Portugal não está preparado para um alerta nuclear

cephir / Flickr

Representantes dos bombeiros e da Proteção Civil alertam que Portugal não está preparado para um alerta nuclear. O Governo garante que o país tem um plano de emergência.

O debate acende-se no seguimento da polémica gerada em torno da construção por parte do Governo espanhol de um aterro nuclear junto da central de Almaraz, perto da fronteira portuguesa, e cujo processo Portugal ainda não conseguiu travar. Esta quinta-feira, decorre em Madrid uma reunião com as autoridades espanholas onde o Ministério do Ambiente português já confirmou a presença.

Ricardo Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil, dá conta à TSF da falta de formação e sobretudo de equipamentos para o combate ao risco nuclear, que fazem com que Portugal possa não conseguir responder a um acidente nuclear.

“Os agentes da proteção civil, nomeadamente aqueles a quem compete fazer a contenção do risco e a defesa das populações, têm equipamentos específicos para trabalharem em operações de perigo radiológico? Não têm“, afirma o responsável nacional da Proteção Civil, que acrescenta que as “competências adquiridas e atualizadas ao nível da formação” das forças de socorro também não são suficientes.

O representante exige mesmo que Portugal pressione o governo espanhol “a assumir os custos de formação, equipamento de proteção dos bombeiros e informação à população”.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, por sua vez, defende que o país não pode “só se lembrar de Santa Bárbara quando troveja”. Em declarações à TSF, Fernando Curto pede que seja aprovado e divulgado, com urgência, um plano de emergência a ativar em caso de acidente nuclear no outro lado da fronteira, nomeadamente na polémica central de Almaraz em Espanha.

O Governo, através do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, já veio afirmar que esse plano de emergência existe.

A falta de capacidade de Portugal responder a um alerta nuclear foi apontada também por Francisco Ferreira, da associação ambientalista Zero, que afirmou em dezembro, em entrevista ao Público, que Portugal não está preparado “para lidar” com picos de poluição nas cidades.

Para esta quinta-feira, às 18 horas, está prevista uma concentração pelo encerramento da central nuclear de Almaraz, em frente ao Consulado de Espanha na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

O objetivo é pressionar as autoridades de Madrid em relação a Almaraz, numa altura em que Espanha quer avançar com o armazenamento de resíduos nucleares na central nuclear.

// ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …