Português atacado em França já saiu do coma

Renato Silva / Facebook

Renato Silva com a mãe, Ana Silva

Renato Silva, o português de 26 anos que ficou em coma induzido depois de ter sido atacado pelo autor do sequestro em Trèbes, no sul de França, já acordou. O jovem poderá ter que viver com uma bala alojada na cabeça.

Segundo o Jornal de Notícias, que cita o pai da vítima, há já alguns dias que os médicos não têm induzido o coma de Renato Silva que, desde então, tem mostrado alguns momentos de consciência.

A equipa de médicos que tem prestado acompanhamento ao jovem acredita que é cada vez mais provável que, estando afastada a hipótese de cirurgia, Renato Silva venha a viver com a bala alojada na cabeça.

De acordo com os exames médicos, a bala não causou danos cerebrais irreversíveis uma vez que entrou por baixo do olho, pela zona da bochecha.

Renato Silva foi, dos 12 feridos daquele tiroteio, o mais grave. Foi o jovem quem deu o alerta às autoridades para o ataque, já depois de ter sido baleado, tendo-se mantido consciente até à chegada da equipa médica e tendo ainda falado ao telemóvel com a mãe.

O português foi mantido em coma induzido para que lhe fossem realizados exames de diagnósticos. No entanto, ainda não são conhecidas publicamente as sequelas com que poderá ficar. Segundo o Le Parisien, o jovem já se conseguiu mover e expressar.

Um amigo de Renato, conta que o dia do acidente, 23 de março, seria o último de um estágio que o jovem estava a fazer. Por isso tinha saído para comprar bolos para um lanche de festejo.

Qaundo estava a caminho da pastelaria, acabou por ser baleado na cabeça por Radouane Lakdim, o responsável pelo ataque – Lakdim entrou à força no veículo, baleou o português e matou um outro passageiro que seguia no carro.

O atacante sequestrou várias pessoas num supermercado e acabou por matar o polícia que tinha pedido para trocar com um dos reféns. Antes disso, o marroquino atingiu a tiro um polícia que fazia jogging com outros três agentes.

De acordo com os relatos, ao entrar no supermercado o homem terá gritado “Deus é grande” e “vou matar-vos a todos”. Terá ainda exigido a libertação de Salah Abdeslam, o principal suspeito dos ataques de 13 de Novembro de 2015, nos quais morreram 130 pessoas.

Do ataque saldaram-se quatro mortes, sendo uma delas a do próprio atirador que foi abatido pela polícia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …

Avaria nos ventiladores em hospital na Roménia causa três mortes

Pelo menos três pacientes infetados com covid-19 morreram esta segunda-feira no hospital Victor Babes, em Bucareste, na sequência de uma falha no sistema de oxigénio na unidade móvel de cuidados intensivos em que se encontravam, …

Polícia mata a tiro um jovem negro durante julgamento do assassinato de Floyd. Multidão protesta

Um subúrbio de Minneapolis, EUA, onde decorre o julgamento do polícia acusado de matar o afro-americano George Floyd, foi colocado esta madrugada sob recolher obrigatório, após a morte de um jovem na noite de domingo. Um …

Marcelo promulga alterações do Governo a apoios sociais e realça "cabimento orçamental"

O Presidente da República promulgou hoje alterações do Governo ao acesso a apoios sociais, realçando que ao alargar as medidas recentemente aprovadas no parlamento se reconhece "a sua importância também social e o seu cabimento …

Portugal e Espanha vão ter base aérea transfronteiriça para combate a incêndios

A primeira base aérea transfronteiriça entre Portugal e Espanha vai ficar em Verín, no lado espanhol, e permitir o combate aos incêndios florestais na fronteira, num investimento de nove milhões de euros, anunciou hoje a …

Covid-19. Unilabs e Uber disponibilizam serviço de testes no domicílio

A Uber e a Unilabs uniram-se para disponibilizar um serviço de testes de rastreio à covid-19 ao domicílio. A iniciativa arranca esta segunda-feira e permitirá "melhorar a experiência e comodidade dos nossos clientes", disse o …