Português ferido no ataque do Daesh está vivo. Morreu polícia herói

Guillaume Horcajuelo / EPA

Esta sexta-feira, o Governo confirmou a morte de um cidadão português a meio da tarde. No entanto, ao final do dia, recuou com a declaração e garante que não há portugueses entre as vítimas mortais.

Não há portugueses entre as vítimas mortais do ataque em Trèbes, perto de Carcassonne, que causou a morte de três pessoas. O português que chegou a ser dado como morto está, afinal, vivo.

José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades, confirmou a morte do jovem de 27 anos no ataque terrorista que aconteceu esta sexta-feira, no sul de França. Contudo, a família do português desmentiu a notícias, afirmando que a vítima está internada em estado grave no hospital de Perpignan.

Segundo o Público, o secretário de Estado das Comunidades atribui a culpa à “comunicação entre as entidades envolvidas na gestão da crise no local” que terá transmitido à Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas assim como à Embaixada em Paris a informação da existência de uma vítima mortal portuguesa.

Horas depois, o Governo corrigiu a informação e lamentou a incorreção. “Verifica-se apenas haver registo de um cidadão português gravemente ferido e hospitalizado em Perpignan”, explicou José Luís Carneiro.

Já falámos com a família do cidadão e deslocar-me-ei na manhã de sábado ao hospital, para me encontrar com a família e com as autoridades locais. À família será prestado todo o apoio consular por parte do Estado português”, garantiu o secretário de Estado.

Um amigo da família do jovem, Manuel Correia, contou que o português ferido no ataque estava no carro que foi atacado por Redouane Lakdim, o marroquino que matou três pessoas na manhã desta sexta-feira, avança o Observador. Na viatura, que o atacante usou para chegar ao supermercado, estava mais uma pessoa, que foi alvejada na cabeça.

Embora não tenha divulgado o nome, Manuel Correia afirmou que o português é da região de Coimbra, mas vive em França há muitos anos.

“Foi quando ele ia a conduzir, mandaram parar, deram-lhe um tiro a ele, outro ao colega, o colega morreu, ele ficou ferido. Roubaram-lhe o carro e depois é que foram para o supermercado”, disse à Lusa.

Morreu polícia “herói” que trocou de lugar com reféns

O oficial de polícia que se entregou em troca da libertação de reféns nos ataques perpetrados esta sexta-feira, em nome do Daesh, morreu, anunciou este sábado o ministro do Interior francês.

“O tenente-coronel Arnaud Beltrame deixou-nos. Morreu pela pátria. Nunca a França esquecerá o seu heroísmo, a sua bravura, o seu sacrifício”, escreveu na sua conta da rede social Twitter o ministro francês, Gérard Collomb.

“De coração pesado, encaminho o apoio do país inteiro à sua família, aos seus amigos e aos seus companheiros” da polícia, acrescentou. O oficial de 45 anos, casado e sem filhos, foi gravemente ferido pelo autor dos ataques, Redouane Lakdim.

Na sexta-feira, o Presidente, Emmanuel Macron, saudou particularmente “a coragem” do “oficial superior da polícia, que se deu como voluntário para substituir os outros reféns e que foi muito gravemente ferido”. O polícia “salvou vidas e honrou a sua profissão e o nosso país”, acrescentou Macron.

“Caiu como um herói, a dar a sua vida para travar um terrorista”, afirmou o Presidente Emmanuel Macron no Twitter.

De acordo com a Renascença, o agente, que chegou estar destacado no Iraque, ficou gravemente ferido depois de ter sido atingido por tiros três vezes quando, voluntariamente tomou o lugar de uma refém no supermercado Super U, em Trèbes, Carcassonne.

A morte deste oficial eleva para quatro o número de mortos nos ataques levados a cabo na sexta-feira por Redouane Lakdim – um cidadão francês de origem marroquina, de 25 anos, que já tinha sido detido por radicalização islâmica – em Carcassonne e em Trèbes, no sudoeste do país.

O atacante foi abatido a tiro pelas forças da ordem.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …