/

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

1

Bendoni communication / Wikimedia

O super-agente Jorge Mendes

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol.

Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de Notícias.

Ao todo, os clubes portugueses pagaram 41,6 milhões de euros a agentes num total de 41 transferências internacionais. No pódio segue-se depois a Alemanha (29,4 milhões de euros) e a a França (28,2 milhões de euros).

De acordo com o relatório da FIFA, Itália (26,2 milhões) e Holanda (23 milhões) ocupam, respetivamente, o quarto e quinto lugar no que toca a transferências.

A venda de João Félix, que saiu este verão do Benfica para o Atlético de Madrid por 120 milhões de euros, contribuiu em grande parte para este lugar de Portugal, uma vez que o seu agente, Jorge Mendes, arrecadou 10% do valor da transferência (12 milhões).

O superagente, recorda ainda o matutino, esteve também envolvido nas vendas do ex-Benfica Raúl Jiménez – que saiu deixou a Luz para rumar ao Wolverhampton -, e foi parceiro na venda de Thierry Correia, que saiu Sporting para o Valência.

Militão protagonizou outra venda avultada: saiu do FC Porto para o Real Madrid por 50 milhões de euros, negócio intermediado pelo agente brasileiro Guiliano Bertolucci.

ZAP //

1 Comment

  1. E quanto pagaram de impostos?!
    Ah, claro… esses ficam para a carneirada que segue o futebol como religião pagar… e os outros também!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.