Portugal esteve 4 dias seguidos a consumir apenas energia renovável

tresemes / Flickr

-

Portugal conseguiu funcionar quatro dias consecutivos apenas com energia elétrica gerada a partir de fontes de energia renováveis.

Entre 7 e 11 de maio, durante 107 horas seguidas, a eletricidade consumida no território português foi gerada 100% a partir de fontes eólicas, hídricas e solares.

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, em colaboração com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), analisou os dados das Redes Energéticas Nacionais (REN) e concluiu que entre as 6h45 do dia 7 (sábado) e as 17h45 horas de dia 11 (quarta-feira), não foi necessário recorrer a eletricidade produzida a partir de fontes de energia não renováveis, como centrais térmicas a carvão ou gás natural.

Segundo a ZERO, as “fontes de produção de eletricidade renovável e a capacidade de gestão da rede elétrica portuguesa ultrapassaram uma difícil prova num contexto de diminutas interligações, principalmente entre Espanha e França, conseguindo que as necessidades do consumo do país tivessem sido asseguradas a 100% a partir de fontes de produção de origem renovável”.

Além de garantir todo o consumo do território nacional, Portugal conseguiu ainda “exportar uma percentagem significativa de eletricidade, quer de origem exclusivamente renovável, quer complementada nalguns casos por fontes não renováveis”, lê-se no relatório da ZERO, que atribui estes recordes na primavera à chuva e vento.

James Watson, CEO da SolarPower Europe, afirmou ao Guardian que “esta é uma conquista significativa para um país europeu, mas o que parece hoje extraordinário será um lugar comum na Europa em apenas alguns anos. O processo de transição energética está a ganhar impulso e recordes como este continuarão a ser alcançados e quebrados em toda a Europa”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ora tirando os euros que entraram da UE para financiar a construção das eólicas e dos painéis solares foram então 4 dias com lucro de 100 % para a EDP e congéneres. Vão baixar o preço da electricidade…? Não se calhar irão mas é aumentar os 14 milhões ao Mexia.
    Antes do mercado livre da electricidade blá blá blá quem não mudar até ao fim do ano irá ver a factura aumentada afinal mudou de ano a aumentou para todos regulado, livre e…Mexia.
    Como diziam os outros “já estão mexendo no meu bolso” / “e o burro sou eu?” e eu digo: -continuam mexendo no meu bolso / e o burro continuo a ser eu, somos todos.
    E que tal uma petição para baixar drasticamente o preço da electricidade e acabar com a taxa de radiodifusão

  2. Em vez da EDP investir nos EUA com energia eolica,deveria investir em Portugal e baixar o custo da energia para os portugueses mas como os lucros nao ficam cá, nao o fazem,deveriam mudar o nome para EDX empresa distribuidora chineza.

  3. Sempre a mesma coisa veem falar destes assuntos sobre coisas bem sucedidas para ficar mos todos contentes mas na realidade o povo nao ganha nada com isto porque se trata de resultados de investimentos feitos muitos deles com algum dinheiro dos nossos impostos, equem lucra são os chineses e alguns previlegiados portugueses com a energia que resulta do aproveitamento de elementos naturais que deveriam estar ao dispor para beneficiar todos. Como se nao bastasse essas empresas sao coniventes com outras organizaçoes que nos administram, em operaçoes para sacar mais do pouco dinheiro que este povo ainda tem. Estamos a viver coisas do apocalipse que as pessoas acreditem na biblia quer não .Que Deus nos guarde e proteja destes males………Amen

RESPONDER

Lisboa, Porto e Coimbra podem vir a ter megatribunais

O Governo prevê investir quase 275 milhões de euros na próxima década na construção e requalificação de tribunais. Lisboa, Porto e Coimbra deverão ganhar um novo grande tribunal. Em Lisboa, Porto e Coimbra, o Governo defende …

Desmantelamento de base nuclear na Coreia do Norte vai começar

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri. Depois de terem negado o acesso aos jornalistas, o Governo volta atrás e permite a cobertura jornalística Vai começar o desmantelamento …

Zuckerberg foi ao Parlamento Europeu pedir desculpa

Mark Zuckerberg desculpou-se no Parlamento Europeu pela incapacidade demonstrada pela sua empresa para evitar que os dados pessoais dos cidadãos europeus fossem erradamente usados A dois dias da entrada em vigor da legislação europeia para a …

Lasers podem deixar computadores um milhão de vezes mais rápidos

Uma nova técnica promete fazer com que a computação seja até um milhão de vezes mais rápida do que é atualmente, através do uso do laser na propagação de informações. Mil milhões de operações por segundo …

Morreu o escritor norte-americano Philip Roth

O escritor norte-americano morreu de insuficiência cardíaca, aos 85 anos, disse o agente literário à agência noticiosa Associated Press. Natural de Newark, Nova Jérsia, Philip Roth, habitualmente mencionado como candidato ao Nobel da Literatura, era considerado …

Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário. Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a …

250 siberianos tornaram-se nos primeiros nativos americanos

Uma recente análise genética sugere que a população fundadora dos nativos americanos que migrou da Sibéria era composta por aproximadamente 250 indivíduos. Apesar dos inúmeros estudos genéticos, os cientistas ainda não tinham chegado a um consenso …

Afinal, o maior anfíbio do mundo são cinco

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco. Estas espécies estão em risco de extinção devido à má gestão da conservação. O maior anfíbio do mundo, a salamandra-gigante da-China (Andrias davidianus) são cinco espécies diferentes. A …

Cientistas chineses descobrem possível origem dos misteriosos sinais extraterrestres

Cientistas chineses encontraram uma nova explicação para as misteriosas e rápidas rajadas de rádio. Os especialistas acreditam que os "sinais extraterrestres" são originados por um tipo específico de estrela de neutrões: as "estrelas estranhas". Em 2001, …

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …