Portugal no top 10 dos países que mais vacinam na Europa (e até bateu um novo recorde)

A vacinação contra a covid-19 acelerou, em Portugal, com o país a bater um novo recorde diário de doses administradas e a surgir no top 10 dos países europeus com mais vacinas dadas, à frente de países como França e Itália.

Nesta terça-feira, 6 de Julho, a vacinação contra a covid-19 atingiu um novo recorde diário em Portugal, com mais de 154.600 vacinas administradas à população, como anunciou a task force responsável pelo processo.

A equipa liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo adiantou ainda, numa nota de imprensa, que nos últimos dois dias “foram administradas mais de 297 mil vacinas“.

Só a Islândia vacinou mais do que Portugal

Os números indiciam o esforço que tem sido feito para acelerar a vacinação, um esforço que sobressai também a nível internacional.

De acordo com os dados do site Our World in Data, Portugal surge no segundo lugar do gráfico com as doses diárias de vacinas administradas por 100 pessoas, nos últimos dias, atrás da Islândia, com dados até 6 de Julho.

A 4 de Julho, Portugal chegou a dar 1,75 doses por cada 100 habitantes, o que constitui um número superior a todos os outros Estados-membros da União Europeia e duas vezes acima da média comunitária.

Os dados da Islândia só estão registados até ao dia 2 de Julho quando chegou a dar mais de 2 doses por cada 100 habitantes.

Our World in Data

Vacina covid-19 gráfico

Doses da vacina contra a covid-19 administradas diariamente por 100 pessoas até 6 de Julho de 2021.

No gráfico do Our World in Data, é possível também atestar que Portugal aparecia a 4 de Julho no 8º lugar entre os países europeus com a maior percentagem de população vacinada.

Assim, 37,5% da população já tinha as duas doses da vacina. Estão em causa cerca de 3,7 milhões de portugueses.

O nosso país surgia, assim, um pouco acima da Áustria que tinha 37,3% da população vacinada e atrás de Grécia (38%), Alemanha (38,6%), Lituânia (39,6%), Espanha (40,9%), Reino Unido (49,6%) e Hungria (52%).

A liderar a lista surgia Malta com mais de 76% da população totalmente vacinada.

Em termos de média da União Europeia, a população imune é da ordem dos 36%, sendo que França e Itália surgiam a 4 de Julho com valores de cerca de 33%.

Our World in Data

População totalmente vacinada contra a covid-19 a

População totalmente vacinada contra a covid-19 a 4 de Julho de 2021.

De notar que o número de portugueses totalmente vacinados contra a covid-19 subiu, a 6 de Julho, para 38,63%, sendo que Itália passou a contar 34,5%.

Em termos de população com, pelo menos, uma dose da vacina, Portugal surgia, na mesma data de 4 Julho e no gráfico do Our World in Data, no sexto lugar, com 59,5%, uma percentagem um bocadinho superior à Dinamarca.

À frente de Portugal, aparecem Holanda (60,2%), Finlândia (60,8%), Bélgica (63,8%) e Reino Unido (66,8%).

E, de novo, Malta surge na frente e destacada com mais de 82%.

A média da União Europeia era de 52%, nessa altura, enquanto a média da Europa no seu todo era de quase 42%.

A 4 de Julho, apenas 4% da população da Ucrânia tinha sido vacinada com, pelo menos, uma dose. A percentagem era de 14% na Bulgária e de 17% na Rússia.

A Arménia tinha menos de 2% de vacinados com a primeira dose.

Our World in Data

Vacinação gráfico

População com, pelo menos, uma dose da vacina contra a covid-19 a 4 de Julho de 2021.

Média diária de testes em Julho é mais alta de sempre

A média diária da realização de testes de diagnóstico do vírus SARS-CoV-2 atingiu nesta primeira semana de Julho o valor mais alto desde o início da pandemia, adiantou a ministra da Saúde em audição na Assembleia da República.

“A campanha de testagem tem sido reforçada”, disse Marta Temido aos deputados presentes na Comissão de Saúde.

Em Janeiro de 2021, a média de testes efectuados diariamente rondou os 52 mil, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Mas esse número foi ultrapassado neste mês, revelou Marta Temido.

A ministra da Saúde também reiterou as metas de vacinação até ao final do Verão já expressas por Gouveia e Melo.

“O plano” é “chegar a meados de Setembro com a vacinação completa em mais de 70%” da população e acima de 90% com uma dose da vacina, segundo Marta Temido. Esta é a “melhor aposta para se sair da crise sanitária”, vincou ainda.

Susana Valente, ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tanto gabarito, caneco! Estou quase a chorar de tanto rir. Há meses, não havia vacinas suficientes; de repente, tudo acelerou e já somos os melhores… Portugal é o lar dos mentirosos!

RESPONDER

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …

Pedri vai superar recorde de Bruno Fernandes

Ainda falta um jogo para a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos e, por isso, o jovem do Barcelona vai jogar 73 vezes nesta temporada. A Espanha vai disputar o número máximo de jogos possível no torneio …

Governo duplica ajuda a bares e discotecas

O Governo vai duplicar o limite máximo dos apoios, através do programa Apoiar,  a empresários em nome individual de setores que se mantêm encerrados por lei. O Governo decidiu não só prolongar o programa Apoiar para …

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …