Portugal continua a importar milhares de toneladas de amianto

Edgar Poe / Flickr

O amianto é um material cancerígeno que continua presente em muitas infraestruturas públicas e privadas em Portugal. Apesar disso, o país continua a importar milhares de toneladas.

O alerta parte da plataforma SOS-Amianto, criada pela Quercus, que refere que só em 2016 e 2017, foram importadas 53 mil toneladas de matérias perigosas — entre as quais o amianto. De acordo com o Público, neste mesmo período, 727 toneladas de resíduos com amianto foram enviadas para aterros.

“Muitas são as histórias para contar que demonstram que esta fibra afetou e continua a afetar muitas pessoas em Portugal”, escreveu a SOS-Amianto, num comunicado enviado à imprensa. Desde a sua criação, há um ano, a plataforma recebeu mais de 200 queixas a denunciar a presença de amianto em várias infraestruturas públicas e privadas.

“Não há um dia em que alguém não nos questione ou denuncie esta problemática”, lê-se no comunicado. Ainda há pelo menos 3730 edifícios públicos com este material cancerígeno por remover.

Fábricas abandonadas, coberturas de edifícios particulares, edifícios de escritórios, escolas, hospitais, teatros, bibliotecas, universidades e edifícios militares são algumas das infraestruturas cujo material ainda é utilizado, apesar dos constantes alertas para os problemas de saúde que provoca. Cancro do pulmão, cancro do ovário, cancro da laringe e cancro do estômago são as patologias mais comuns.

“A diversidade da presença de amianto em Portugal é uma certeza que temos que admitir de uma vez por todas”, realça Carmen Lima, coordenadora da plataforma SOS-Amianto. “Urge uma intervenção responsável e coordenada por parte de todos os intervenientes”.

A plataforma criada pela Quercus já se reuniu com todos os grupos com assento parlamentar de forma a tentar “sensibilizar para esta temática e alertar para a necessidade de regular o setor através da criação de um alvará para as empresas de remoção de amianto e uma certificação para os técnicos que identificam estes materiais”.

“Analisámos os custos do amianto e concluímos que tratar os doentes de cancro provocado por este carcinogénico pode ser 50 vezes mais caro que remover uma cobertura em fibrocimento”, conclui Carmen Lima.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. desconhecimento e alarmismos levam a estas coisas. O amianto só acarrecta problemas ser forem inaladas micro particulas.. não é por estar um telhado de “lusalite” num edificio que as pessoas vão apanhar cancro. Só se andarem a partir as telhas e a inalar as poeiras libertadas. Até mesmo nos USA em que isto é levado muito a sério, se, por exemplo, um chão tiver amianto e for aplicado outro por cima sem danificar o de baixo, passa na vistoria.
    estes materiais devem ser removidos/substituidos por uns sem amianto, quando já não cumprirem a sua função.
    Um caso mais sério do que as coberturas e revestimentos, são as canalizações públicas de água potável que nalgumas zonas ainda são em manilhas de lusalite.. isto sim é grave e deve ser substituido.. agora os telhados, deixem-se disso.
    claro que isto não justifica o facto de importarem e aplicarem estes produtos, isto sim não tem cabimento

RESPONDER

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …