/

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

4

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido (dta.), com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa sobre a epidemia Covid-19

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos confirmados são agora de 11.730.

O boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde revelado nesta segunda-feira continua a confirmar o que parece ser um crescimento mais lento do número de novos casos de infectados por coronavírus em Portugal.

No total, os casos confirmados são agora de 11.730, sendo que a maior prevalência continua a ser na região norte, com 6706 casos, seguindo-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 3070 casos. No total, são mais 452 casos relativamente a domingo, o que constitui uma subida de apenas 4%, uma das mais baixas desde o início do surto.

O número de mortos atingiu os 311, ou seja, mais 16 relativamente aos dados divulgados no domingo.

Quanto aos pacientes recuperados, quase duplicaram, passando de 75, conforme o boletim de domingo, para os 140.

Desde 1 de Março, foram realizados 110 mil testes

Na abertura da conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, avançou que “Portugal continua a aumentar o número de testes“. O governante salienta que desde 1 de Março, foram realizados cerca de 110 mil testes de diagnóstico, esclarecendo que há uma capacidade para fazer 11 mil testes por dia, 7 mil no público e 4 mil no privado.

“Portugal tem uma testagem de cerca de 10.500 amostras processadas por milhão de habitantes, o que está em linha ou até acima de países como Suécia, Dinamarca e não muito longe de Itália”, salientou Lacerda Sales.

Neste domingo, chegaram 144 ventiladores a Portugal que vão ser distribuídos pelos hospitais de todo o país. No decurso da semana, vão chegar mais 500 ventiladores e depois da Páscoa, mais 500, como foi revelado na conferência de imprensa.

Quanto ao uso de máscaras, a directora-geral de Saúde, Graça Freitas, frisou que Portugal continua “alinhado” com “as recomendações da Organização Mundial de Saúde” e do Centro Europeu de Doenças Transmissíveis.

ZAP //

4 Comments

  1. Boa tarde,

    A situação está a melhorar, é factual, estamos a conseguir conter o vírus, estou muito agradado com a atuação do governo, em particular da Senhora Ministra que está a fazer um bom trabalho, empenhada,e determinada, está-se a fazer tudo o que é possível, se Deus quiser dentro de pouco tempo tudo voltará à normalidade.Obrigado

    • Bom trabalho estão a fazer os portugueses ao ficar em casa. Quanto ao resto só vejo disparates.
      A ministra e a tonta da dgs vêm sempre dizer que não se devem usar máscaras. Isso é um erro e toda a gente sabe que as máscaras devem ser usadas. O problema é que Portugal não as tem. E deste modo as poucas que tem quer guardá-las para o sns. Diziam-no e o povo compreendia. Agora mentir, sempre ouvi dizer que é feio.
      Depois a questão dos testes. Nós não temos testes suficientes. Há pessoas que estão a sair da COVID 19 e que deveriam fazer um teste final e não fazem, porque simplesmente não há testes.
      Depois a questão dos lares. O governo não previu como lidar com estas instituições e aos poucos estamos a ver situações críticas em muitos deles.
      Reorientação do tecido empresarial para combater a crise – Perdemos semanas. O Governo apelou tarde às empresas e deste modo a resposta também já não virá cedo.
      Layoff e medidas de apoio às empresas – Um profundo disparate, tudo mal feito, tudo remendado de dia para dia.
      Empréstimos às empresas – Um escândalo total. Então os bancos vão buscar dinheiro a -0,7% e depois emprestam entre 1% e 3% de spread?!!! Sabendo-se que o próprio estado garante 80 a 90% do montante emprestado?!?!! Isto é um roubo e um autêntico escândalo.

      O governo tem andado perdido, não tem qualquer capacidade de resposta e a haver algum resultado positivo deve-se sim aos portugueses que são responsáveis e acataram livremente em promover o isolamento e o distanciamento social

    • Deves comer muitos gelados com a testa!!! Desde quando a ministra esta a fazer um bom trabalho?? É raro a mulher saber o que fala… é engraçado que o numero de recuperados é muitos inferior ao número de mortos… não sei onde vão buscar estes números mas alguma coisa não bate certo…. continuando desde quando um ministro consegue fazer alguma coisa de jeito em Portugal????
      Este povo so quando bater com o nariz no chão é que se apercebe que realmente caiu… até lá continuam a acreditar que estão a voar.

  2. Boa tarde,

    Eu apenas referi que vejo empenho e determinação por parte do ministério da saúde, da Sra. Ministra e do governo, eu próprio confesso já critiquei o governo noutras situações, mas é um facto que se está a conter a propagação do vírus,respeito a opinião de quem discorda,somos um país democrático as pessoas têm direito à sua opinião.Com todo o respeito,boa tarde

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.