Português diz estar arrependido de se ter juntado ao Daesh. “Mereço ir para a prisão”

Steve Duarte Amieiro, um luso-luxemburguês 32 anos, diz estar arrependido de se juntar ao Daesh em 2014, afirmando que pretende regressar ao Luxemburgo para cumprir pena de prisão pelos erros que cometeu. 

“Foi um erro. Mereço ir para a prisão”, disse em entrevista à Rudaw TV, uma estação televisiva do Curdistão iraquiano, cujas declarações foram transmitidas pela SIC Notícias.

Steve, que está atualmente detido pelas Forças Democráticas da Síria (SDF) lideradas por curdos, converteu-se ao islamismo em 2010, tendo-se juntado ao Daesh em 2014 porque queria estudar os ensinamentos islâmicos e para aprender árabe.

O luso-luxemburguês disse, citado pela televisão, que nunca quis lutar e, por isso, filmava e tirava fotografias para o departamento de média do Estado Islâmico.

As autoridades apontam Steve como um dos responsáveis máximos dos serviços de propaganda da organização. Suspeita-se que o luso-luxemburguês tenha aparecido num vídeo em fevereiro de 2016, aparentemente, a executar um refém.

O luso-luxemburguês diz que lamenta ter-se juntado ao grupo terrorista e que está pronto para pagar pelos seus erros. “Refleti sobre voltar ao Luxemburgo e a ir para a prisão lá. Cometi um erro e esse erro merece um castigo. Estou pronto para ir para a prisão”.

Steve viveu sempre no Luxemburgo apesar de ter família na Figueira da Foz. Na mesma entrevista transmitida pela SIC diz que não sabe do paradeiro da sua mulher, uma ex-emigrante francesa, nem dos filhos, um rapaz com três anos e uma menina com dois.

No futuro, depois de ir para a prisão, pretende retomar a sua vida e ensinar os seus filhos.

“Aquilo que quero? É sair da prisão, retomar a minha vida normal, tratar dos meus filhos e ensinar os meus filhos como devem viver. Ensiná-los a conhecer a diferença entre o bem e o mal, ensinar-lhes as bases da religião e impedi-los de cometerem os mesmos erros que cometi. Quero uma vida nova, se Deus o permitir”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estás bem entregue ás autoridades de um pais árabe.
    Como professas o islão … sentes-te em casa e podes por aí ficar até ao fim da pena.
    E não queiras vir para o meio dos infiéis que tu tanto odeias…
    Morre por aí.

  2. Mas qual português?!
    O “artista” não fala português, nasceu no Luxemburgo, viveu sempre no Luxemburgo e referiu sempre o Luxemburgo como o seu país (e nunca falou em Portugal), portanto de português NADA tem; apenas a ascendência.

  3. Só se arrependeu porque foi pego. Quantas pessoas inocentes um lixo desse matou de lá pra cá. Acredito que se ele cometeu os crimes la, deve ser julgado lá.

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …