/

Portugal vai fazer reembolso antecipado ao FMI

1

portugal.gov.pt

Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças

Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou esta quarta-feira no Parlamento que Portugal vai proceder ao pagamento antecipado do empréstimo contraído ao Fundo Monetário Internacional (FMI) durante o resgate financeiro do país.

A governante, que está hoje a ser ouvida na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, disse que o Estado acumulou “um montante de reservas de liquidez muito significativo” que permite “enfrentar com muita tranquilidade” eventuais dificuldades futuras.

Por isso, e tendo em conta aquilo que Maria Luís Albuquerque disse ser uma “situação de normalização do acesso ao mercado”, Portugal “está em condições e vai iniciar os procedimentos necessários para o reembolso antecipado ao FMI”.

De acordo com o calendário de amortizações de dívida direta do Estado do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, Portugal começa a reembolsar o montante emprestado pelo FMI em 2015, estando prevista a amortização de 500 milhões de euros do envelope financeiro total de 26,91 mil milhões de euros concedido pelo Fundo.

/Lusa

1 Comment

  1. Vai fazer um pagamento antecipado de 500 milhões ou vai fazer o pagamento antecipado do empréstimo? por favor sejam rigorosos e não me confundam.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.