Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado.
O semanário Expresso, que cita o documento europeu, refere que quase sempre que Portugal é referido no documento surge com nota positiva.
No total europeu, há 26 países em que as infeções subiram e apenas cinco em que desceram – além de Portugal, surge a Suécia, Croácia, Eslovénia e Letónia.
Depois de a Europa atingir o pico de infeções em abril, os números de novas infeções começaram a cair como resultado das medidas tomadas, quer a nível social, quer a nível de saúde – mas não foi assim em todos os países.
Portugal e Suécia são os países onde as descidas foram mais acentuadas, na ordem dos 30%, meio de julho e início de agosto.
O Expresso recorda que estes eram os países em que o indicador de novas infeções eram mais alto, mas há outros seis territórios onde aconteceu o posto.
Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Malta, República Checa e Roménia viram no mesmo espaço de tempo os casos subir em 30% ou mais, escreve o mesmo jornal, detalhando que no caso dos espanhóis luxemburgueses e romenos, o valor de novas infeções por 100 mil habitantes está já acima das 60.
O ECDC teme que com o passar do tempo as populações adiram cada vez menos às medidas de saúde pública apesar da pandemia ainda estar longe de ser dada como encerrada, escreve ainda o Diário de Notícias.
O relatório avalia 31 países europeus entre 20 de julho e 2 de agosto: os 27 membros da União Europeia, juntamente com o Reino Unido, Islândia, Liechtenstein e Noruega.
De acordo com o último boletim da DGS sobre a situação epidemiológica, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 52.825 casos de infeção confirmados e 1.759 mortes, das quais mais três na região de Lisboa nas últimas 24 horas.
Aldra…
a Suécia, a tal que passam a vida a dizer mal pela opção que tomou e que pelos vistos era a correcta.