Portugal sobe 15 lugares e é eleito o terceiro melhor destino no mundo

Paulo Cunha / Lusa

Em apenas um ano, Portugal subiu 15 lugares no ranking de melhores destinos turísticos do mundo decidido pelos leitores da Condé Nast Traveler, uma revista norte-americana especializada em viagens. O país passou do 18.º lugar em 2018, para o terceiro lugar este ano.

Em primeiro lugar deste top 20 ficou a Indonésia, seguida pela Tailândia e Portugal. No ranking só constam outros dois destinos europeus: a Grécia, em sétimo lugar, e Itália, em nono.

Há, por isso, de acordo com o Observador, grandes mudanças face ao ranking do ano anterior. Em 2018, Itália tinha sido escolhida como o melhor destino mundial, mesmo à frente da Grécia. Portugal apenas surgia em 18.º lugar.

Este ano, o país luso também marca pontos no top global dos spas. O Vila Vita Parc, em Porches, no Algarve, ficou em 3.º lugar, enquanto que o Six Senses Douro Valley, em Lamego, ocupou a 13.ª posição.

As revista divulga as votações dos leitores há cerca de 30 anos. Para a edição de novembro deste ano, que elege os melhores destinos mundiais, votaram cerca de 600 mil leitores registados.

Este ano, Portugal tem recebido vários prémios. Em junho, já tinha recebido 25 prémios dos World Travel Awards, conhecidos como os “Óscares do Turismo”. Entre os principais galardões estiveram: “Melhor Destino Turístico europeu”, “Melhor Destino de ‘City Break’” e “Melhor Porto de Cruzeiros” (Lisboa), “Melhor Destino Insular” (Madeira) e “Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico” (Passadiços do Paiva).

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não são más notícias, antes pelo contrário.
    O turismo é realmente uma área de negócios onde há anos se tem investido, mas sem sombra de dúvidas que também a publicidade “boca a boca” tem feito muito por Portugal.
    Muita gente, há muito tempo, pedia estes resultados.
    Mas nem tudo são rosas pois se temos mais emprego (embora mal pago e sazonal) quem relamente acaba por pouco a pouco deixar de desfrutar do que temos de melhor, somos nós os Portugueses. Seja pelos preços praticados que cada vez mais se aproximam (ou ultrapassam) alguns destinos europeus, seja porque a quantidade de turistas que enchem os locais que gostaríamos de visitar.
    A desertificação de cidades, mais evidente no Porto em Lisboa, é por exemplo um reflexo da oferta e procura que inflacciona os preços das habitações.
    Outros problemas existem e não são de menor monta.
    Uma das preocupações deveria ser; e quando os turistas procurarem outros locais?
    Aos empresários Portugueses peço que pensem em projectos a longo prazo e sustentáveis, não queiram ganhar tudo muito rápidamente. Os vossos compatriotas merecem.

  2. Se o turismo fosse encarado em Portugal de outra forma que não a habitual forma de obter lucros rápidos e brutais, a noticia poderia ser considerada excelente.
    Mas gostaria que não se esquecessem que o turismo foi um dos principais fatores por detrás do aumento exponencial das rendas das casas e pela expulsão dos residentes nativos nos centros das cidades.
    Não esqueçam também das pragas de ácaros que, por mais ridículo que possa parecer, já ocorreram e podem vir a ser responsável por doenças “engraçadas”.
    Não esqueçam também dos atentados ao património monumental por parte de turistas ignorantes, bebados ou simplesmente irresponsáveis.
    Porque é que acham que algumas praias algarvias tiveram que fechar em algumas alturas…rede de esgotos incapaz de servir o aumento da população brutal que se verifica durante o verão.
    Se o turismo em Portugal fosse pensado de uma forma mais estruturada e coordenada com o devido desenvolvimento de infraestruturas adequadas…esta noticia seria excelente.

  3. Indonésia, seguida pela Tailândia e Portugal – concordo plenamente

    Tudo países que se escraviza com ordenados maus para que quem realmente tem dinheiro os dê a uma pequena minoria, deve ser por isso que muitos locais os habitantes têm empregos sazonais, por exemplo o Algarve que no verão têm trabalhos precários e no Inverno não se arranja trabalho

  4. Com tudo o que já foi dito acima e sem querer obviamente que deixe de existir, se o turismo em Portugal não for rapidamente melhor organizado, corremos o risco de, em menos de uma década, passarmos de paraíso a pesadelo. Infelizmente, para muitos que cá vivem, já o é….

  5. Um turismo sustentado há muito que exige uma variante junto á costa oceânica de norte a sul do país com pontos de apoio para paragens seja aproveitando alguma estrada existente e requalificando-a, seja com construção nova de raiz. Não é admissível passar em estradas junto á da costa que mais parecem caminhos de cabras.

RESPONDER

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …

Há novas suspeitas no negócio do lítio. João Galamba rejeita ilegalidades

A aprovação da concessão de exploração de lítio em Cepeda, no concelho de Montalegre, à empresa Lusorecursos Portugal Lithium continua envolta em polémica. Desta vez, surgem suspeitas de ilegalidades relacionadas com divergências no capital social …

Pequenos partidos "roubam" quase um milhão de euros da campanha aos grandes

Escreve o jornal Eco esta sexta-feira que os quatro pequenos partidos que conseguiram eleger deputados para a Assembleia da República têm direito a quase um milhão de euros do total disponível das subvenções de campanha …

Rúben Semedo na mira do Benfica para a próxima época

O Benfica está de olho no defesa-central dos gregos do Olympiacos para a próxima época. Rúben Semedo foi recentemente chamado à seleção para os jogos de apuramento para o Euro 2020. Segundo o Record, Rúben Semedo está …

Violência, voos cancelados e manifestação com cinco colunas marcam continuação dos protestos na Catalunha

Milhares de manifestantes pró-independência da Catalunha concentram-se esta sexta-feira em Barcelona para protestar contra a condenação pelo Tribunal Supremo espanhol dos 12 dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha em 2017. Os manifestantes, organizados …

Morreu Rui Jordão, o "quase herói" do Euro 84

Rui Jordão, antigo avançado que passou pelo SL Benfica e pelo Sporting CP, morreu esta sexta-feira aos 67 anos. O luso-angolano faleceu devido a problemas cardíacos. Internado no Hospital de Cascais devido a um problema cardíaco, …

Rio tentado a recandidatar-se por temer pelo futuro do PSD

O atual líder do PSD, Rui Rio, pondera uma recandidatura ao cargo por temer pelo futuro do partido, escreve o jornal Público esta sexta-feira. Rui Rio pouco ou nada tem revelado sobre a decisão: desde as …

Adiamento do Brexit ainda em cima da mesa. Juncker fala em situação "extremamente complicada"

Apesar de Londres ter chegado a acordo com Bruxelas, o acordo ainda não passou pelo Parlamento britânico. Em cima da mesa continua o adiamento do Brexit. Os líderes mundiais mostram-se agradados e, acima de tudo, aliviados …

O adeus dos campeões. Alverca provoca hecatombe "leonina" na Taça de Portugal

O Sporting deixou-se surpreender pelo Alverca na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os ribatejanos bateram os 'leões' por 2-0, num jogo em que Varandas admitiu ter ficado envergonhado. A caminhada do Sporting na Taça de …

Rui Pinto encriptou dez discos externos. PJ não consegue descodificá-los

A Polícia Judiciária não consegue aceder a dez discos externos encriptados pelo hacker Rui Pinto. Desta forma, as autoridades podem estar a não conseguir obter provas essenciais à investigação. Em janeiro, as autoridades apreenderam doze discos …