Portugal é o sexto país mais envelhecido do mundo

lordgordon / Flickr

A queda da natalidade e o aumento da longevidade estão a mudar o panorama populacional do País e a falta de jovens e crianças coloca Portugal na lista dos países com maior número de idosos.

Em 1960 a idade média da população portuguesa era de 28 anos. Em 2011, essa média passou para os 42 anos. Atualmente, o número de pessoas com menos de 15 anos é inferior àquelas com idade igual ou superior a 65 anos.

Caso Portugal dê sequência àquilo que tem sido a trajetória dos últimos anos, estima-se que, em 2050, quase metade da população tenha mais de 60 anos. Nos próximos 32 anos, a fatia da população portuguesa mais envelhecida representará cerca de 40% do total de habitantes.

Na previsão para o ano de 2050 da Bloomberg, Portugal entra no quinto lugar das economias mais envelhecidas. À frente de Portugal surge o Japão, Coreia, Grécia e Itália e a vizinha Espanha fecha o top 6.

A questão do envelhecimento populacional é um tema que coloca desafios ao nível da sustentabilidade dos sistemas de segurança social que regulam as pensões e o próprio sistema nacional de saúde.

Poderá ser um problema no sentido em que nos vai exigir uma resposta rápida, tendo em conta as transformações que estão previstas”, contou à TSF, Teresa Rodrigues, autora do livro “Envelhecimento e Políticas de Saúde” e professora no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa.

Em 2013, a investigadora do Instituto de Ciências Sociais e Políticas, Anália Torres revelava que Portugal tinha-se tornado o país europeu onde a natalidade mais desceu entre 1990 e 2011. “Era o país com a maior taxa de natalidade e agora tem a menor”, afirmava ao Público em 2013.

O número de idosos ultrapassou o número de jovens pela primeira vez em 2000 e, no ano de 2014, já existiam 141 idosos por cada 100 jovens.

“Nos últimos anos a tendência para olhar de uma forma economicista tende a transformar os idosos num problema, vistos como inativos e como pessoas que ,de alguma forma, criam pressões no setor contributivo, segurança social, regime de pensões, etc.”, contou Teresa Rodrigues.

A professora diz ser necessário uma cooperação mais estreita entre os responsáveis políticos e as entidades prestadoras de serviços para controlar fatores que geram uma procura excessiva de cuidados de saúde a preços demasiado elevados para a sustentabilidade do Estado.

“Não obstante, temos a vantagem de já ter diagnosticado aquilo que há para diagnosticar o que mitiga a questão do problema”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …