Portugal na rota de redes criminosas internacionais. Lavagem de dinheiro duplicou em 6 meses

Portugal está a ser usado como rota pelas redes internacionais dedicadas à prática de burlas informáticas no estrangeiro. O crime de lavagem de dinheiro duplicou em seis meses.

De acordo com o Jornal de Notícias, Portugal entrou na rota das redes criminosas internacionais dedicadas à prática de burlas informáticas no estrangeiro.

Desde o início deste ano, a Polícia Judiciária (PJ) detetou a movimentação de pelo menos 15 milhões de euros – o dobro da quantia intercetada no ano passado. Assim, o crime de lavagem de dinheiro duplicou em apenas seis meses.

As redes criminosas internacionais atuam através da criação de empresas de fachada que são utilizadas para lavar os lucros obtidos pelos crimes. “As empresas são quase sempre sociedades unipessoais que não têm, após a constituição e abertura das contas, quaisquer atividades”, explicou a PJ à JN. Normalmente, são sediadas “em escritórios virtuais ou moradas falsas”. Já as contas são abertas em vários bancos, “por norma” uma em cada.

Segundo a PJ, as organizações usam Portugal como rota nos seus crimes devido à “facilidade de criação de empresas proporcionada pelo sistema Empresa na Hora”, que permite criar, num único momento, sociedades comerciais por quotas, unipessoais por quotas e anónimas. O balcão está em funcionamento há 15 anos.

Por outro lado, o Ministério da Justiça rejeita esta hipótese. “O Ministério da Justiça desconhece a relação causal entre o balcão “Empresa na Hora”, que existe desde 2005 e não dispensa ato presencial, e o crime organizado”, sublinhou a tutela, em resposta ao JN.

Segundo o mesmo jornal, esta “vantagem competitiva de Portugal” está a ser “aproveitada” por associações criminosas da Europa do Leste ou da África subsariana para lavar dinheiro obtido com burlas informáticas sobre residentes nos Estados Unidos, França e Itália.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …