Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Maxim Shipenkov / EPA

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado.

O semanário Expresso, que cita o documento europeu, refere que quase sempre que Portugal é referido no documento surge com nota positiva.

No total europeu, há 26 países em que as infeções subiram e apenas cinco em que desceram – além de Portugal, surge a Suécia, Croácia, Eslovénia e Letónia.

Depois de a Europa atingir o pico de infeções em abril, os números de novas infeções começaram a cair como resultado das medidas tomadas, quer a nível social, quer a nível de saúde – mas não foi assim em todos os países.

Portugal e Suécia são os países onde as descidas foram mais acentuadas, na ordem dos 30%, meio de julho e início de agosto.

O Expresso recorda que estes eram os países em que o indicador de novas infeções eram mais alto, mas há outros seis territórios onde aconteceu o posto.

Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Malta, República Checa e Roménia viram no mesmo espaço de tempo os casos subir em 30% ou mais, escreve o mesmo jornal, detalhando que no caso dos espanhóis luxemburgueses e romenos, o valor de novas infeções por 100 mil habitantes está já acima das 60.

O ECDC teme que com o passar do tempo as populações adiram cada vez menos às medidas de saúde pública apesar da pandemia ainda estar longe de ser dada como encerrada, escreve ainda o Diário de Notícias.

O relatório avalia 31 países europeus entre 20 de julho e 2 de agosto: os 27 membros da União Europeia, juntamente com o Reino Unido, Islândia, Liechtenstein e Noruega.

De acordo com o último boletim da DGS sobre a situação epidemiológica, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 52.825 casos de infeção confirmados e 1.759 mortes, das quais mais três na região de Lisboa nas últimas 24 horas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …