Há uma cidade portuguesa entre as melhores do mundo para receber expatriados

A capital portuguesa é uma das melhores cidades do mundo a acolher expatriados, com o clima, a cultura e a hospitalidade dos lisboetas a ser fatores positivos. Já os baixos salários são uma das principais críticas.

De acordo com o Expat City Ranking 2022 da InterNations, a maior comunidade de expatriados do mundo, Lisboa é a quarta melhor cidade do mundo para os estrangeiros viverem. A capital portuguesa subiu 14 posições face ao 18.º lugar que ocupou em 2021.

Melhores do que Lisboa só são Valência, Dubai e Cidade do México. No lado contrário da lista, Joanesburgo, Frankfurt, Paris, Istambul, Hong Kong, Hamburgo, Milão, Vancouver, Tóquio e Roma são as cidades que receberam notas mais negativas.

O DN avança que 86% dos inquiridos dizem ser felizes com a vida em Lisboa, um valor acima da média global de 71% e que só é ultrapassado pelos expatriados que vivem em Valência.

Lisboa conseguiu ainda ficar no 5.º lugar em três dos cinco índices analisados — Qualidade de Vida, Facilidade de Instalação e Finanças Pessoais. 98% dos expatriados em Lisboa dizem estar contentes com o clima, o que faz com que a capital portuguesa ocupe o lugar cimeiro nesta subcategoria da Qualidade de Vida.

A cultura e a vida noturna em Lisboa também é apreciada por 87% dos expatriados, acima dos 67% da média global. Mais de nove em cada 10 sentem-se ainda seguros ao viver na capital (94% face a 81% globalmente) e acham fácil circular pela cidade de bicicleta ou a pé (93% contra 77%).

Os lisboetas também ficam bem na fotografia. 82% dos expatriados descrevem os locais como amigáveis, 80% sentem-se bem-vindos, 81% descrevem a sua adaptação à cultura local como fácil e 69% estão contentes com a sua vida social.

A capital está ainda no 5.º lugar no plano das finanças pessoais devido ao baixo custo de vida que oferece aos expatriados, que satisfaz 69% dos inquiridos. No entanto, há ainda um grupo significativo que não tem rendimentos suficientes garantir uma vida confortável.

Apenas 71% dos expatriados em Lisboa tem rendimentos suficientemente altos para uma vida confortável, um valor ligeiramente abaixo dos 72% da média global. 27% dos estrangeiros queixam-se ainda de não serem remunerados de forma justa pelo seu trabalho e qualificações (contra uma média global de 20%).

Lisboa surge apenas em 44.º lugar na subcategoria Salário & Segurança no trabalho e fica no penúltimo lugar entre os estrangeiros que dizem que a mudança não melhorou as suas perspetivas profissionais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.