Portugal não está preparado para um alerta nuclear

cephir / Flickr

Representantes dos bombeiros e da Proteção Civil alertam que Portugal não está preparado para um alerta nuclear. O Governo garante que o país tem um plano de emergência.

O debate acende-se no seguimento da polémica gerada em torno da construção por parte do Governo espanhol de um aterro nuclear junto da central de Almaraz, perto da fronteira portuguesa, e cujo processo Portugal ainda não conseguiu travar. Esta quinta-feira, decorre em Madrid uma reunião com as autoridades espanholas onde o Ministério do Ambiente português já confirmou a presença.

Ricardo Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil, dá conta à TSF da falta de formação e sobretudo de equipamentos para o combate ao risco nuclear, que fazem com que Portugal possa não conseguir responder a um acidente nuclear.

“Os agentes da proteção civil, nomeadamente aqueles a quem compete fazer a contenção do risco e a defesa das populações, têm equipamentos específicos para trabalharem em operações de perigo radiológico? Não têm“, afirma o responsável nacional da Proteção Civil, que acrescenta que as “competências adquiridas e atualizadas ao nível da formação” das forças de socorro também não são suficientes.

O representante exige mesmo que Portugal pressione o governo espanhol “a assumir os custos de formação, equipamento de proteção dos bombeiros e informação à população”.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, por sua vez, defende que o país não pode “só se lembrar de Santa Bárbara quando troveja”. Em declarações à TSF, Fernando Curto pede que seja aprovado e divulgado, com urgência, um plano de emergência a ativar em caso de acidente nuclear no outro lado da fronteira, nomeadamente na polémica central de Almaraz em Espanha.

O Governo, através do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, já veio afirmar que esse plano de emergência existe.

A falta de capacidade de Portugal responder a um alerta nuclear foi apontada também por Francisco Ferreira, da associação ambientalista Zero, que afirmou em dezembro, em entrevista ao Público, que Portugal não está preparado “para lidar” com picos de poluição nas cidades.

Para esta quinta-feira, às 18 horas, está prevista uma concentração pelo encerramento da central nuclear de Almaraz, em frente ao Consulado de Espanha na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

O objetivo é pressionar as autoridades de Madrid em relação a Almaraz, numa altura em que Espanha quer avançar com o armazenamento de resíduos nucleares na central nuclear.

// ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Os olhos são (mesmo) o espelho da alma. Estudo revela que experiências traumáticas afetam as pupilas

Uma nova investigação acaba de revelar que as pupilas podem revelar se uma pessoa sofreu uma experiência traumática no passado. Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, descobriu que as pupilas …

No Japão, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação

Na Terra do Sol Nascente, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação (sem ter de arcar com as culpas). De acordo com a BBC, estes agentes privados chamam-se "wakaresaseya" e têm …

Arqueologia estelar revela restos de antigo enxame globular. É o "último do seu género"

Uma equipa de astrónomos, incluindo Ting Li e Alexander Ji do Instituto Carnegie, descobriu uma corrente estelar composta pelos restos de um antigo enxame globular que foi dilacerado pela gravidade da Via Láctea, há 2 …

Petição para Reino Unido incluir Portugal no corredor aéreo com quase 30 mil assinaturas

O jornal em língua inglesa com maior circulação em Portugal lançou uma petição pela Internet a pedir ao Governo britânico para reconsiderar e incluir Portugal no corredor aéreo com o Reino Unido, já assinada por …

eBussy é o novo elétrico modular que se transforma em 10 carros diferentes

10 em 1. O eBussy, um veículo elétrico projetado pela alemã ElectricBrands, permite variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes. A fabricante alemã ElectricBrands revelou o seu mais recente carro-conceito: o eBussy, um elétrico modular capaz …

República Dominicana nega que Juan Carlos tenha entrado no país

A imprensa espanhola noticiou, esta terça-feira, que o rei emérito de Espanha estaria na República Dominicana, depois de ter anunciado que ia viver para fora. Mas as autoridades deste país negam essa informação. De acordo com …

Fome causada pelo coronavírus mata 10 mil crianças todos os meses

A cada mês que passa, 10 mil crianças morrem devido à fome causada pela pandemia do novo coronavírus. Há ainda 500 mil crianças malnutridas todos os meses. A pandemia do novo coronavírus está a intensificar problemas …

Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem clandestina que o FBI

A operação Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem utilizados por John Edgar Hoover, o temível líder do FBI durante quase 50 anos. Durante quase 50 anos, John Edgar Hoover liderou o FBI, ficando conhecido …

Por três dólares, já é possível comer refeições de avião em casa

A empresa Tamam Kitchen, líder na produção de alimentos para várias companhias aéreas de Israel, decidiu vender ao público e a baixo custo as refeições que habitualmente vende a empresas de aviação e que depois …

Ministério Público está a investigar acidente com Alfa Pendular em Soure

O Ministério Público está a investigar o descarrilamento do comboio Alfa Pendular, em Soure, que, na última sexta-feira, provocou dois mortos, oito feridos graves e 36 feridos ligeiros. Questionada na sexta-feira pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral …