Morreu jovem de 19 anos vítima de covid-19. Portugal com mais 4.413 casos e 88 óbitos

Tiago Petinga / Pool / Lusa

Portugal contabiliza hoje mais 88 mortes relacionadas com a covid-19 eP de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 5.461 mortes e 344.700 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 70.786, menos 480 em relação a sexta-feira.

Relativamente aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da DGS revela que estão internadas 3.093 pessoas, menos 137 do que no dia anterior, dos quais 503 em cuidados intensivos, menos quatro.

As autoridades de saúde têm em vigilância 73.977 contactos, menos 917 relativamente a sexta-feira, mostram os dados, que apontam para mais 4.805 doentes recuperados. Desde o início da epidemia em Portugal, em março, já recuperaram 268.453 pessoas.

Das 88 mortes registadas nas últimas 24 horas, 38 ocorreram na região Norte, 26 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 21 na região Centro e três no Alentejo.

Contabiliza-se também o primeiro óbito de uma mulher no grupo etário de entre os dez e os 19 anos. A vítima mortal tinha 19 anos, era da região Norte e tinha graves patologias associadas, disse a DGS.

Segundo o boletim da DGS, a região Norte é a que regista o maior número de novas infeções por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas (2.078), totalizando 180.456 casos e 2.616 mortes desde março.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo foram notificados 1.347 novos casos, contabilizando-se até agora 111.982 casos de infeção e 1.889 mortes.

Na região Centro registaram-se mais 738 casos de covid-19, num total de 36.096 e 734 mortos desde março. Já no Alentejo, foram assinalados mais 130 casos, totalizando 7.743 casos e 141 mortos desde que começou a epidemia em Portugal. A região do Algarve tem hoje notificados 62 novos casos, somando 6.077 casos e 58 mortos.

Na Região Autónoma dos Açores foram registados 31 novos casos nas últimas 24 horas, somando 1.301 infeções detetadas e 20 mortos desde o início da pandemia. A Madeira registou 27 novos casos. Desde março, a região autónoma contabiliza 1.045 infeções e três óbitos.

Os casos confirmados distribuem-se por todas as faixas etárias, situando-se entre os 20 e os 59 anos o registo de maior número de infeções.

O novo coronavírus já infetou em Portugal pelo menos 154.947 homens e 189.620 mulheres, referem os dados da DGS, segundo os quais há 133 casos de sexo desconhecido, que se encontram sob investigação, uma vez que estes dados são fornecidos de forma automática.

Do total de vítimas mortais, 2.862 eram homens e 2.599 mulheres. O maior número de óbitos continua a concentrar-se nas pessoas com mais de 80 anos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Lei prevê serviço universal de Internet. Operadoras vão informar sobre “melhores preços” uma vez por ano

A proposta de lei das Comunicações Eletrónicas prevê a adoção de "medidas necessárias" para que os consumidores com baixos rendimentos tenham acesso ao serviço universal, o que pode passar pela designação de vários prestadores deste …

João Ferreira contra "bipolarização", apela ao voto dos descontentes em Lisboa

Esta segunda-feira, o candidato comunista à câmara de Lisboa, João Ferreira, salientou que "é importante não deixar o descontentamento aprisionado numa encenada bipolarização". O candidato da CDU à câmara de Lisboa, João Ferreira, apelou esta segunda-feira …

Expetativa era que Novo Banco usasse no máximo 1,5 milhões. Venda acelerada gerou perdas além do previsto

Sérgio Monteiro, consultor do Banco de Portugal para a venda do Novo Banco, revelou esta terça-feira que a "expectativa central" em 2017 era que o banco pedisse, no máximo, 1,5 mil milhões de euros ao …

TAP adia negociações para novos acordos até ao fim do ano

Os acordos de emergência previam que fosse dado início, no primeiro trimestre, ao processo negocial para a revisão dos instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho. No entanto, a TAP formalizou, junto do Governo, um pedido …

Vacinação terá evitado 140 mortes. Portugal pode atingir "zona vermelha" em 15 dias

Houve um "ligeiro crescimento" no número de novos casos de covid-19 em Portugal, mais notório nas crianças até aos 9 anos, com uma descida nos idosos. Este dado é um fruto da vacinação que terá …

Cientistas implantam (e apagam) memórias falsas nas mentes de voluntários

Uma equipa de cientistas alemães mostrou como memórias falsas podem ser facilmente implantadas e apagadas da mente de pessoas. As descobertas têm sérias implicações no sistema judicial. As memórias não são confiáveis, até porque o cérebro …

Deputada Cristina Rodrigues propõe que trabalhadores tenham direito a desligar

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues propôs alterações ao Código do Trabalho para estabelecer que os trabalhadores tenham direito a desligar e um acréscimo remuneratório para os profissionais em teletrabalho fazerem face ao aumento das …

FDA recomenda suspensão da vacina da Johnson & Jonhson após casos de coágulos

A Administração de Medicamentos e Alimentos (FDA) e o Centro para o Controlo de Doenças (CDC) dos Estados Unidos pediram uma pausa imediata no uso da vacina da Johnson & Johnson, depois de terem sido …

Reforma das Forças Armadas. Ministro recuou em dois pontos (o resto, é pouco mais do que "cosmética")

Os diplomas para a reforma do comando superior das Forças Armadas (FA) já seguiram para a Assembleia da República. João Gomes Cravinho recuou em dois pontos e atenuou outros. Fontes militares destacaram ao semanário Expresso …

Com 24 infetados, bastam nove para Moura passar a linha vermelha. "Forma de cálculo é vergonhosa"

O concelho de Moura tem 24 casos ativos. Bastam apenas nove infetados para que seja ultrapassada a linha vermelha estabelecida pelo Governo.  Álvaro Azedo, presidente da câmara de Moura, disse à TSF que a forma de …