Portugal perde na Rússia por 1-0 em jogo particular

Nani, Russia vs Portugal

A seleção portuguesa de futebol, com um golo sofrido já perto do final, foi hoje derrotada pela Rússia, por 1-0, num jogo marcado por quatro estreias e alguma falta de capacidade da formação de Fernando Santos.

Em Krasnodar, aos 89 minutos, o médio Shirokov marcou o único tento da partida, com um remate já dentro da área, e garantiu à seleção russa uma vitória justa sobre Portugal, que passou grande parte da partida remetido à sua defesa e com muitas dificuldades em conseguir chegar à baliza adversária.

Mesmo sem as suas principais figuras, incluindo Cristiano Ronaldo, a seleção lusa podia e devia ter feito mais no Estádio Kuban e só não sofreu um desaire mais expressivo devido à excelente exibição do guarda-redes Rui Patrício, sobretudo na primeira parte.

O jogo em Krasnodar acabou por resultar na quarta derrota da ‘era’ Fernando Santos, todas em particulares, depois de França (2-1 em Paris e 1-0 em Lisboa) e Cabo Verde (2-0 no Estoril).

Portugal continua sem vencer na Rússia (três derrotas e um empate) e também sem marcar qualquer golo sempre que se desloca a esse país.

Como já era esperado, a pouco mais de seis meses da fase final do Europeu de França, Fernando Santos testou algumas soluções, tendo avançado com as estreias de Gonçalo Guedes, que foi titular, Rúben Neves, Lucas João e Ricardo Pereira.

O meio-campo também apareceu renovado, com William Carvalho, André André e João Mário, enquanto a defesa acabou por ser o setor mais ‘rodado’, com Pepe e Bruno Alves no centro e Cedric e Eliseu nas alas.

Na frente, passado dois anos de ausência, Nélson Oliveira voltou a vestir a camisola das ‘quinas’, mas nos 72 minutos que esteve em campo, pouca vezes conseguiu fugir à marcação dos defesas russos.

Praticamente no arranque da partida, Rui Patrício impediu Dzyuba de marcar e, instantes depois, viu o avançado do Zenit São Petersburgo acertar com estrondo na barra da baliza.

Portugal entrou em campo com muitas dificuldades na luta pelo meio-campo e, mesmo quando conseguia subir no terreno, os homens estiveram quase sempre desacertados, com Nani a ‘agarrar-se’ muito à bola e Gonçalo Guedes notoriamente ansioso com a estreia.

Depois de Patrício ter impedido novamente golo da Rússia, desta vez a remate de Shirokov, Portugal finalmente incomodou Akinfeev, perto do intervalo, com Gonçalo Guedes e depois João Mário a obrigarem o guardião russo a ‘sujar’ o equipamento, naquela que foi a melhor fase da seleção lusa em todo jogo.

Na segunda parte, Portugal aproximou ainda mais os seus blocos, dando pouco espaço aos jogadores russos, uma solução que acabou por tornar a equipa ainda mais inofensiva na frente. Exceção feita a um remate ‘venenoso’ de João Mário, aos 87 minutos.

Quando já era certo o ‘nulo’, Shirokov aproveitou alguma desconcentração da defesa portuguesa e bateu Rui Patrício, depois de uma excelente assistência de Dzyuba.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …

Espanha avança com novo prolongamento do estado de emergência. Contágios em Itália voltam a subir

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, avançou que dentro de quinze dias terá de voltar ao parlamento para prolongar o estado de emergência por mais duas semanas. Depois de afirmar que Espanha não terá ainda "posto fim …

Boris Johnson saiu dos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico saiu dos cuidados intensivos, avançou Downing Street. De acordo com o comunicado, Boris Johnson está "muito bem-disposto". Boris Johnson saiu esta tarde dos cuidados intensivos, segundo um comunicado de Downing Street. O primeiro-ministro …

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …