/

Portugal rescinde com Standard and Poor’s, que mantém ratings mas “não solicitado”

Travel Aficionado / Flickr

-

O Estado português vai deixar de pagar à agência internacional Standard & Poor’s para esta atribuir um rating à sua dívida pública. Numa nota hoje divulgada no seu site, a Standard and Poor’s explicou que vai “manter o seu ‘rating’ a Portugal numa base não solicitada”.

“Vamos continuar a avaliar Portugal numa base não solicitada, porque acreditamos que temos acesso a informação pública suficiente e de qualidade confiável para apoiar a nossa análise e vigilância e porque acreditamos que há um interesse significativo do mercado neste ‘rating’ não solicitado”, lê-se na nota da Standard and Poor’s.

A 17 de janeiro, a agência de notação financeira retirou a observação negativa do risco da dívida portuguesa (‘creditwatch’ negativo), mas manteve uma perspetiva negativa devido a riscos de instabilidade política e social, tendo mantido também o ‘rating’ atribuído, de ‘BB’.

Além de Portugal, há na zona euro 5 países – Alemanha, França, Bélgica, Itália, Holanda – que “não sentem necessidade” de contratar os serviços da S&P’s e têm ratings “não solicitados” da agência. Estados Unidos e Reino Unido estão na mesma situação.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.