Portugueses dão cartas no comércio digital em França

taxyz.fr / govoyages.com

-

As marcas Go Voyages, Look Voyages, MisterFly, Taxyz e Reflex Latino são projetos com assinatura portuguesa que se destacam no comércio digital em França e que apostaram na internet para modernizar serviços tradicionais como o turismo, os transportes, a alimentação e o lazer.

Carlos da Silva é um empresário reconhecido pela indústria turística em França por ter dirigido as agências online Look Voyages e Go Voyages, a última das quais se tornou na líder do mercado francês de venda de bilhetes de avião pela internet.

Em setembro de 2015, depois de uma volta ao mundo em família, o português voltou a lançar uma nova ‘start-up’ chamada Misterfly, que já conquistou o prémio especial do júri Travel d’Or 2016.

Com a nova empresa, Carlos da Silva voltou a inovar na venda de serviços turísticos online, com ferramentas como o pagamento por prestações, o seguro de anulação, um dispositivo de internet móvel para levar na bagagem e a procura das datas de voo mais baratas.

“Gosto muito de jogar poker e há mais de 30 anos que jogo todas as semanas. Ser empreendedor é um bocado isso, é gostar da liberdade. Lançar uma empresa é como uma partida de poker, há muita incógnita”, disse à Lusa o empresário de 51 anos.

Também Filipe Alves decidiu aproveitar a generalização dos ‘smartphones’ para criar, em 2011, uma aplicação móvel que aproximasse os clientes dos táxis, muito antes da popularização dos Uber em França.

“Em 2011, criei a Taxyz appz, que permite geolocalizar o táxi, encomendá-lo segundo os critérios que a gente quer e pagar diretamente com a aplicação”, disse à Lusa o empresário de 40 anos.

“A Uber chegou mais ou menos nessa fase, só que com outros meios, uns biliões de dólares, e começaram a fazer muito mais comunicação”, acrescentou.

O dispositivo de geolocalização e reserva de táxis nasceu da vontade de Filipe Alves modernizar a empresa do pai, António Alves, criada em 1982 com seis táxis e atualmente a trabalhar com 220 a 250 veículos, “o quarto maior grupo de táxis em França, o segundo maior português”.

Em junho, vai ser lançada a nova versão da aplicação que vai estar integrada no contador do táxi, evitando que o taxista tenha de manipular o telemóvel, e os clientes vão poder pagar através da aplicação, facilidades que se juntam à localização dos táxis mais próximos e à informação sobre o preço da viagem.

A Taxyz vai permitir, ainda, escolher um veículo elétrico, já que Filipe Alves se prepara para lançar uma frota de táxis 100% elétricos na região de Paris.

“A nova ideia é de criar uma empresa 100% elétrica com veículos 100% elétricos, isto é, ser o primeiro europeu aqui em Paris a ter uma oferta de táxis 100% elétricos”, afirmou o empresário de 40 anos que viveu a adolescência em Portugal mas que está em França desde os 19 anos.

reflexlatino / Facebook

Reflex Latino, a aplicação que vai ajudar Cristiano Ronaldo a matar saudades durante o Euro2016

Reflex Latino, a aplicação que vai ajudar Cristiano Ronaldo a matar saudades durante o Euro2016

Outra empresa a apostar nas aplicações e nas redes sociais é a 2903 International Group, presidida por Bruno António, um lusodescendente de 27 anos.

Associado a outra start-up, a Mediatree, especializada em novas tecnologias e presidida também por um lusodescendente, Bruno António lançou em março uma aplicação móvel chamada Reflex Latino, que permite encontrar restaurantes, produtos alimentares ou atividades de lazer latinas.

“No fundo, somos a aplicação que vai ajudar o Cristiano Ronaldo a matar saudades durante o Euro porque quando ele chegar a Paris e às várias cidades francesas, se quiser encontrar um pastel de nata ou outros paladares lusitanos pode usar a aplicação”, afirmou Bruno António.

A Reflex Latino, disponível na App Store e no Google Play, pretende “internacionalizar Portugal no mundo”, mas também “dar voz a pequenas empresas, aos consulados, à imprensa da diáspora”.

No fundo, para “construir um Portugal dentro do território digital” de forma participativa “algures entre o Facebook e as Páginas Amarelas”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Maior queda do mês no preço dos combustíveis. Gasóleo atinge mínimos de 4 meses

A partir de hoje os preços dos combustíveis irão baixar, e esta será a maior queda do mês. No que diz respeito ao preço da gasolina, esta deverá cair um cêntimo para 1,387€ por litro. …

Mais de 500 detidos nos protestos contra Lukashenko. Segue-se a greve geral

A greve geral anunciada pela líder da oposição bielorrussa no exílio para exigir a saída do Presidente começou, esta segunda-feira, com protestos tímidos e detenções em todo o país. "O prazo para cumprir as exigências do …

Polacos protestam contra acórdão que torna o aborto quase impossível

Milhares de polacos têm-se manifestado, nos últimos dias, contra a proibição quase total do aborto, quando as leis do país estavam já entre as mais restritivas da União Europeia. Na última quinta-feira, o Tribunal Constitucional polaco …

Japão promete "uma sociedade neutra em termos de carbono" até 2050

O Japão quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050, disse hoje o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, um caminho que se afigura complicado, devido à dependência do país do carvão. Numa altura em que cada vez …

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …

Testes rápidos devem ser aplicados em surtos em escolas ou lares

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, hoje publicada, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar "rapidamente as medidas adequadas …