Portugal já terá passado o pico do surto de covid-19

Robin Van Lonkhuijsen / EPA

Projeções matemáticas sugerem que Portugal poderá já ter passado o pico da pandemia de covid-19. O número de casos confirmados é mais baixo do que as previsões de muitos especialistas.

Há uma forte possibilidade de Portugal já ter passado o pico do surto de covid-19. A previsão é lançada de acordo com os modelos matemáticos do engenheiro geográfico Carlos Antunes. O número de casos positivos em Portugal está abaixo das expectativas, tantos das autoridades como de vários epidemiologistas.

Já passámos o pico. Ao contrário do que estávamos a calcular em algumas metodologias, o pico terá ocorrido a 31 de março/1 de abril. Porque o número de casos está efetivamente a diminuir”, disse o engenheiro à Rádio Renascença.

As projeções dos modelos matemáticos são feitas para os cinco ou dez dias seguintes e podem fornecer uma boa base às autoridades de saúde sobre como agir.

“Consegui arranjar um conjunto de critérios que me determinaram com algum rigor esse pico. Eu preciso de, inicialmente, definir a aceleração do número de casos diários e o período do pico. Ao definir isso, eu tenho a curva mais ou menos ajustada. E depois é ir ajustando”, explica Carlos Antunes.

Para melhorar o grau de certeza destas previsões é necessário fazer mais testes à população, de forma a perceber realmente o número de pessoas infetadas.

“Dos 87 mil casos já testados, só cerca de 13,4% foram confirmados. Setenta e tal mil não foram confirmados, mas podem existir muitos desses não confirmados em que a carga viral é tão baixa que o teste não conseguiu identificar”, salientou o especialista.

Na segunda-feira, o número de mortes em Portugal relacionadas com a covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos confirmados são agora de 11.730.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …

"Resolvia metade dos problemas sociais". PCP critica verba para o Novo Banco

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) disse este domingo que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para “resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem”. “Tantas vezes nos …

Schumacher "está numa fase difícil", revela antigo colega do piloto

Michael Schumacher "está numa fase difícil", disse este domingo Felipe Massa, que foi colega do piloto alemão na Ferrari, em 2006. "Sei como está, tenho informações. A minha relação com [Michael Schumacher] sempre foi muito próxima. …

Centeno deixa na gaveta reforma que tira poder ao governador do BdP

O ministro das Finanças, Mário Centeno, deixou na gaveta uma reforma da supervisão financeira que retirava poder ao governador do Banco de Portugal (BdP), avança este domingo o jornal Expresso. Em causa está uma reforma …

Um supercomputador culpou a nossa espécie por aniquilar os neandertais

De acordo com modelos desenvolvidos num supercomputador, a extinção dos neandertais não foi causada por mudanças repentinas no clima glacial nem por cruzamentos com o Homo sapiens. Os neandertais viveram na Eurásia durante, pelo menos, 300.00 …

Liverpool-Atlético levou a 41 mortes por covid-19, revela estudo

Um estudo publicado pelo jornal Sunday Times conclui que o jogo da Liga dos Campeões de futebol entre Liverpool e Atlético de Madrid, em 11 de março, levou a 41 mortes por infeção de covid-19. O …