Portugal esteve 4 dias seguidos a consumir apenas energia renovável

tresemes / Flickr

-

Portugal conseguiu funcionar quatro dias consecutivos apenas com energia elétrica gerada a partir de fontes de energia renováveis.

Entre 7 e 11 de maio, durante 107 horas seguidas, a eletricidade consumida no território português foi gerada 100% a partir de fontes eólicas, hídricas e solares.

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, em colaboração com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), analisou os dados das Redes Energéticas Nacionais (REN) e concluiu que entre as 6h45 do dia 7 (sábado) e as 17h45 horas de dia 11 (quarta-feira), não foi necessário recorrer a eletricidade produzida a partir de fontes de energia não renováveis, como centrais térmicas a carvão ou gás natural.

Segundo a ZERO, as “fontes de produção de eletricidade renovável e a capacidade de gestão da rede elétrica portuguesa ultrapassaram uma difícil prova num contexto de diminutas interligações, principalmente entre Espanha e França, conseguindo que as necessidades do consumo do país tivessem sido asseguradas a 100% a partir de fontes de produção de origem renovável”.

Além de garantir todo o consumo do território nacional, Portugal conseguiu ainda “exportar uma percentagem significativa de eletricidade, quer de origem exclusivamente renovável, quer complementada nalguns casos por fontes não renováveis”, lê-se no relatório da ZERO, que atribui estes recordes na primavera à chuva e vento.

James Watson, CEO da SolarPower Europe, afirmou ao Guardian que “esta é uma conquista significativa para um país europeu, mas o que parece hoje extraordinário será um lugar comum na Europa em apenas alguns anos. O processo de transição energética está a ganhar impulso e recordes como este continuarão a ser alcançados e quebrados em toda a Europa”.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ora tirando os euros que entraram da UE para financiar a construção das eólicas e dos painéis solares foram então 4 dias com lucro de 100 % para a EDP e congéneres. Vão baixar o preço da electricidade…? Não se calhar irão mas é aumentar os 14 milhões ao Mexia.
    Antes do mercado livre da electricidade blá blá blá quem não mudar até ao fim do ano irá ver a factura aumentada afinal mudou de ano a aumentou para todos regulado, livre e…Mexia.
    Como diziam os outros “já estão mexendo no meu bolso” / “e o burro sou eu?” e eu digo: -continuam mexendo no meu bolso / e o burro continuo a ser eu, somos todos.
    E que tal uma petição para baixar drasticamente o preço da electricidade e acabar com a taxa de radiodifusão

  2. Em vez da EDP investir nos EUA com energia eolica,deveria investir em Portugal e baixar o custo da energia para os portugueses mas como os lucros nao ficam cá, nao o fazem,deveriam mudar o nome para EDX empresa distribuidora chineza.

  3. Sempre a mesma coisa veem falar destes assuntos sobre coisas bem sucedidas para ficar mos todos contentes mas na realidade o povo nao ganha nada com isto porque se trata de resultados de investimentos feitos muitos deles com algum dinheiro dos nossos impostos, equem lucra são os chineses e alguns previlegiados portugueses com a energia que resulta do aproveitamento de elementos naturais que deveriam estar ao dispor para beneficiar todos. Como se nao bastasse essas empresas sao coniventes com outras organizaçoes que nos administram, em operaçoes para sacar mais do pouco dinheiro que este povo ainda tem. Estamos a viver coisas do apocalipse que as pessoas acreditem na biblia quer não .Que Deus nos guarde e proteja destes males………Amen

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …