Português diz estar arrependido de se ter juntado ao Daesh. “Mereço ir para a prisão”

Steve Duarte Amieiro, um luso-luxemburguês 32 anos, diz estar arrependido de se juntar ao Daesh em 2014, afirmando que pretende regressar ao Luxemburgo para cumprir pena de prisão pelos erros que cometeu. 

“Foi um erro. Mereço ir para a prisão”, disse em entrevista à Rudaw TV, uma estação televisiva do Curdistão iraquiano, cujas declarações foram transmitidas pela SIC Notícias.

Steve, que está atualmente detido pelas Forças Democráticas da Síria (SDF) lideradas por curdos, converteu-se ao islamismo em 2010, tendo-se juntado ao Daesh em 2014 porque queria estudar os ensinamentos islâmicos e para aprender árabe.

O luso-luxemburguês disse, citado pela televisão, que nunca quis lutar e, por isso, filmava e tirava fotografias para o departamento de média do Estado Islâmico.

As autoridades apontam Steve como um dos responsáveis máximos dos serviços de propaganda da organização. Suspeita-se que o luso-luxemburguês tenha aparecido num vídeo em fevereiro de 2016, aparentemente, a executar um refém.

O luso-luxemburguês diz que lamenta ter-se juntado ao grupo terrorista e que está pronto para pagar pelos seus erros. “Refleti sobre voltar ao Luxemburgo e a ir para a prisão lá. Cometi um erro e esse erro merece um castigo. Estou pronto para ir para a prisão”.

Steve viveu sempre no Luxemburgo apesar de ter família na Figueira da Foz. Na mesma entrevista transmitida pela SIC diz que não sabe do paradeiro da sua mulher, uma ex-emigrante francesa, nem dos filhos, um rapaz com três anos e uma menina com dois.

No futuro, depois de ir para a prisão, pretende retomar a sua vida e ensinar os seus filhos.

“Aquilo que quero? É sair da prisão, retomar a minha vida normal, tratar dos meus filhos e ensinar os meus filhos como devem viver. Ensiná-los a conhecer a diferença entre o bem e o mal, ensinar-lhes as bases da religião e impedi-los de cometerem os mesmos erros que cometi. Quero uma vida nova, se Deus o permitir”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estás bem entregue ás autoridades de um pais árabe.
    Como professas o islão … sentes-te em casa e podes por aí ficar até ao fim da pena.
    E não queiras vir para o meio dos infiéis que tu tanto odeias…
    Morre por aí.

  2. Mas qual português?!
    O “artista” não fala português, nasceu no Luxemburgo, viveu sempre no Luxemburgo e referiu sempre o Luxemburgo como o seu país (e nunca falou em Portugal), portanto de português NADA tem; apenas a ascendência.

  3. Só se arrependeu porque foi pego. Quantas pessoas inocentes um lixo desse matou de lá pra cá. Acredito que se ele cometeu os crimes la, deve ser julgado lá.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …