Portugal não vai acabar com a mudança da hora

O primeiro-ministro defendeu que Portugal deve manter o atual regime bi-horário e ter uma hora de verão e uma hora de inverno. “Não vejo razão para que se contrarie a ciência”, considerou António Costa.

Questionado, em entrevista à TVI, qual a posição do Governo português sobre a discussão no âmbito da União Europeia sobre este tema, António Costa salientou o que, até agora, foi expresso pela “entidade competente”, o Observatório Astronómico de Lisboa.

“O que foi expresso até ao momento é o entendimento de que em Portugal devemos manter este regime bi-horário, com hora de verão e hora de inverno. Não vejo razão para que se contrarie a ciência e se faça algo de forma discricionária”, afirmou.

António Costa salientou não ser “nem contra, nem a favor” do fim da mudança da hora, mas considerou que “há matérias sobre as quais não vale a pena ter doutrinas políticas”.

“Vale a pena seguir o que é a informação da ciência. Se a ciência entende que o regime horário mais adequado é este, quem sou eu para dizer o contrário?”, afirmou.

Recentemente, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha defendido que a União Europeia tem assuntos mais importantes a resolver do que a questão da mudança da hora, sobre a qual não quis revelar já a sua posição.

No final de agosto, o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, anunciou que esta instituição vai propor formalmente o fim da mudança de hora na União Europeia, depois de um inquérito não vinculativo feito a nível comunitário, segundo o qual mais de 80% dos inquiridos disseram preferir manter sempre o mesmo horário.

Já em setembro, Juncker defendeu a supressão da mudança da hora, responsabilizando cada Estado-membro por escolher o horário de inverno ou de verão no seu último discurso sobre o Estado da União. “Em maio de 2019 [data das eleições europeias], os europeus não vão aplaudir-nos se continuarmos a mudar a hora duas vezes por ano”, disse.

“A mudança de hora deve ser suprimida. Os Estados-membros devem decidir por si próprios se querem que os cidadãos vivam no horário de verão ou no de inverno”, disse.

A ser formalizada, a proposta da comissão terá de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e depois pelo Conselho Europeu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

49 COMENTÁRIOS

  1. Ó Costa, não és tu que deves decidir, a maioria dos portugueses manifestaram a sua vontade de se manterem no horário de Verão, ok? Como chefe de governo, deves honrar quem te meteu no poleiro, ok?

        • Os portugueses não fazem dos 80% DOS EUROPEUS que votaram!
          De sentimento anti-Costa primário passamos a defesa acérrima do “socialismo”?

          • 80% do europeus votaram?!!
            Quando foi isso?!
            Na ultima votação, votaram “apenas” 4,6 milhões de europeus – portanto, está bem longe dos 80% dos 510 milhões de habitantes da UE!…

            • A votação foi pública (e publicitada) durante bastante tempo, não votou quem não quis, da mesma forma que existe a abstenção e depois toda a gente crítica e dá a sua opinião…

              Segundo, da mesma forma que o Sr. Costa não foi escolhido por uma maioria sente que deve continuar com uma atitude coerente e decidir pela minoria e vontade própria…

    • Vai pentear macacos. Por essa ordem de ideias então o Costa não pode fazer nada sem referendar primeiro. Puseram-no lá, agora levem com ele!
      E se lhe apetece mudar a hora muda e tu levas com a mudança de hora e calas-te!
      Para a próxima pensa duas vezes no macaco em que votas. Porque quando o macaco chega ao ramo mais alto vai-te cagar em cima.

  2. …lá vem a m***a da Ditadura !!! quem é que o Costa julga que é, para decidir isto com base na Ciência ?? e quando passamos a ter mudança de hora também foi com base na Ciência… não Costa !!! foi com base nos problemas Economicos !!! agora mais uma vez o Costa vai “engolir o sapo” !!! porque, se os outros Países Europeus deixarem de mudar a hora, vocês vão ver se nós não deixamos também… lol…lol… ó Costa meu amigo, vá dar banho ao cãozinho… lol…lol,..

  3. Concordo plenamente com a manutenção do horário de Verão todo o ano. Considero muito melhor acordar se for preciso ainda quase de noite mas aos poucos a partir das 7,30h da manhã ver o dia a clarear do que estar sentado a trabalhar e ver a noite surgir a partir das 5h da tarde. Acho deprimente…

    • Pois, certíssimo, e isso é o que diz também muitíssima gente!
      No que me toca, penso exactamente da mesma maneira. Aliás, isso foi o que disse a maioria das pessoas que expressou a sua opinião no inquérito da CE.
      Nas cidades onde o nevoeiro é intenso, parece que começa a anoitecer ainda bastante antes das 17:00.
      O Costa usa o argumento mais patético que existe para este caso. A ciência??? Mas qual ciência??? Para que serve a “ciência” se o que se trata é de saber o que as pessoas preferem e o que as faz sentir melhor. A melhor ciência neste acaso é ouvir as próprias pessoas, e foi isso que a CE fez.
      E já agora, a ciência não é o tal fulano que falou, convém não confundir as coisas. Eu sou cientista e a minha opinião é pela manutenção da hora de verão todo o ano.
      Já agora, o pseudo porta-voz da ciência usou argumentos da fisiologia e da bioquímica do organismo. Mas o que percebe esse fulano, que penso ter formação em física, de fisiologia e bioquímica? Provavelmente menos que alguém que perca 2 minutos a ler a wikipédia… pelos menos a julgar pelas asneiras que se ouviram…

    • É deprimente porque é Inverno e os dias são mais curtos do que as noites: 9 horas de dia e 15 horas de noite. Além disso, o céu está quase sempre encoberto e chove a rodos. A partir do Natal os dias começam a crescer e as tardes a aumentarem. É deprimente é no final de Março, quando entra a hora de Verão, ter de voltar a acordar de noite escura, como se regredissemos ao Inverno, e jantar antes do sol pôr, de um dia para o outro, como se tivessemos viajado para outro planeta. Isso sim, é que é verdadeiramente doentio.

  4. Só comentários burros. Costa fez muito bem. A mudança de hora foi concebida para economizar energia. Mudar, só se for para dar mais dinheiro ao Mexia.

    • Mas qual economizar energia? Era pra poupar na cera das velas!!!!O Benjamin Franklin sugeriu isso na frança em 1700 e troca o passo!!! AHAHAHAHAH!!!!
      Poupar energia elétrica? Hoje em dia com tudo o que existe é elétrico?!?!!? Não se poupa nada! Tudo ilusões!

    • óh, xuxa tás a ver se o Costa ganha as eleições para te dar um job.
      Patetico, base “cientifica” para que haja mudança de hora. Que ciencia esta que vai contra o que é natural e o relogio biológico. Vivemos debaixo da ditadura do relógio até quando?

  5. Alguém deu a Costa o mandato para se pronunciar sobre a mudança da hora? Se o povo quer porque raio está ele contra ? Começou com a traição a Seguro, depois o faz de conta das negociações com o PSD, depois a mentira da palavra dada palavra honrada, depois um brutal aumento de impostos indirectos, o estado de graça deste senhor dura tempo demais, apenas uma maquina propagandista a funcionar muito bem o mantém no poder. dar 5 euros de aumento no salário, e passar pelo maior, quando nos leva o dobro disso mensalmente no aumento que ele criou para os combustíveis e outro tanto no IVA da electricidade que criticou quando aumentou para 23 % .. Sim é verdade Costa dá com uma mão,mas retira com as duas.

    • Eu não sou PS mas tenho que te perguntar.
      O PSD deu alguma coisa quando esteve no poleiro?
      É que não me lembro.
      Acho ridículo os 5€, mais valia não dar nenhum mas que eu saiba quando o PSD esteve lá só nos tirou, sobrecarregou-nos de impostos.

  6. Acho bem que haja mudança da hora, não me apeteçe acordar as 7h e parecer que é meia noite. Já se explicou o porque da mudança de hora, o problema é o fuso horário devia de passar do UTC para UTC + 1 como na Madeira.

    • A Madeira por acaso tem a mesmíssima hora legal do Continente: UTC no Inverno e UTC+1 no Verão. É estúpido, mas é verdade. Estão assim desde 1966. Até aí tinham hora de Inverno UTC-1 (e não UTC+1, como diz) — e os Açores UTC-2 –, correspondente aos seu fuso horários, mas em 1966 e até 1976 seguiram as pisadas do Continente, que teve hora de Verão permanente (UTC+1 no caso de Portugal C.). Em Setembro de 1976 o Continente corrigiu isso e voltou a ter hora de Inverno UTC e de Verão UTC+1, mas a Madeira e os Açores não corrigiram, e em vez disso têm a antiga hora de Verão no Inverno e dupla hora de Verão no Verão (Madeira UTC/+1 e Açores UTC-1/UTC)!

  7. Valdemar Ferrão

    Uma oportunidade de termos todos o mesmo horário na Europa mas Não São sempre os mesmos a decidir tem que ser obrigatório senão estas mentalidades não mudam sempre as minorias a impor aos outros o que é melhor para eles é muito bom sair de dia mas á os outros que teêm que trabalhar mais horas andam sempre de noite e ainda ,sempre que muda a hora ter que andar com problemas de saúde devido ao metabolismo reagir para se adaptar politicos da treta

    • A mesma hora legal na Europa, tipo tudo com hora UTC+1, a hora da Alemanha?! Nem pense nisso! O território da Europa, desde os Açores à Grécia, estende-se por 5 fusos horários (e não 3, como eles matreiramente dizem): -2, -1, 0, +1 e +2. O que acontece é que os Açores (que deviam ter hora -2) adoptaram -1, a Madeira (que devia ter hora -1) tem hora 0; e a Espanha, a França e o Benelux (que deviam ter hora 0) têm hora +1 — e até contam mal, porque há 4 e não 3 horas legais distintas.
      Os distúrbios metabólicos só ocorrem quando se muda da hora de Inverno para a hora de Verão, em Março (e não o contrário) e prolongam-se pelos 7 meses seguintes, sinal de que a hora de Verão é perniciosa para a saúde. Se fosse sempre hora de Inverno, a partir da Primavera os dias cresceriam na mesma, e haveria luz a rodos (+3 de manhã e +3 à tarde), sem necessidade de se ter hora de Verão e adiantar o relógio.

  8. Por mim trocávamos o horário. As atuais 08:00 passavam a ser as antigas 00:00.
    Trabalhávamos todos de noite e deste modo recebíamos suplementos mensais de trabalho noturno.
    Se o Mário Nogueira se lembra desta…

  9. Mas este Costa sabe o que diz?!?!?!? Então quantos estudos saíram recentemente a falar sobre os efeitos nefastos da mudança da hora?!?!??!! Ignorante que não sabe o que diz! e é este homem primero ministro!??!!??!
    FIM À MUDANÇA ANTI NATURAL DA HORA JÀ!!!!!

    • O director do OAL é um nabo, não percebe nada do assunto, e não pesca nada de cronobiologia, nem dos malefícios da hora de Verão. Até, como astrónomo que é, sabe perfeitamente que o meio-dia solar ocorre todos os dias à mesma hora (mais coisa menos coisa) e que, portanto, ao ter-se hora de Verão, adiantado o relógio uma hora, vai criar-se um desfasamento de 1h30 entre a hora legal e a hora solar. Em vez do meio-dia solar ocorrer às 12h30 UTC passa a acontecer só às 13h30 UTC+1. Quer dizer, quem almoçar sempre às 12h30 do relógio, se for hora de Verão UTC+1, a essa hora estará a almoçar às 11h00 e não às 12h00 solares como quando era hora de Inverno UTC! O Costa é outro grandecíssimo nabo, e cheira-me que toda esta história vai acabar muito mal para os portugueses.

  10. Carrega Costa. Mete estes labregos todos a trabalhar dia e noite. As preferências do povo que se fod$%&. O que interessa é que trabalhem para tu os chulares com os impostos que depois repartes com a tua seita.

  11. Ciência ou a vontade de uma mão cheia de mentecaptos e atrasados? Cá para mim é a última, não me venha falar de ciência pois isto nada tem a ver com Ciência.

      • Pois, desculpa lá mas não me parece que o Passos Coelho tenha feito alguma coisa para mudar esta questão que tanto nos desagrada.
        Não me parece coisa para politiquice e sim para referendo.

        • Nessa lógica então referende-se tudo. Aumentos para a função pública? Referende-se. Privatização / nacionalização da TAP? Referende-se…
          Olhe… tenha juízo

          • Se souber lêr Português, pode SF voltar a lêr o que escrevi!…
            Acho que escrevi que ESTE assunto em particular não me parece coisa para politiquice.

            • Eu prometo que vou aprender a ler Português se me prometer que vai primeiro aprender a escrever corretamente! Lêr????!!! Quereria dizer Ler?

    • A questão da hora legal não deve ser deixada ao critério de leigos que não percebem nada do assunto. No século XIX era tratada unicamente pelos observatórios do Estado, e em todos os países andava certinha pela hora solar. A partir do século XX, a coisa virou uma bagunça total, desde que os políticos e os governos começaram a meter o bedelho no assunto.

  12. A questão não é de devemos mudar, ou não mudar! Eu votei contra a mudança da hora, e é-me indiferente se ficaria a hora de verão ou de inverno. A questão é o Costa, ou seja quem for, basear-se numa opinião absurda duma única pessoa, por mais diplomas que tenha, e dizer que isso é a opinião da Ciência!! E são estas ideias que atestam a ignorância e incompetência de quem governa.

  13. Devemos manter a hora legal, mas mudar de fuso horário. Estamos bem para oeste de Greenwich, não faz sentido termos a hora UTC, deveríamos ter UTC-1. Isso resolveria o “problema” de ver o sol nascer às 9h00.

    Do ponto de vista científico, se é verdade que a mudança de hora tem origem nos trabalhos de Benjamin Franklin, isso foi há quase 3 séculos, quando era fundamental poupar carvão, gás e o trabalho dos “acendedores/apagadores” da iluminação pública (em Londres, que nós por cá nem sabíamos o que isso era).
    Hoje em dia, não é consensual nos meios científicos que a mudança de hora traga benefícios económico/financeiros relevantes. Fala-se de uma poupança no maximo de 5%, que pode ser obtida por outros meios/acções, e que é largamente suplantada pelas desvantagens que esta mudança tem sobre as pessoas.
    Por isso, o nosso primeiro deveria ter mais cuidado ao apoiar-se à bengala da ciência.
    Mas são políticos, tudo serve para justificar as próprias posições, sobretudo se tal lhes evida ter que “dar a cara”.

    • A actual hora de Inverno UTC é a melhor para Portugal Continental. Já está adiantada 30 minutos em relação à hora solar. Se no Continente tivessemos a hora UTC-1 (adequada para a Madeira e não para o Continente), no Inverno o sol nasceria às 7h00, mas pôr-se-ia às 16h00! E se essa hora vigorasse durante todo o ano no Verão o sol nasceria às 4h00 e pôr-se-ia às 19h00! Dada a obsessão generalizada pelo rígido horário de trabalho das 9h00 às 17h00 (ou 18h ou 19h), essa hora legal ainda seria pior do que actual de Inverno. O melhor mesmo seria manter a hora UTC (hora de Inverno) durante todo o ano. No Inverno o nascente seria às 8h00 e o poente às 17h00 e no Verão, às 5h00 e às 20h00, o que seria perfeitamente razoável. Afinal, ao fim do dia é expectável que chegue a noite e não que se prolongue artificialmente o dia solar só para agradar a meia dúzia de farristas que gostam de se levantar tarde, ao contrário de quem tem de se levantar cedo para ir trabalhar.

      • Concordo plenamente contigo Ana Costa.
        Sempre que muda a hora, principalmente para a de Verão tenho imensos problemas na adaptação.

  14. Que se lixe o que 80% dos participantes que vivem insatisgeitos com a mudança, expressaramqo é. O observatório astronómico é que opina pela vida pessoal e laboral do povo. ’tástico!

  15. Juncker … “Em maio de 2019 [data das eleições europeias], os europeus não vão aplaudir-nos se continuarmos a mudar a hora duas vezes por ano”, disse.
    Ó sr. Juncker, eu não aplaudo mas não é por causa da mudança da hora, não!

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …