Português atacado em França já saiu do coma

Renato Silva / Facebook

Renato Silva com a mãe, Ana Silva

Renato Silva, o português de 26 anos que ficou em coma induzido depois de ter sido atacado pelo autor do sequestro em Trèbes, no sul de França, já acordou. O jovem poderá ter que viver com uma bala alojada na cabeça.

Segundo o Jornal de Notícias, que cita o pai da vítima, há já alguns dias que os médicos não têm induzido o coma de Renato Silva que, desde então, tem mostrado alguns momentos de consciência.

A equipa de médicos que tem prestado acompanhamento ao jovem acredita que é cada vez mais provável que, estando afastada a hipótese de cirurgia, Renato Silva venha a viver com a bala alojada na cabeça.

De acordo com os exames médicos, a bala não causou danos cerebrais irreversíveis uma vez que entrou por baixo do olho, pela zona da bochecha.

Renato Silva foi, dos 12 feridos daquele tiroteio, o mais grave. Foi o jovem quem deu o alerta às autoridades para o ataque, já depois de ter sido baleado, tendo-se mantido consciente até à chegada da equipa médica e tendo ainda falado ao telemóvel com a mãe.

O português foi mantido em coma induzido para que lhe fossem realizados exames de diagnósticos. No entanto, ainda não são conhecidas publicamente as sequelas com que poderá ficar. Segundo o Le Parisien, o jovem já se conseguiu mover e expressar.

Um amigo de Renato, conta que o dia do acidente, 23 de março, seria o último de um estágio que o jovem estava a fazer. Por isso tinha saído para comprar bolos para um lanche de festejo.

Qaundo estava a caminho da pastelaria, acabou por ser baleado na cabeça por Radouane Lakdim, o responsável pelo ataque – Lakdim entrou à força no veículo, baleou o português e matou um outro passageiro que seguia no carro.

O atacante sequestrou várias pessoas num supermercado e acabou por matar o polícia que tinha pedido para trocar com um dos reféns. Antes disso, o marroquino atingiu a tiro um polícia que fazia jogging com outros três agentes.

De acordo com os relatos, ao entrar no supermercado o homem terá gritado “Deus é grande” e “vou matar-vos a todos”. Terá ainda exigido a libertação de Salah Abdeslam, o principal suspeito dos ataques de 13 de Novembro de 2015, nos quais morreram 130 pessoas.

Do ataque saldaram-se quatro mortes, sendo uma delas a do próprio atirador que foi abatido pela polícia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …