Português atacado pelo Daesh ligou à mãe com bala na cabeça

Renato Silva / Facebook

Renato Silva com a mãe, Ana Silva

Já com uma bala na cabeça, Renato Silva, o português que estava no carro atacado pelo marroquino que matou quatro pessoas na manhã de sexta-feira, ligou à mãe e em seguida alertou a polícia.

Foi de Renato Silva que partiu o alerta sobre o início do ataque terrorista que vitimou mortalmente cinco pessoas (contando com o terrorista) em França, segundo o Jornal de Notícias.

O português já estaria com uma bala na cabeça – depois de o carro onde seguia ter sido atacado por Redouane Lakdim – quando ligou à mãe em seguida às autoridades para alertar sobre o sucedido.

Segundo um familiar próximo do jovem que inicialmente tinha sido dado como morto pelo Governo, Renato conseguiu manter-se consciente e calmo para contar o que se tinha passado, onde se encontrava e descrever ainda o homem que o tinha atacado e que acabou por ser abatido pela polícia.

Ao Correio da Manhã, Ana Silva, mãe de Renato, conta que o filho “esteve sempre consciente até chegar ao hospital. Foi uma aflição muito grande”.

Quando foi atacado por Redouane Lakdim, Renato tinha um colega do curso de hotelaria ao lado, também ele alvejado. Este não resistiu aos ferimentos e morreu ao lado do português. Renato ainda foi levado para o hospital de Carcassonne, mas teve de ser transferido, tendo em conta os ferimentos graves. Mantém-se agora na Unidade de Neurocirurgia do hospital de Perpignan a recuperar.

O carro onde seguia Renato foi usado pelo terrorista para se dirigir ao supermercado Super U, em Trèbes, e aí disparar indiscriminadamente.

Renato é o ferido mais grave daquele atentado terrorista e continua internado, em coma induzido, e com a bala alojada na cabeça.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem alunos, professores e funcionários de escolas públicas

Equipas móveis - compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos - vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. Numa primeira fase, o universo de testados rondará as 500 mil pessoas. O Público …

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …