Os portugueses ficaram cansados de Marcelo

4

José Sena Goulão / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República recebe, pela primeira vez, nota negativa numa sondagem. AD e PS novamente empatados.

Marcelo Rebelo de Sousa estava constantemente a ser aplaudido, quer literalmente, quer em sondagens, desde que é presidente da República. Mas esse “estado de graça” acabou.

A sondagem da Universidade Católica para a RTP mostra que, pela primeira vez, o presidente da República teve nota negativa: média de 9,4 (escala de 0 a 20).

É a pior avaliação de Marcelo Rebelo de Sousa em oito anos – desde 2016, ano em que foi eleito presidente da República, na primeira vitória nas urnas.

E é uma quebra significativa, olhando para a nota de 16,3 que teve nesse ano, em Novembro.

A mesma sondagem dá nota positiva ao primeiro-ministro: 11,3 para Luís Montenegro, com 75% dos inquiridos a dar nota positiva. Seguem-se Pedro Nuno Santos (61%) e Rui Tavares (60%). O pior líder dos principais partidos é André Ventura, com apenas 38% de notas positivas.

A mesma sondagem mostrou que, se as eleições legislativas fossem agora, a tendência de voto seria quase igual ao que aconteceu em Março: 30% para a AD, 29% para o PS, 19% para o Chega.

A anterior sondagem RTP, divulgada a 22 de maio, previa também um empate técnico entre os dois maiores partidos, com 31% de votos para a AD e 30%. O Chega tinha na altura 15% das intenções de voto.

Luís Paixão Martins, antigo jornalista e conselheiro em diversas campanhas políticas, acredita que nestas europeias vai prevalecer o voto militante: quem é realmente seguidor de um partido vai votar nesse partido.

As eleições para o Parlamento Europeu terão lugar em 9 de junho de 2024, em território nacional. Os cidadãos nacionais residentes em países da União Europeia votam, presencialmente, nas representações diplomáticas, nos dias 8 e 9 de junho de 2024.

Os eleitores portugueses elegem 21 eurodeputados, o mesmo número que nas eleições de 2019. Pela primeira vez, podem votar “em qualquer sítio do mundo” que tenha mesa de voto.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. O PR Marcelo Rebelo de Sousa, neste momento já não devia estar a exercer, está muito debilitado e por isso as acções dele já nos envergonha enquanto Nação.
    Talvez o conselheiro devesse falar com ele e dizer-lhe que vá para casa, já não nos representa, pelo contrário, envergonha-nos a nós Portugueses com os disparates que anda a dizer por ai..

    Haja paciência!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.