Portugal à porta do top 10 no ranking dos salários mínimos mais elevados

presidenciaperu / Flickr

O presidente da França, Emmanuel Macron

Emmanuel Macron lançou o debate sobre a criação de um salário mínimo europeu. Portugal está em 12.º lugar no ranking dos salários mínimos mais elevados.

O Presidente francês Emmanuel Macron publicou recentemente um artigo de opinião no qual defende a criação de um salário mínimo europeu, discutido anualmente todos os anos por todos os países da União Europeia (UE).

Esta medida defendida por Macron integra um conjunto de propostas como resposta aos nacionalismos. Essa lista inclui, além do salário mínimo europeu, a criação de uma agência europeia para a proteção de democracias, com o objetivo de evitar a ingerência de Estados estrangeiros nas eleições dos países da UE, adianta o Observador.

Já no setor da imigração, o Presidente francês quer a criação de um serviço europeu de asilo. Por sua vez, no ambiente, defende a criação de um Banco Europeu para o Clima que financie a transição energética rumo ao carbono zero em 2050.

No entanto, é o salário mínimo europeu que atrai mais atenções. Sem se adiantar muito, Macron diz que esta medida tem como objetivo criar “um escudo social que garanta a mesma remuneração no mesmo local de trabalho e um salário mínimo europeu, adaptado a cada país e discutido coletivamente a cada ano“.

No ranking de países da União Europeia, Portugal surge em 12º lugar, muito perto do top 10, no que toca aos salários mínimos mais elevados. Foram os aumentos levados nos últimos anos que fizeram Portugal estabelecer-se nesta posição, nomeadamente os 700 euros aprovados para este ano – valor oficial para efeitos estatísticos, devido ao pagamento de 14 meses.

O Luxemburgo lidera o ranking, com 2071,10 euros de salário mínimo, seguido pela Irlanda, com 1656,20 euros, e a Holanda, com 1615 euros. Espanha surge no 9.º lugar, com os recém-aprovados 1050 euros. No último lugar do top 10 está a Eslovénia, com 886,6 euros, seguida de Malta e, finalmente, Portugal.

Contudo, a medida que Macron quer implantar pode não ser uma tarefa assim tão fácil de conseguir, devido aos mecanismos de regulação de cada país. Como explica o Observador, em certos Estados da UE não está definido um salário mínimo e, nos países em que existe esse mecanismo, o modo de cálculo e de negociação com as entidades patronais difere de país para país.

Na Irlanda, por exemplo, o salário mínimo difere nas diferentes faixas etárias. Já em França ou no Reino Unido, os aumentos são decididos por comissões de especialistas e são universais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Salário mínimo??Macron deveria se preocupar mais em criar mais empregos ..Isso,sim..
    Infelizmente na europa , para a maioria de jovens que querem um trabalho, o salário mínimo é antes de tudo um obstáculo para o primeiro emprego.

RESPONDER

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …