Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão Europeia que analisa o desenvolvimento da rede móvel de quinta geração.

Segundo o relatório, divulgado a 11 de abril e citado esta terça-feira pelo ECO, Portugal está atrasado no lançamento da rede comercial de 5G, com o leilão de frequências ainda em curso, depois de vários adiamentos.

Quanto à Lituânia, o plano geral para o 5G foi aprovado a 03 de junho de 2020 e prevê que haja, pelo menos, uma cidade com cobertura até ao final de 2022. Já em Malta, a consulta pública sobre o regulamento do leilão de frequências só ficou concluída em fevereiro.

“No final de março de 2021, 24 Estados-membros beneficiavam de serviços 5G (Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Estónia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Suécia)”, lê-se no relatório.

De acordo com o observatório, existem vários países em que há mais do que uma operadora com tarifários de 5G, como acontece em Espanha. Esses países, contudo, estão em diferentes níveis de desenvolvimento, com muitas redes 5G ainda ‘non-standalone’ – assentes nas anteriores redes de quarta geração.

O relatório mostrou ainda só três países da UE é que já atribuíram licenças de 5G na faixa dos 26 GHz, que permite o 5G mmWave, o nível mais sofisticado desta tecnologia. Além disso, menos de 39% do espetro disponível para 5G foi atribuído às empresas prestadoras de serviços na região.

Portugal já concluiu uma fase do leilão exclusiva para novas empresas. A fase principal, em que participam empresas como Meo, Nos e Vodafone, dura há mais de três meses. Recentemente, a Anacom anunciou a intenção de mudar as regras para precipitar a conclusão da operação.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Antes do 5G, é preciso retirar o limite de tráfego aos tarifários.

    De que serve a velocidade absurda do 5G, se depois os clientes têm limites de tráfego ridículos? Já para não falar que, para a maior parte das pessoas, é necessário comprar telemóvel novo…

    Pessoalmente: Não preciso de 5G para nada! Quiseram amarrar-me com limites de tráfego e velocidades de acesso patéticas. Habituaram-me ao wi-fi caseiro ou de hotspots e agora isso chega e sobra. Tão cedo (anos seguramente) não irei trocar de telemóvel nem irei aderir a tarifários 5G, pagos com certeza a peso de ouro.

RESPONDER

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …