Portugal passa de sexto para quinto país da UE com mais novos casos diários

Nos últimos sete dias, Portugal teve uma média diária de 229 casos por milhão de habitantes e é agora o quinto país da União Europeia com mais novos casos de infeção.

Portugal passou esta semana de sexto para quinto país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2, com uma média diária de 229 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o site Our World in Data.

A média diária em Portugal aumentou ligeiramente dos 225 casos verificados na semana passada. Entre os países da União Europeia (UE), Chipre tem a maior média diária, com 465 casos, seguido da Irlanda (355), de Espanha (322) e da Grécia (314).

A média da União Europeia neste indicador desceu de 154 para 132, enquanto a média mundial subiu de 80 para 81.

Os países com médias diárias de novos casos mais baixas continuam a encontrar-se a leste: Polónia, com cinco casos, Hungria (seis), Eslováquia (13), Roménia (12) e República Checa (18).

Apesar de já não fazer parte da UE, o Reino Unido encontra-se entre os países europeus com os números mais elevados e uma média de novos casos a sete dias de 419 por milhão de habitantes.

No mundo, os países com mais de um milhão de habitantes com médias diárias de novos casos mais altas são a Geórgia (1.206), Botswana (862), Cuba (750), Israel (642) e Malásia (628).

Quanto à média de mortes diárias por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal passa de terceiro para quinto país da UE neste indicador, com uma média de 1,33, descendo ligeiramente de 1,37 na passada segunda-feira.

Chipre (2,41) e Grécia (1,96) estão no topo desta lista, seguidos da Bulgária (1,83) e Espanha (1,42) com a média da União Europeia em 0,52 e a mundial em 1,24.

A nível mundial, pior no indicador de média diária de mortes por milhão de habitantes estão o Botswana (16,3), Geórgia (11,5), Tunísia (10,8), Malásia (7,8) e Cuba (7,4).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …