Portugal perde na Rússia por 1-0 em jogo particular

Nani, Russia vs Portugal

A seleção portuguesa de futebol, com um golo sofrido já perto do final, foi hoje derrotada pela Rússia, por 1-0, num jogo marcado por quatro estreias e alguma falta de capacidade da formação de Fernando Santos.

Em Krasnodar, aos 89 minutos, o médio Shirokov marcou o único tento da partida, com um remate já dentro da área, e garantiu à seleção russa uma vitória justa sobre Portugal, que passou grande parte da partida remetido à sua defesa e com muitas dificuldades em conseguir chegar à baliza adversária.

Mesmo sem as suas principais figuras, incluindo Cristiano Ronaldo, a seleção lusa podia e devia ter feito mais no Estádio Kuban e só não sofreu um desaire mais expressivo devido à excelente exibição do guarda-redes Rui Patrício, sobretudo na primeira parte.

O jogo em Krasnodar acabou por resultar na quarta derrota da ‘era’ Fernando Santos, todas em particulares, depois de França (2-1 em Paris e 1-0 em Lisboa) e Cabo Verde (2-0 no Estoril).

Portugal continua sem vencer na Rússia (três derrotas e um empate) e também sem marcar qualquer golo sempre que se desloca a esse país.

Como já era esperado, a pouco mais de seis meses da fase final do Europeu de França, Fernando Santos testou algumas soluções, tendo avançado com as estreias de Gonçalo Guedes, que foi titular, Rúben Neves, Lucas João e Ricardo Pereira.

O meio-campo também apareceu renovado, com William Carvalho, André André e João Mário, enquanto a defesa acabou por ser o setor mais ‘rodado’, com Pepe e Bruno Alves no centro e Cedric e Eliseu nas alas.

Na frente, passado dois anos de ausência, Nélson Oliveira voltou a vestir a camisola das ‘quinas’, mas nos 72 minutos que esteve em campo, pouca vezes conseguiu fugir à marcação dos defesas russos.

Praticamente no arranque da partida, Rui Patrício impediu Dzyuba de marcar e, instantes depois, viu o avançado do Zenit São Petersburgo acertar com estrondo na barra da baliza.

Portugal entrou em campo com muitas dificuldades na luta pelo meio-campo e, mesmo quando conseguia subir no terreno, os homens estiveram quase sempre desacertados, com Nani a ‘agarrar-se’ muito à bola e Gonçalo Guedes notoriamente ansioso com a estreia.

Depois de Patrício ter impedido novamente golo da Rússia, desta vez a remate de Shirokov, Portugal finalmente incomodou Akinfeev, perto do intervalo, com Gonçalo Guedes e depois João Mário a obrigarem o guardião russo a ‘sujar’ o equipamento, naquela que foi a melhor fase da seleção lusa em todo jogo.

Na segunda parte, Portugal aproximou ainda mais os seus blocos, dando pouco espaço aos jogadores russos, uma solução que acabou por tornar a equipa ainda mais inofensiva na frente. Exceção feita a um remate ‘venenoso’ de João Mário, aos 87 minutos.

Quando já era certo o ‘nulo’, Shirokov aproveitou alguma desconcentração da defesa portuguesa e bateu Rui Patrício, depois de uma excelente assistência de Dzyuba.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …