que gostariam de se ter reformado mais tarde.

A maioria dos portugueses (92%) reforma-se sem saber quanto vai receber de pensão. Além disso, uma parte ainda relevante lamenta o facto de não ter podido reformar-se mais tarde, adianta o Expresso.

Estas conclusões fazem parte da VI Sondagem do Instituto BBVA de Pensões “Longevidade e os Desafios da Poupança após a reforma”, divulgada esta quinta-feira, que analisa o perfil da população com idade a partir dos 60 anos em Portugal.

Quando questionados sobre o momento em que souberam quanto iria ser o valor mensal da sua pensão, mais de metade (55%) dos inquiridos responderam que apenas tomaram conhecimento do montante quando receberam a primeira pensão. Outros 37% indicaram que souberam esse valor entre um e seis meses antes de começarem a receber a pensão.

Jorge Bravo, membro do Fórum de Especialistas do Instituto BBVA de Pensões e professor da Nova IMS, diz que, apesar de ter havido um esforço do Estado e de outras instituições em simuladores, “ainda há um grande desconhecimento das pessoas que, muitas vezes, tomam uma decisão muito importante para o seu futuro – o momento da reforma – sem terem noção do que isso significa”.

Segundo o especialista, a antecipação da reforma “pode comprometer todo o esforço de uma carreira contributiva”, devido às penalizações associadas a essa antecipação, seja pelo fator de sustentabilidade (14,7% em 2019) ou pelo corte de 0,5% por cada mês de antecipação em relação à idade estatutária (66 anos e cinco meses em 2019).

Ainda assim, este desconhecimento poderá vir a diminuir no futuro, uma vez que o simulador da Segurança Social, disponível online, regista uma média diária de 10.500 pedidos de simulação.

Outra das conclusões prende-se com a insatisfação generalizada. Em termos médios, os inquirido que já se encontram reformados auferem uma pensão de 605 euros mensais e apenas 8% deles classificam a sua pensão como boa, sendo zero os que a classificam como muito boa. Os restantes dividem-se entre razoável (44%), má (31%) e muito má (17%).

Mais, 31% dos pensionistas indicam que gostariam de se ter reformado mais tarde. Em sentido contrário, apenas 11% responderam que gostariam de se ter reformado mais cedo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …