Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão Europeia que analisa o desenvolvimento da rede móvel de quinta geração.

Segundo o relatório, divulgado a 11 de abril e citado esta terça-feira pelo ECO, Portugal está atrasado no lançamento da rede comercial de 5G, com o leilão de frequências ainda em curso, depois de vários adiamentos.

Quanto à Lituânia, o plano geral para o 5G foi aprovado a 03 de junho de 2020 e prevê que haja, pelo menos, uma cidade com cobertura até ao final de 2022. Já em Malta, a consulta pública sobre o regulamento do leilão de frequências só ficou concluída em fevereiro.

“No final de março de 2021, 24 Estados-membros beneficiavam de serviços 5G (Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Estónia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Suécia)”, lê-se no relatório.

De acordo com o observatório, existem vários países em que há mais do que uma operadora com tarifários de 5G, como acontece em Espanha. Esses países, contudo, estão em diferentes níveis de desenvolvimento, com muitas redes 5G ainda ‘non-standalone’ – assentes nas anteriores redes de quarta geração.

O relatório mostrou ainda só três países da UE é que já atribuíram licenças de 5G na faixa dos 26 GHz, que permite o 5G mmWave, o nível mais sofisticado desta tecnologia. Além disso, menos de 39% do espetro disponível para 5G foi atribuído às empresas prestadoras de serviços na região.

Portugal já concluiu uma fase do leilão exclusiva para novas empresas. A fase principal, em que participam empresas como Meo, Nos e Vodafone, dura há mais de três meses. Recentemente, a Anacom anunciou a intenção de mudar as regras para precipitar a conclusão da operação.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Antes do 5G, é preciso retirar o limite de tráfego aos tarifários.

    De que serve a velocidade absurda do 5G, se depois os clientes têm limites de tráfego ridículos? Já para não falar que, para a maior parte das pessoas, é necessário comprar telemóvel novo…

    Pessoalmente: Não preciso de 5G para nada! Quiseram amarrar-me com limites de tráfego e velocidades de acesso patéticas. Habituaram-me ao wi-fi caseiro ou de hotspots e agora isso chega e sobra. Tão cedo (anos seguramente) não irei trocar de telemóvel nem irei aderir a tarifários 5G, pagos com certeza a peso de ouro.

RESPONDER

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …