Portugal já tem a taxa de transmissão mais baixa da Europa (mas novas variantes preocupam)

Angelo Carconi / EPA

O índice de transmissão do vírus que provoca a covid-19, o chamado Rt, baixou para os 0,73 em Portugal, sendo o mais baixo da Europa. Mas, ainda assim, o país tem a maior incidência de novos casos per capita numa altura em que há novas variantes do vírus a aparecer que causam preocupações acrescidas.

O último relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) aponta para a presença de várias estirpes do coronavírus em Portugal.

“A mais espalhada” ainda será a variante que teve origem em Espanha e que “foi detectada em 54,7% das 532 amostras sequenciadas na semana de 10 a 19 de Janeiro”, como nota o Diário de Notícias (DN) com base nos dados do INSA.

Já a chamada variante inglesa poderá “representar 43% dos novos casos no país”, segundo referiu António Costa numa conferência de imprensa recente. Estimava-se que, nesta semana, esta variante pudesse atingir 60% dos casos, mas o confinamento terá evitado essa expansão.

“Surpreendente” é o aparecimento de uma variante “prima” da que se espalhou pela Califórnia e que está a crescer, como destaca o responsável do INSA, João Paulo Gomes, citado pelo DN. Esta variante tem uma mutação que lhe permite ligar-se melhor às células humanas e que também lhe confere maior resistência a anticorpos neutralizantes.

A variante californiana estava presente em 6,8% das amostras de 10 a 19 de Janeiro.

Entretanto, a variante brasileira foi detectada em vários casos de infectados, como revelou o director-geral da Unilabs Portugal, Luís Menezes, em entrevista ao Jornal 2 da RTP. Menezes fala em “números baixos”, mas nota que é “normal que outros laboratórios comecem também a identificar mais casos”.

A variante sul-africana também já foi detectada em Portugal.

Estas diversas variantes colocam novos desafios porque apresentam mutações genéticas que podem tornar o vírus mais contagioso ou mais resistente.

A comunidade científica considera que “as variantes inglesa, brasileira e sul-africana” são as mais preocupantes, como nota ao DN a patologista clínica Daniela Fonseca e Silva, coordenadora responsável pelo laboratório de testagem de covid-19 no IPO do Porto.

“Essas três estirpes têm em comum a mutação na posição 501“, o que permite ao vírus ligar-se de forma mais eficiente às células humanas, destaca Daniela Fonseca e Silva.

País ainda está a pagar o pico de Janeiro

Apesar destas preocupações, o confinamento está a surtir o efeito desejado na contenção do vírus e Portugal tem agora o Rt mais baixo da Europa, com 0,73, segundo os dados do INSA relativos ao período entre 3 a 7 de Fevereiro.

É o Rt mais baixo de sempre em Portugal, desde o início da pandemia, como atesta a TSF.

A maioria dos países europeus tem um Rt próximo do 1. Em Portugal, apenas a Madeira tem um índice de transmissão superior a 1, com 1,15 de incidência.

É nos Açores que o RT é mais baixo (0,58), seguindo-se o Norte (0,68) e o Centro (0,70). O Algarve e a região de Lisboa e Vale do Tejo apresentam índices de 0,75 e o Alentejo de 0,77.

Apesar desta descida no índice de transmissão, Portugal continua a ser o país europeu com mais novos casos de infectados, surgindo ainda acima dos 960 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

A aparente contradição pode ser justificada pelo pico de casos atingido em Janeiro, quando os novos infectados andavam acima dos 1600 por 100 mil habitantes.

Hospitais mais aliviados

O que é certo é que a contenção do vírus já se sente nos hospitais, onde a pressão baixou depois de se terem vivido dias de grande aflição.

Agora, o maior problema prende-se com a falta de pessoas para acompanhar os milhares de inquéritos epidemiológicos que estão em atraso, como nota ao Público o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

“É urgente resolver o défice de pessoal”, alerta este responsável depois de o secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, ter referido no Parlamento que havia 4 mil inquéritos pendentes.

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu, na mesma audiência na Assembleia da República, que o número de pessoas encarregues destes inquéritos passou de menos de 500 em Dezembro passado para mais de 1100 a 4 de Fevereiro. Mas, ainda assim, não será suficiente.

 

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …