311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido (dta.), com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa sobre a epidemia Covid-19

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos confirmados são agora de 11.730.

O boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde revelado nesta segunda-feira continua a confirmar o que parece ser um crescimento mais lento do número de novos casos de infectados por coronavírus em Portugal.

No total, os casos confirmados são agora de 11.730, sendo que a maior prevalência continua a ser na região norte, com 6706 casos, seguindo-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 3070 casos. No total, são mais 452 casos relativamente a domingo, o que constitui uma subida de apenas 4%, uma das mais baixas desde o início do surto.

O número de mortos atingiu os 311, ou seja, mais 16 relativamente aos dados divulgados no domingo.

Quanto aos pacientes recuperados, quase duplicaram, passando de 75, conforme o boletim de domingo, para os 140.

Desde 1 de Março, foram realizados 110 mil testes

Na abertura da conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, avançou que “Portugal continua a aumentar o número de testes“. O governante salienta que desde 1 de Março, foram realizados cerca de 110 mil testes de diagnóstico, esclarecendo que há uma capacidade para fazer 11 mil testes por dia, 7 mil no público e 4 mil no privado.

“Portugal tem uma testagem de cerca de 10.500 amostras processadas por milhão de habitantes, o que está em linha ou até acima de países como Suécia, Dinamarca e não muito longe de Itália”, salientou Lacerda Sales.

Neste domingo, chegaram 144 ventiladores a Portugal que vão ser distribuídos pelos hospitais de todo o país. No decurso da semana, vão chegar mais 500 ventiladores e depois da Páscoa, mais 500, como foi revelado na conferência de imprensa.

Quanto ao uso de máscaras, a directora-geral de Saúde, Graça Freitas, frisou que Portugal continua “alinhado” com “as recomendações da Organização Mundial de Saúde” e do Centro Europeu de Doenças Transmissíveis.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,

    A situação está a melhorar, é factual, estamos a conseguir conter o vírus, estou muito agradado com a atuação do governo, em particular da Senhora Ministra que está a fazer um bom trabalho, empenhada,e determinada, está-se a fazer tudo o que é possível, se Deus quiser dentro de pouco tempo tudo voltará à normalidade.Obrigado

    • Bom trabalho estão a fazer os portugueses ao ficar em casa. Quanto ao resto só vejo disparates.
      A ministra e a tonta da dgs vêm sempre dizer que não se devem usar máscaras. Isso é um erro e toda a gente sabe que as máscaras devem ser usadas. O problema é que Portugal não as tem. E deste modo as poucas que tem quer guardá-las para o sns. Diziam-no e o povo compreendia. Agora mentir, sempre ouvi dizer que é feio.
      Depois a questão dos testes. Nós não temos testes suficientes. Há pessoas que estão a sair da COVID 19 e que deveriam fazer um teste final e não fazem, porque simplesmente não há testes.
      Depois a questão dos lares. O governo não previu como lidar com estas instituições e aos poucos estamos a ver situações críticas em muitos deles.
      Reorientação do tecido empresarial para combater a crise – Perdemos semanas. O Governo apelou tarde às empresas e deste modo a resposta também já não virá cedo.
      Layoff e medidas de apoio às empresas – Um profundo disparate, tudo mal feito, tudo remendado de dia para dia.
      Empréstimos às empresas – Um escândalo total. Então os bancos vão buscar dinheiro a -0,7% e depois emprestam entre 1% e 3% de spread?!!! Sabendo-se que o próprio estado garante 80 a 90% do montante emprestado?!?!! Isto é um roubo e um autêntico escândalo.

      O governo tem andado perdido, não tem qualquer capacidade de resposta e a haver algum resultado positivo deve-se sim aos portugueses que são responsáveis e acataram livremente em promover o isolamento e o distanciamento social

    • Deves comer muitos gelados com a testa!!! Desde quando a ministra esta a fazer um bom trabalho?? É raro a mulher saber o que fala… é engraçado que o numero de recuperados é muitos inferior ao número de mortos… não sei onde vão buscar estes números mas alguma coisa não bate certo…. continuando desde quando um ministro consegue fazer alguma coisa de jeito em Portugal????
      Este povo so quando bater com o nariz no chão é que se apercebe que realmente caiu… até lá continuam a acreditar que estão a voar.

  2. Boa tarde,

    Eu apenas referi que vejo empenho e determinação por parte do ministério da saúde, da Sra. Ministra e do governo, eu próprio confesso já critiquei o governo noutras situações, mas é um facto que se está a conter a propagação do vírus,respeito a opinião de quem discorda,somos um país democrático as pessoas têm direito à sua opinião.Com todo o respeito,boa tarde

RESPONDER

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …