/

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

2

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão Europeia que analisa o desenvolvimento da rede móvel de quinta geração.

Segundo o relatório, divulgado a 11 de abril e citado esta terça-feira pelo ECO, Portugal está atrasado no lançamento da rede comercial de 5G, com o leilão de frequências ainda em curso, depois de vários adiamentos.

Quanto à Lituânia, o plano geral para o 5G foi aprovado a 03 de junho de 2020 e prevê que haja, pelo menos, uma cidade com cobertura até ao final de 2022. Já em Malta, a consulta pública sobre o regulamento do leilão de frequências só ficou concluída em fevereiro.

“No final de março de 2021, 24 Estados-membros beneficiavam de serviços 5G (Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Estónia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Suécia)”, lê-se no relatório.

De acordo com o observatório, existem vários países em que há mais do que uma operadora com tarifários de 5G, como acontece em Espanha. Esses países, contudo, estão em diferentes níveis de desenvolvimento, com muitas redes 5G ainda ‘non-standalone’ – assentes nas anteriores redes de quarta geração.

O relatório mostrou ainda só três países da UE é que já atribuíram licenças de 5G na faixa dos 26 GHz, que permite o 5G mmWave, o nível mais sofisticado desta tecnologia. Além disso, menos de 39% do espetro disponível para 5G foi atribuído às empresas prestadoras de serviços na região.

Portugal já concluiu uma fase do leilão exclusiva para novas empresas. A fase principal, em que participam empresas como Meo, Nos e Vodafone, dura há mais de três meses. Recentemente, a Anacom anunciou a intenção de mudar as regras para precipitar a conclusão da operação.

Taísa Pagno //

2 Comments

  1. Antes do 5G, é preciso retirar o limite de tráfego aos tarifários.

    De que serve a velocidade absurda do 5G, se depois os clientes têm limites de tráfego ridículos? Já para não falar que, para a maior parte das pessoas, é necessário comprar telemóvel novo…

    Pessoalmente: Não preciso de 5G para nada! Quiseram amarrar-me com limites de tráfego e velocidades de acesso patéticas. Habituaram-me ao wi-fi caseiro ou de hotspots e agora isso chega e sobra. Tão cedo (anos seguramente) não irei trocar de telemóvel nem irei aderir a tarifários 5G, pagos com certeza a peso de ouro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.