Português diz estar arrependido de se ter juntado ao Daesh. “Mereço ir para a prisão”

Steve Duarte Amieiro, um luso-luxemburguês 32 anos, diz estar arrependido de se juntar ao Daesh em 2014, afirmando que pretende regressar ao Luxemburgo para cumprir pena de prisão pelos erros que cometeu. 

“Foi um erro. Mereço ir para a prisão”, disse em entrevista à Rudaw TV, uma estação televisiva do Curdistão iraquiano, cujas declarações foram transmitidas pela SIC Notícias.

Steve, que está atualmente detido pelas Forças Democráticas da Síria (SDF) lideradas por curdos, converteu-se ao islamismo em 2010, tendo-se juntado ao Daesh em 2014 porque queria estudar os ensinamentos islâmicos e para aprender árabe.

O luso-luxemburguês disse, citado pela televisão, que nunca quis lutar e, por isso, filmava e tirava fotografias para o departamento de média do Estado Islâmico.

As autoridades apontam Steve como um dos responsáveis máximos dos serviços de propaganda da organização. Suspeita-se que o luso-luxemburguês tenha aparecido num vídeo em fevereiro de 2016, aparentemente, a executar um refém.

O luso-luxemburguês diz que lamenta ter-se juntado ao grupo terrorista e que está pronto para pagar pelos seus erros. “Refleti sobre voltar ao Luxemburgo e a ir para a prisão lá. Cometi um erro e esse erro merece um castigo. Estou pronto para ir para a prisão”.

Steve viveu sempre no Luxemburgo apesar de ter família na Figueira da Foz. Na mesma entrevista transmitida pela SIC diz que não sabe do paradeiro da sua mulher, uma ex-emigrante francesa, nem dos filhos, um rapaz com três anos e uma menina com dois.

No futuro, depois de ir para a prisão, pretende retomar a sua vida e ensinar os seus filhos.

“Aquilo que quero? É sair da prisão, retomar a minha vida normal, tratar dos meus filhos e ensinar os meus filhos como devem viver. Ensiná-los a conhecer a diferença entre o bem e o mal, ensinar-lhes as bases da religião e impedi-los de cometerem os mesmos erros que cometi. Quero uma vida nova, se Deus o permitir”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estás bem entregue ás autoridades de um pais árabe.
    Como professas o islão … sentes-te em casa e podes por aí ficar até ao fim da pena.
    E não queiras vir para o meio dos infiéis que tu tanto odeias…
    Morre por aí.

  2. Mas qual português?!
    O “artista” não fala português, nasceu no Luxemburgo, viveu sempre no Luxemburgo e referiu sempre o Luxemburgo como o seu país (e nunca falou em Portugal), portanto de português NADA tem; apenas a ascendência.

  3. Só se arrependeu porque foi pego. Quantas pessoas inocentes um lixo desse matou de lá pra cá. Acredito que se ele cometeu os crimes la, deve ser julgado lá.

RESPONDER

CDS propõe regime de proteção do denunciante para combater corrupção

O CDS-PP vai propor, no seu programa eleitoral para as legislativas, um regime de proteção do denunciante para combater a corrupção, "pressentida pelos portugueses como um dos maiores problemas do país". Esta é a oitava medida …

Morreu o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA), Yukiya Amano, morreu aos 72 anos, anunciou esta segunda-feira a instituição. O secretariado da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) não especificou a causa da morte do …

Partido de Zelensky conquista maioria absoluta no Parlamento ucraniano

O partido do recém eleito Presidente Volodymyr Zelensky ganhou a maioria absoluta no Parlamento. Será a primeira vez que isto acontece desde a independência do país em 1991. O partido do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ganhou a …

Comissão da CGD não vai apresentar queixa contra Banco de Portugal

A comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos não vai apresentar queixa contra o Banco de Portugal, alegando que os argumentos jurídicos não são sólidos o suficiente. Apesar de o relatório final da comissão …

Ministério Público está a funcionar com menos 189 magistrados do que a lei prevê

Há algum tempo que fala da falta de magistrados no Ministério Público, mas só agora o Conselho Superior deste organismo decisivo no combate ao crime diagnosticou a dimensão exata do problema. Um relatório do Conselho Superior …

FC Porto vai defrontar Krasnodar na terceira pré-eliminatória da Champions

O FC Porto vai defrontar com os russos do Krasnodar o acesso aos playoffs da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado, esta segunda-feira, na Suíça. O sorteio realizado esta manhã na sede da UEFA em Nyon, …

PSOE e Podemos em contrarrelógio para coligação em dia de tomada de posse

O tempo para as negociações entre PSOE e Podemos para uma coligação está a esgotar-se. Em dia de tomada de posse, os dois partidos tentam os últimos esforços. Começou hoje às 11h de Lisboa a cerimónia …

Assange vai ser extraditado para os Estados Unidos, diz Mike Pompeo

O Reino Unido vai extraditar para os Estados Unidos o fundador do WikiLeaks Julian Assange para ser julgado por espionagem, afirmou o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, segundo o jornal equatoriano El Universo. “Já fizemos …

Shinzo Abe vence legislativas no Japão mas sem votos suficientes para reforma constitucional

A coligação política do primeiro-ministro japonês venceu as eleições parciais de domingo, mas sem conseguir os dois terços necessários na câmara alta do parlamento para levar avante uma reforma constitucional. Dos 124 lugares que foram a …

Índia lança missão lunar Chandrayaan-2

A Organização de Investigação Espacial da Índia (ISRO) lançou hoje a nave não tripulada 'Chandrayaan-2', que deverá alunar a 6 ou 7 de setembro, depois de permanecer na órbita da Lua. A 'Chandrayaan-2' "permanecerá em órbita …