Portugal envia para a Ucrânia seis Kamov russos (estão sem licença e um não funciona)

Nuno André Ferreira / Lusa

Helicóptero Kamov Ka-32A-11BC da frota da Protecção Civil no combate a um incêndio

Portugal vai enviar para a Ucrânia os seis helicópteros Kamov de combate a incêndios, atualmente sem licença para operar por serem de origem russa e um dos quais inoperacional, anunciou hoje a ministra da Defesa, Helena Carreiras.

“A pedido da Ucrânia e em articulação com o Ministério da Administração Interna vamos disponibilizar à Ucrânia a nossa frota de helicópteros Kamov que, em virtude do cenário atual, das sanções impostas à Rússia, deixámos de poder operar“, anunciou Helena Carreiras.

“Aliás não têm os seus certificados de aeronavegabilidade e nem sequer poderemos repará-los”, acrescentou a ministra da Defesa.

Falando à imprensa portuguesa em Bruxelas, no final da reunião dos ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), na qual foi discutida a guerra na Ucrânia, a governante apontou estarem em causa “seis helicópteros que precisam de reparação, um deles inoperacional porque foi acidentado”.

Helena Carreiras vincou que estes seis helicópteros Kamov, que serão “transferidos no estado em que estão”, serão “muitíssimo úteis à Ucrânia e essa cedência foi muito agradecida pelas nossas contrapartes ucranianas”.

“Os ucranianos conhecem as condições em que se encontra o material”, apontou a ministra da Defesa, recordando a “cadeia logística de helicómetros semelhantes” detida pela Ucrânia, que os poderá reparar.

A ideia é que a transferência das aeronaves ocorra “o mais rapidamente possível”, adiantou Helena Carreiras.

Não é a primeira vez que Portugal envia material de apoio e logística militar para a Ucrânia.

No âmbito da ajuda entre Estados-membros da NATO, o nosso país comprometeu-se a ceder blindados de lagartas M113A à Ucrânia e duas fragatas à frota da NATO Response Force— das quais, em abril, apenas uma estava operacional.

Semanas antes, Portugal tinha enviado para a Ucrânia quantidades significativas de munições e morteiros, e quatro veículos de patrulhamento da GNR.

Os veículos blindados M113A,de fabrico norte-americano, encontravam-se no Campo Militar de Santa Margarida há quase 30 anos ao serviço do Exército nacional. As viaturas em causa foram adquiridas na década de 1990 pelo Exército português, em segunda mão, no âmbito do desanuviamento que se seguiu ao fim da Guerra Fria.

Os icónicos helicópteros Kamov fazem parte dos meios aéreos que Portugal usa no combate a incêndios, e nos últimos anos têm afetados por problemas (de diferentes tipos) que têm afetado a sua operacionalidade.

Em 2016, um dos casos relacionados com os Kamov levou mesmo à demissão do Presidente da Proteção Civil.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.