O português é a sexta língua mais falada do mundo, com 244 milhões de falantes, sendo também a quinta mais usada na Internet e a terceira nas redes sociais.
As estatísticas foram divulgadas por Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões, que se baseia nos dados do Observatório da Língua Portuguesa (OLP) para contar o número de falantes nos países onde o português é a língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Além destes países, a nossa língua também é falada em locais por onde os portugueses passaram ao longo da História, tais como Macau, Goa (Índia) e Malaca (Malásia).
As informações foram transmitidas pela presidente do Instituto Camões à agência Lusa a propósito da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que decorre entre terça e quarta-feira em Lisboa.
Pelos cálculos do OLP, o português é o idioma mais falado no hemisfério sul, com 217 milhões de falantes em Angola, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. São Paulo é a cidade do mundo com mais falantes da língua portuguesa.
Entre as línguas europeias, o português surge como a terceira mais falada. Um estudo da Bloomberg considera-o a sexta língua do mundo mais usada nos negócios.
Português online
Na Internet, o português é o quinto idioma mais utilizado, contando 82,5 milhões de cibernautas segundo o site Internet World Stats. O número de utilizadores da Internet em português aumentou quase dez vezes entre 2000 e 2011.
É nas redes sociais que ganhamos terreno. No Facebook, o português é a terceira língua mais usada: com 58,5 milhões de utilizadores, perde apenas para o inglês (359 milhões) e o espanhol (142 milhões). A língua portuguesa foi também a que mais cresceu na rede social, aumentando nove vezes entre 2010 e 2012.
Também no Twitter o português é a terceira língua mais falada, representando 12% do total de tweets enviados, a seguir ao inglês (39%) e ao japonês (14%).
Segundo estimativas do Governo português, que têm em conta a evolução demográfica, até 2050 o número de pessoas no mundo a falar a língua de Camões deverá aumentar para 335 milhões. Com centenas de milhões de falantes, é uma pena que apenas um prémio Nobel da Literatura tenha sido atribuído a um escritor de língua portuguesa.
ZAP/Lusa