/

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

2

José Coelho / Lusa

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação.

Cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19 na quinta-feira e esta sexta-feira deverá ser administrado o mesmo número de doses, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação.

“No dia de ontem (quinta-feira) foram administradas cerca de 100 mil vacinas, número que se deverá registar igualmente no dia de hoje [sexta-feira], antecipando-se assim a expectativa inicial em cerca de uma semana”, adiantou a estrutura que coordena a logística da vacinação em Portugal em informação enviada à Lusa.

Segundo a task force liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo, este resultado de vacinar 100 mil pessoas por dia “só foi possível com a implementação do processo de auto agendamento, que permitiu aumentar significativamente o ritmo de vacinação, apesar de alguns contratempos verificados no processo”.

Em 23 de abril entrou em funcionamento o portal destinado ao auto agendamento para a vacinação, que tinha registado, até ao início desta semana, cerca de 206 mil inscrições para a toma da vacina contra a covid-19.

Com a entrada da segunda fase do plano de vacinação e uma maior disponibilidade de vacinas por parte das empresas farmacêuticas fornecedoras, o ritmo de vacinação encontra-se em aumento significativo, com a task force a prever que fosse atingida uma média diária de 100 mil inoculações, o correspondente a 1% da população, nas próximas semanas, objetivo que foi já alcançado.

A task force avançou ainda que Portugal continental alcançou na quinta-feira a marca de um milhão de pessoas com a vacinação completa com a segunda dose ou com a inoculação com a vacina de toma única da Janssen, o que corresponde a mais de 10% da população portuguesa.

Por outro lado, o secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, assumiu esta sexta-feira a “desorganização” que tem decorrido na vacinação contra a covid-19 na região dos Açores, mas realçou que estão a ocorrer tentativas de “sabotagem” ao processo.

O governante falava depois de na quinta-feira ter afirmado que apareceram no posto de vacinação das Portas do Mar várias “pessoas que tinham sido contactadas” indevidamente por parte da Câmara de Ponta Delgada para serem vacinadas.

Em Portugal, morreram 16.988 pessoas com covid-19 dos 838.475 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

2 Comments

    • As pessoas não pensam, não antecipam… e que tal levar uma t-shirt por baixo? Isto é mais para os homens que parecem gostar de mostrar mamilos, peito cabeludo e as peles penduradas. Vão para praia fazer isso ! XD

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.