Os portugueses estão satisfeitos com o Governo, mas não com a vida

Portugal é dos países europeus com índices mais altos de satisfação com o Governo, ocupando o quarto lugar entre 23 estados, segundo os últimos dados do estudo internacional European Social Survey.

Segundo os últimos dados do European Social Survey, ESS, um estudo internacional feito a cada dois anos desde 2002, Portugal é o quarto país europeu, em 23, com índices mais altos de satisfação com o Governo.

Portugal é também um dos países onde a satisfação com quem o governa mais aumentou entre 2014 e 2016, subindo 2,01 pontos, para 5,02 pontos, numa escala de zero a 10.

Este estudo realiza-se desde 2002, e, até agora, a nota máxima que os portugueses tinham dado a um executivo tinha sido 3,61 pontos, em 2006, na altura atribuídos ao primeiro governo de José Sócrates, refere o diário. Em 2012, com Passos Coelho, verificou-se o grau de satisfação mais baixo desde que o estudo é feito, com 2,15 pontos.

A liderar a lista está a Suíça, com 6,58 pontos, seguindo-se a Noruega, com 5,58 pontos. À frente de Portugal aparece, ainda, a Holanda, com 5,46 pontos. Os últimos lugares da lista são ocupados por Espanha, com 3,28 pontos, pela França, com 3,2 pontos, e pela Itália, com 3,07 pontos.

Insatisfeitos com a vida e a economia

Ao contrário do que acontece na generalidade dos países objecto deste inquérito de satisfação com as instituições, abertura à imigração ou sentimento de felicidade, em Portugal há uma discrepância entre a avaliação do Governo e da economia. O que preocupa os portugueses não é o Governo que têm, é o salário que recebem.

A discrepância entre a avaliação que se faz ao Governo e à economia não acontece com países como a Noruega, Suíça e Holanda.

“Depois de valores preocupantemente baixos de satisfação com a democracia e com o Governo durante a troika, tem havido uma recuperação notável que, aliás, começa em 2015 mesmo antes das eleições”, disse ao Público a politóloga Marina Costa Lobo, que considera que a satisfação com o Governo distingue Portugal “no contexto europeu”.

Em outro contexto, Portugal mantém-se num dos lugares mais baixos entre os 23 países analisados, no que diz respeito ao grau de satisfação com a vida.

Ao responder à pergunta “quão satisfeito com a sua vida, no seu conjunto, está hoje em dia?”, os portugueses são os terceiros menos satisfeitos, com uma nota de 6,38 numa escala de zero a dez.

Classificações piores são apenas dadas na Rússia (5,6) e Lituânia (6,1). O ESS mede diferentes variáveis em vários países europeus — satisfação com as instituições, abertura à imigração, sentimento de felicidade, por exemplo — a partir de um inquérito a 44.387 pessoas com mais de 15 anos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal o governo é diretamente e indiretamente responsável por 2/3 da economia e finanças nacionais (Portugal é dos países em que o estado mais intervém a nível económico e que as finanças das pessoas mais depende do estado) e os Portugueses estão satisfeitos com o Governo e não com a economia?
    Notasse que infelizmente a maioria dos Portugueses não sabem o que se passa nem como as coisas andam…
    Por esse motivo é que temos tido desde a muito tempo governos que apenas têm prejudicado a nação!

  2. O governo e os políticos são fantásticos!
    .
    Tiram selfies, vão à bola, ajudam os amigos. sorriem muito e são muito simpáticos, e tudo isso ajuda a mitigar as agruras da vida!
    .
    A dívida pública está a crescer mais que a economia, mas também já há informação de políticos vexados e sensíveis que andam à procura dos autores morais da insatisfação existencial.

RESPONDER

MP diz que Azeredo sabia desde o início do encobrimento de Tancos e deu aval

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes é suspeito de saber “desde o início” de todo o plano da Polícia Judiciária Militar (PJM) para recuperar o material roubado de Tancos, em junho de 2017, de …

Professores da Venezuela denunciam salários em atraso e despedimentos. "Vamos morrer à fome"

Dezenas de professores do ensino oficial venezuelano manifestaram-se esta quinta-feira em Caracas para pedir a demissão do ministro de Educação, Aristóbulo Istúriz, a quem responsabilizam pelo não pagamento de subsídios em atrasos e por …

A Casa de Papel já estreou. GNR está atenta e vai investigar

A série espanhola A Casa de Papel, distribuída e produzida pela Netflix, estreou a sua terceira parte esta sexta-feira. Em Portugal, os novos episódios estão disponíveis plataforma de streaming desde as oito da manhã. O grupo …

Incêndio em Aljezur no Algarve perto de "pontos sensíveis". Mais 200 operacionais combatem chamas

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde desta sexta-feira numa zona de mato em Monte Clérigo, concelho de Aljezur, no Algarve, está a lavrar com intensidade, “perto de alguns pontos sensíveis”, nomeadamente edificações dispersas, …

"Um Ferrari entre Fiats": Eis Ibrahimovic aos olhos de Ibrahimovic

O internacional sueco Zlatan Ibrahimovic falou esta semana sobre o nível dos seus rivais na principal liga de futebol dos Estados Unidos e do Canadá, a Major League Soccer (MLS), na qual representa o Los …

Grupo "ecoterrorista" revela planos para matar Jair Bolsonaro

Uma reportagem da revista brasileira Veja, publicada esta sexta-feira, revela os planos de um grupo "ecoterrorista" para matar o Presidente brasileiro.  O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, confirmou, esta sexta-feira, que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) …

Novos documentos. Donald Trump terá falado com Michael Cohen para silenciar Stormy Daniels

Documentos legais que acabam de ser divulgados reforçam ideia de que Donald Trump, ao contrário do que garante, participou em contactos com o advogado na altura em que este, durante a campanha presidencial, tratou dos …

Estação espacial chinesa cai hoje na Terra

Uma estação espacial chinesa está prestes a voltar à Terra. Esta sexta-feira, a Tiangong-2 deverá queimar durante uma reentrada controlada na atmosfera terrestre. Com um punhado de detritos, a estação deverá cair no Oceano Pacífico Sul …

Depois de os EUA sancionarem Ancara, Rússia está disponível para vender caças à Turquia

A Rússia anunciou estar disponível para vender a Ancara caças Sukhoi Su-35, aproveitando o crescente fosso entre os Estados Unidos (EUA) e a Turquia. A disponibilidade surgiu um dia depois de o Presidente Donald Trump ter …

Nova Lei de Bases da Saúde aprovada. PPP só na próxima legislatura

A maioria de esquerda aprovou esta quinta-feira uma nova Lei de Bases da Saúde, proposta pelo Governo socialista, em votação final global na Assembleia da República, contemplando o primado da gestão pública. As bancadas de PS, …