Portugal já tem a taxa de transmissão mais baixa da Europa (mas novas variantes preocupam)

Angelo Carconi / EPA

O índice de transmissão do vírus que provoca a covid-19, o chamado Rt, baixou para os 0,73 em Portugal, sendo o mais baixo da Europa. Mas, ainda assim, o país tem a maior incidência de novos casos per capita numa altura em que há novas variantes do vírus a aparecer que causam preocupações acrescidas.

O último relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) aponta para a presença de várias estirpes do coronavírus em Portugal.

“A mais espalhada” ainda será a variante que teve origem em Espanha e que “foi detectada em 54,7% das 532 amostras sequenciadas na semana de 10 a 19 de Janeiro”, como nota o Diário de Notícias (DN) com base nos dados do INSA.

Já a chamada variante inglesa poderá “representar 43% dos novos casos no país”, segundo referiu António Costa numa conferência de imprensa recente. Estimava-se que, nesta semana, esta variante pudesse atingir 60% dos casos, mas o confinamento terá evitado essa expansão.

“Surpreendente” é o aparecimento de uma variante “prima” da que se espalhou pela Califórnia e que está a crescer, como destaca o responsável do INSA, João Paulo Gomes, citado pelo DN. Esta variante tem uma mutação que lhe permite ligar-se melhor às células humanas e que também lhe confere maior resistência a anticorpos neutralizantes.

A variante californiana estava presente em 6,8% das amostras de 10 a 19 de Janeiro.

Entretanto, a variante brasileira foi detectada em vários casos de infectados, como revelou o director-geral da Unilabs Portugal, Luís Menezes, em entrevista ao Jornal 2 da RTP. Menezes fala em “números baixos”, mas nota que é “normal que outros laboratórios comecem também a identificar mais casos”.

A variante sul-africana também já foi detectada em Portugal.

Estas diversas variantes colocam novos desafios porque apresentam mutações genéticas que podem tornar o vírus mais contagioso ou mais resistente.

A comunidade científica considera que “as variantes inglesa, brasileira e sul-africana” são as mais preocupantes, como nota ao DN a patologista clínica Daniela Fonseca e Silva, coordenadora responsável pelo laboratório de testagem de covid-19 no IPO do Porto.

“Essas três estirpes têm em comum a mutação na posição 501“, o que permite ao vírus ligar-se de forma mais eficiente às células humanas, destaca Daniela Fonseca e Silva.

País ainda está a pagar o pico de Janeiro

Apesar destas preocupações, o confinamento está a surtir o efeito desejado na contenção do vírus e Portugal tem agora o Rt mais baixo da Europa, com 0,73, segundo os dados do INSA relativos ao período entre 3 a 7 de Fevereiro.

É o Rt mais baixo de sempre em Portugal, desde o início da pandemia, como atesta a TSF.

A maioria dos países europeus tem um Rt próximo do 1. Em Portugal, apenas a Madeira tem um índice de transmissão superior a 1, com 1,15 de incidência.

É nos Açores que o RT é mais baixo (0,58), seguindo-se o Norte (0,68) e o Centro (0,70). O Algarve e a região de Lisboa e Vale do Tejo apresentam índices de 0,75 e o Alentejo de 0,77.

Apesar desta descida no índice de transmissão, Portugal continua a ser o país europeu com mais novos casos de infectados, surgindo ainda acima dos 960 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

A aparente contradição pode ser justificada pelo pico de casos atingido em Janeiro, quando os novos infectados andavam acima dos 1600 por 100 mil habitantes.

Hospitais mais aliviados

O que é certo é que a contenção do vírus já se sente nos hospitais, onde a pressão baixou depois de se terem vivido dias de grande aflição.

Agora, o maior problema prende-se com a falta de pessoas para acompanhar os milhares de inquéritos epidemiológicos que estão em atraso, como nota ao Público o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

“É urgente resolver o défice de pessoal”, alerta este responsável depois de o secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, ter referido no Parlamento que havia 4 mil inquéritos pendentes.

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu, na mesma audiência na Assembleia da República, que o número de pessoas encarregues destes inquéritos passou de menos de 500 em Dezembro passado para mais de 1100 a 4 de Fevereiro. Mas, ainda assim, não será suficiente.

 

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …