Portugal vai ser o primeiro país a receber avaliação do CDC ao plano do Ébola

CDC

Sede do CDC - Centers for Disease Control and Prevention, em Atlanta, Estados Unidos

Sede do CDC – Centers for Disease Control and Prevention, em Atlanta, Estados Unidos

Portugal vai ser o primeiro país a receber uma avaliação externa por peritos do CDC, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Atlanta, nos  Estados Unidos, ao plano de preparação contra o Ébola, revelou o diretor-geral da Saúde, Francisco George.

Francisco George soube desta avaliação durante uma reunião em que participou, na sexta-feira, na Casa Branca, a qual juntou ministros e especialistas de 40 países para discutirem a Global Health Security Agenda, na perspetiva de controlar a epidemia de Ébola.

Na reunião participou o presidente Barak Obama, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e os principais governantes norte-americanos, além de dirigentes de organismos como o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre as várias conclusões saídas deste encontro, que foi “muito participativo”, ficou acordado que “Portugal será o primeiro país a ter uma avaliação externa, por parte de peritos do CDC Atlanta, no que diz respeito ao desenho, à formulação e à preparação do plano contra o ébola”, disse Francisco George.

Durante o encontro, adiantou o diretor-geral da Saúde, “Barack Obama focou a importância de todos os países afinarem os sistemas em torno de três eixos centrais: deteção, prevenção, resposta“.

Francisco George identificou no evento uma “sintonia no reconhecimento da importância de preparar respostas robustas no apoio aos países mais afetados, nomeadamente a Libéria, a Serra Leoa e a Guiné Conacri e também os países limítrofes que incluem Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé”.

Internamento compulsivo

O diretor-geral da Saúde revelou esta sexta-feira que as autoridades irão internar para tratamento as pessoas com critérios clínicos e epidemiológicos que as classifiquem como casos suspeitos de doença por vírus do Ébola, mesmo que essa não seja a sua vontade.

Em nome do interesse público, as autoridades irão garantir o internamento de todas as pessoas que apresentem critérios que os definam como casos suspeitos.

Estarão nesta situação as pessoas que, se tiverem estado nos últimos 21 dias num país afectado pela epidemia do vírus Ébola ou em contacto com um doente com infecção pelo vírus, e apresentar febre superior a 38ºC de início súbito.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …