Portugal não está preparado para um alerta nuclear

cephir / Flickr

Representantes dos bombeiros e da Proteção Civil alertam que Portugal não está preparado para um alerta nuclear. O Governo garante que o país tem um plano de emergência.

O debate acende-se no seguimento da polémica gerada em torno da construção por parte do Governo espanhol de um aterro nuclear junto da central de Almaraz, perto da fronteira portuguesa, e cujo processo Portugal ainda não conseguiu travar. Esta quinta-feira, decorre em Madrid uma reunião com as autoridades espanholas onde o Ministério do Ambiente português já confirmou a presença.

Ricardo Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil, dá conta à TSF da falta de formação e sobretudo de equipamentos para o combate ao risco nuclear, que fazem com que Portugal possa não conseguir responder a um acidente nuclear.

“Os agentes da proteção civil, nomeadamente aqueles a quem compete fazer a contenção do risco e a defesa das populações, têm equipamentos específicos para trabalharem em operações de perigo radiológico? Não têm“, afirma o responsável nacional da Proteção Civil, que acrescenta que as “competências adquiridas e atualizadas ao nível da formação” das forças de socorro também não são suficientes.

O representante exige mesmo que Portugal pressione o governo espanhol “a assumir os custos de formação, equipamento de proteção dos bombeiros e informação à população”.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, por sua vez, defende que o país não pode “só se lembrar de Santa Bárbara quando troveja”. Em declarações à TSF, Fernando Curto pede que seja aprovado e divulgado, com urgência, um plano de emergência a ativar em caso de acidente nuclear no outro lado da fronteira, nomeadamente na polémica central de Almaraz em Espanha.

O Governo, através do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, já veio afirmar que esse plano de emergência existe.

A falta de capacidade de Portugal responder a um alerta nuclear foi apontada também por Francisco Ferreira, da associação ambientalista Zero, que afirmou em dezembro, em entrevista ao Público, que Portugal não está preparado “para lidar” com picos de poluição nas cidades.

Para esta quinta-feira, às 18 horas, está prevista uma concentração pelo encerramento da central nuclear de Almaraz, em frente ao Consulado de Espanha na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

O objetivo é pressionar as autoridades de Madrid em relação a Almaraz, numa altura em que Espanha quer avançar com o armazenamento de resíduos nucleares na central nuclear.

// ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …