/

Portugal prepara-se para o regresso dos seus jihadistas

20

(dr) Dabiq Magazine

As autoridades portuguesas estão a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do Estado Islâmico. Polícia e entidades de apoio social estão a receber formação para prevenir a radicalização nas famílias dos combatentes.

As autoriidades policiais e as entidades de apoio social estão a receber formação para lidar com os jihadistas que regressam ao país, acompanhados da sua família. Em Portugal, são sete os jihadistas que são alvo de investigação judicial e estão sujeitos a mandados de detenção internacional.

Como acontece em toda a Europa, a Polícia Judiciária tem promovido várias ações de prevenção e combate à radicalização extremista. Em outubro, a PJ realizou um encontro europeu que contou com a presença da Radicalisation Awarness Network (RAN), uma organização que apoia as autoridades europeias nos casos de terrorismo.

No evento estiveram também presentes 43 representantes de várias agências e serviços de países a União Europeia, a PSP, a GNR e o IAC, que ouviram os testemunhos tanto da organização como também de famílias de jihadistas.

Ao Diário de Notícias, uma fonte oficial da PJ explicou que “a RAN entende que as autoridades de aplicação da lei, as famílias e os profissionais que mais de perto lidam e trabalham com estruturas familiares podem ser parceiros importantes na prevenção da radicalização”.

A prevenção do envolvimento de crianças e jovens em atividades “desviantes e delituosas” em prol de uma sociedade segura foi uma das temáticas mais debatidas durante a reunião.

Paula Paçó, responsável pelo Projeto Rua do IAC, explicou que “embora, felizmente, radicalização ainda não seja uma palavra que faça parte do nosso vocabulário, é sempre bom aprender a detetar sinais dessa radicalização e refletir sobre o assunto”.

Em entrevista ao DN, António Nunes, presidente do Observatório para a Segurança, Terrorismo e Criminalidade Organizada (OSCOT) afirma que “um dos principais instrumentos de combate ao jihadismo na Europa é a integração“.

É neste sentido que defende que as famílias são o alvo prioritário na inserção social, devendo ser acompanhadas para que sejam prevenidos novos casos de radicalização.

Os Assuntos Internos e Migrações da Comissão Europeia explicam que “impedir a radicalização e o recrutamento é uma prioridade na prevenção de ataques terroristas“.

ZAP //

20 Comments

  1. Eu, se fosse o ZAP, abstinha-me de publicar estas noticias sensacionalistas de mer**.
    Mas ok, só leio se quiser… no entanto, não pedi para as receber. Não há nada melhor para publicar…??!!

    • E você não tem nada melhor que fazer do que escrever comentários néscios?
      A notícia tem fundamento ou não? A notícia é relevante para a maioria dos leitores ou não? — isto é que é o critério que interessa para decidir se a notícia deve ou não ser publicada

      • E tem? E é? Qual é o seu critério afinal? É que não basta criticar os que criticam. Se tem alguma coisa para dizer diga, não fique pela critica.

  2. Insercao social… este pais esta mesmo mal.

    Era logo Prisao perpetua!!!! Ou pena de morte.

    Este pais esta a ficar um pais de cornos mansos…

    • As famílias! Não os jihadistas, mas as famílias! Ou acha que uma vez jihadistas TODOS os da fmília também o são? Tenha juízo!

  3. Alguém me consegue justificar porque é que estão a permitir a entrada destes criminosos aqui em Portugal? Eu sei que está a acontecer o mesmo por toda a Europa, mas não consigo arranjar justificação minimamente plausível, a não ser que está nos planos do governo “sombra” acabar com a paz e a prosperidade que caracteriza a vida nos países de cultura judaico-cristã.

    • Será que não percebeu que os estão a “deixar” entrar para lhes deitar a mão? Eles não podem ser presos na Síria (ou lá onde estiveram ou estão) mas podem fazê-lo aqui ou em vários países. Burros serão eles se voltarem cá… Mais tarde ou mais cedo vão de cana…

  4. E importante que as autoridades prendam de imediato esta gente.
    É que a alternativa VAI implicar o fim do Turismo…e o início de muita coisa nesta Paz de Terra…

  5. Esses indivíduos que quiseram integrar os ideais jihadistas, cujas razões desconhecemos, mas cujo regresso ao nosso país (e de acordo com os exemplos que têm acontecido pelo mundo, principalmente na Europa) implica grande preocupação, desconfiança e medo, deveriam ser sujeitos a um controlo (através de análises psiquiátricas, pulseira eletrónica ou outro) isto para PREVENIR possíveis ataques bombistas, atropelamentos, etc.. Aprendamos com o excesso de confiança em países vizinhos, onde morreram pessoas inocentes. O sucesso está em prevenir não em remediar.

    • Eu acho que eles deveriam ser imediatamente presos assim que entrassem em território português. Era o que mais faltava! Cometeram crimes diretamente ou foram cúmplices e solidários com muitas mortes e crimes não apenas em cenário de guerra mas igualmente em ações terroristas.

  6. Que tal serem recebidos pelos adeptos Hammer skin? Proponho uma tregua com a extrema direita e uma cessao de esclarecimento psico no seio dos seus quadros. Mas ainda vamos ter de suportar as despesas desses infames traidores á patria? Esta tudo doido? Volta Salazar.

  7. O Bloco de Esquerda já tem preparado uma grande recepção e boletins de inscrição, para esses “valentes combatentes” contra o capitalismo americano.

    • Já que optaram por não publicar o meu comentário a esta ofensa, (estão no vosso direito) façam o favor de retirar este disparate monstruoso deste “senhor” carlos. Está insinuar que o BE é, ou uma organização terrorista ou as apoia. É preciso estar atento a estas difamações inaceitáveis. Vindas de gente ignorante ou não! Façam o favor de ler os pontos 6 e 7 do vosso Estatuto Editorial.

      • Caro leitor,
        Parece estar a fazer uma pequena confusão, ou a achar que nós a fazemos.
        O facto de o ZAP assumir a sua imparcialidade nas notícias que publica, não implica que os nossos leitores tenham que o fazer nos seus comentários – desde que o façam sem recorrer ao insulto.
        O leitor Carlos exprimiu a sua opinião – correcta ou não – de forma civilizada e sem recorrer ao insulto. É a opinião do leitor Carlos. Compete a quem se sentir caluniado, accionar os mecanismo legais para processar o leitor pela expressão da sua opinião.
        Pelo contrário, o seu comentário anterior manifestou a sua opinião recorrendo a nada menos que três insultos – razão pela qual não foi publicado.
        Portanto, agradecemos a sua chamada de atenção, mas não vemos razão nenhuma para remover o comentário do leitor Carlos.
        A não ser que nos consiga explicar porque é que a opinião do leitor Carlos deve ser proibida no ZAP, mas as opiniões, correctas/caluniosas ou não, dos leitores que criticam a Igreja, actuais ou anteriores governantes, Bruno de Carvalho ou outro qualquer dirigente desportivo (para só falar de casos recentes), devem ser publicadas.

  8. Para quem não percebeu, eles irão ser de facto presos (diz na notícia que têm mandato internacional) a integração será para as famílias (que pessoalmente não acho que servirá de muito mas espero estar enganada)

  9. Não percebo porque é que os jihadistas estão de volta, mas cuidado! Arrependidos eles não devem estar! E por muito “mansos” que se apresentem não acreditem!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.