Portugal perde na Rússia por 1-0 em jogo particular

Nani, Russia vs Portugal

A seleção portuguesa de futebol, com um golo sofrido já perto do final, foi hoje derrotada pela Rússia, por 1-0, num jogo marcado por quatro estreias e alguma falta de capacidade da formação de Fernando Santos.

Em Krasnodar, aos 89 minutos, o médio Shirokov marcou o único tento da partida, com um remate já dentro da área, e garantiu à seleção russa uma vitória justa sobre Portugal, que passou grande parte da partida remetido à sua defesa e com muitas dificuldades em conseguir chegar à baliza adversária.

Mesmo sem as suas principais figuras, incluindo Cristiano Ronaldo, a seleção lusa podia e devia ter feito mais no Estádio Kuban e só não sofreu um desaire mais expressivo devido à excelente exibição do guarda-redes Rui Patrício, sobretudo na primeira parte.

O jogo em Krasnodar acabou por resultar na quarta derrota da ‘era’ Fernando Santos, todas em particulares, depois de França (2-1 em Paris e 1-0 em Lisboa) e Cabo Verde (2-0 no Estoril).

Portugal continua sem vencer na Rússia (três derrotas e um empate) e também sem marcar qualquer golo sempre que se desloca a esse país.

Como já era esperado, a pouco mais de seis meses da fase final do Europeu de França, Fernando Santos testou algumas soluções, tendo avançado com as estreias de Gonçalo Guedes, que foi titular, Rúben Neves, Lucas João e Ricardo Pereira.

O meio-campo também apareceu renovado, com William Carvalho, André André e João Mário, enquanto a defesa acabou por ser o setor mais ‘rodado’, com Pepe e Bruno Alves no centro e Cedric e Eliseu nas alas.

Na frente, passado dois anos de ausência, Nélson Oliveira voltou a vestir a camisola das ‘quinas’, mas nos 72 minutos que esteve em campo, pouca vezes conseguiu fugir à marcação dos defesas russos.

Praticamente no arranque da partida, Rui Patrício impediu Dzyuba de marcar e, instantes depois, viu o avançado do Zenit São Petersburgo acertar com estrondo na barra da baliza.

Portugal entrou em campo com muitas dificuldades na luta pelo meio-campo e, mesmo quando conseguia subir no terreno, os homens estiveram quase sempre desacertados, com Nani a ‘agarrar-se’ muito à bola e Gonçalo Guedes notoriamente ansioso com a estreia.

Depois de Patrício ter impedido novamente golo da Rússia, desta vez a remate de Shirokov, Portugal finalmente incomodou Akinfeev, perto do intervalo, com Gonçalo Guedes e depois João Mário a obrigarem o guardião russo a ‘sujar’ o equipamento, naquela que foi a melhor fase da seleção lusa em todo jogo.

Na segunda parte, Portugal aproximou ainda mais os seus blocos, dando pouco espaço aos jogadores russos, uma solução que acabou por tornar a equipa ainda mais inofensiva na frente. Exceção feita a um remate ‘venenoso’ de João Mário, aos 87 minutos.

Quando já era certo o ‘nulo’, Shirokov aproveitou alguma desconcentração da defesa portuguesa e bateu Rui Patrício, depois de uma excelente assistência de Dzyuba.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …