Portugal não está preparado para um alerta nuclear

cephir / Flickr

Representantes dos bombeiros e da Proteção Civil alertam que Portugal não está preparado para um alerta nuclear. O Governo garante que o país tem um plano de emergência.

O debate acende-se no seguimento da polémica gerada em torno da construção por parte do Governo espanhol de um aterro nuclear junto da central de Almaraz, perto da fronteira portuguesa, e cujo processo Portugal ainda não conseguiu travar. Esta quinta-feira, decorre em Madrid uma reunião com as autoridades espanholas onde o Ministério do Ambiente português já confirmou a presença.

Ricardo Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil, dá conta à TSF da falta de formação e sobretudo de equipamentos para o combate ao risco nuclear, que fazem com que Portugal possa não conseguir responder a um acidente nuclear.

“Os agentes da proteção civil, nomeadamente aqueles a quem compete fazer a contenção do risco e a defesa das populações, têm equipamentos específicos para trabalharem em operações de perigo radiológico? Não têm“, afirma o responsável nacional da Proteção Civil, que acrescenta que as “competências adquiridas e atualizadas ao nível da formação” das forças de socorro também não são suficientes.

O representante exige mesmo que Portugal pressione o governo espanhol “a assumir os custos de formação, equipamento de proteção dos bombeiros e informação à população”.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, por sua vez, defende que o país não pode “só se lembrar de Santa Bárbara quando troveja”. Em declarações à TSF, Fernando Curto pede que seja aprovado e divulgado, com urgência, um plano de emergência a ativar em caso de acidente nuclear no outro lado da fronteira, nomeadamente na polémica central de Almaraz em Espanha.

O Governo, através do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, já veio afirmar que esse plano de emergência existe.

A falta de capacidade de Portugal responder a um alerta nuclear foi apontada também por Francisco Ferreira, da associação ambientalista Zero, que afirmou em dezembro, em entrevista ao Público, que Portugal não está preparado “para lidar” com picos de poluição nas cidades.

Para esta quinta-feira, às 18 horas, está prevista uma concentração pelo encerramento da central nuclear de Almaraz, em frente ao Consulado de Espanha na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

O objetivo é pressionar as autoridades de Madrid em relação a Almaraz, numa altura em que Espanha quer avançar com o armazenamento de resíduos nucleares na central nuclear.

ZAP // ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …

Estádio do Dragão vai receber final da Liga dos Campeões

O Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, agendada para 29 de maio. A hipótese de a cidade "Invicta" e o …

Ministério Público, viúva de Ihor e inspetores vão recorrer da sentença

Tanto o Ministério Público, como a viúva de Ihor Homeniuk e os inspetores do SEF, vão recorrer da decisão no caso da morte do ucraniano no aeroporto. Procuradora considera que penas foram demasiado leves. A decisão …

Entre a espada e a parede. Ministro do Ambiente de “olhos fechados“ em relação à agricultura intensiva

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, continua a fugir a perguntas sobre a expansão da área de estufas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, quando questionado em audição na comissão parlamentar de Ambiente sobre …

Uma questão de minutos. Os antigos romanos quase foram salvos da erupção do Vesúvio

Centenas de romanos antigos que fugiram da erupção do Vesúvio em 79 estavam a poucos minutos de serem resgatados num barco enviado pelo historiador Plínio, o Velho, quando morreram. Os esqueletos de 300 habitantes da cidade …

Regime de prevenção da corrupção isenta políticos e órgãos de soberania. Delação premiada gera críticas no PS

Os gabinetes dos principais órgãos políticos e de todos os órgãos de soberania, assim como o Banco de Portugal, vão ser excluídos do novo regime geral de prevenção da corrupção. De acordo com o jornal Público, …

”Pouco realista”. Banco de Portugal arrasa plano do Novo Banco para a dívida de Vieira

O Banco de Portugal considera que a reestruturação da dívida de Luís Filipe Vieira no Novo Banco é “pouco realista” e tem “pouca aderência à realidade”. A reestruturação da dívida do grupo de Luís Filipe Vieira …

Um treinador sem medo de errar e um plantel que pouco o fez. As razões para o título do Sporting

O Sporting sagrou-se, esta terça-feira, campeão nacional. Há várias figuras responsáveis pelo título dos 'leões', desde Rúben Amorim ao talentoso plantel. Apito final do Sporting CP-Boavista e os 'leões' voltam a conquistar o campeonato, 19 anos …

Identificada nova espécie de gato dente-de-sabre, uma das maiores de sempre

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de gato dente-de-sabre, que teria andado pela América do Norte entre há cinco e nove milhões de anos. De acordo …

Doentes mais graves vão começar a ser vacinados nos hospitais

Os doentes mais graves, sem limite de idade, que são seguidos em consultas hospitalares, vão começar a ser vacinados nos próprios hospitais. O processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal está finalmente a acelerar, sendo …