Portugal eleito para Comité do Património Mundial da UNESCO

Albertus teolog / wikimedia

Placa no edifício sede da UNESCO em Paris (foto: Albertus teolog / wikimedia)

Placa no edifício sede da UNESCO em Paris (foto: Albertus teolog / wikimedia)

Portugal foi hoje eleito, em Paris, para o Comité do Património Mundial da UNESCO, para um mandato que decorre até 2017, anunciou hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Em comunicado, o MNE informa que a eleição ocorreu no âmbito da 19.ª Assembleia dos Estados Parte à Convenção do Património Mundial, Cultural e Natural, que decorre em Paris entre hoje e quinta-feira.

Portugal, que já pertenceu ao comité entre 1999 e 2005, foi eleito com 111 votos, sendo escolhido entre 22 países candidatos para 12 vagas.

“Esta eleição reflete, uma vez mais, o reconhecimento do compromisso de Portugal com o sistema das Nações Unidas e com o multilateralismo, traduzindo em concreto um claro reconhecimento do nosso contributo construtivo em termos de cooperação internacional em matéria de património, bem como da valia do património histórico português e do empenho, experiência e competência do nosso país na preservação e gestão de bens patrimoniais, edificados ou naturais”, refere o ministério.

Portugal tem atualmente 16 bens classificados como Património Mundial da UNESCO:

Centro Histórico de Angra do Heroísmo (1983) – Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores
Mosteiro dos Jerónimos (1983) – Lisboa
Torre de Belém (1983) – Lisboa
Mosteiro da Batalha (1983) – Batalha
Convento de Cristo (1983) – Tomar
Centro Histórico de Évora (1986) – Évora
Mosteiro de Alcobaça (1989) – Alcobaça
Paisagem Cultural de Sintra (1995) – Sintra
Centro Histórico do Porto (1996) – Porto
Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa (1998) – Distrito da Guarda
Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira (1999) – Ilha da Madeira, Madeira
Centro Histórico de Guimarães (2001) – Guimarães
Região Vinhateira do Alto Douro (2001) – Nordeste de Portugal
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004) – Ilha do Pico, Açores
Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações (2012)1 – Elvas
Universidade de Coimbra, Alta e Sofia (2013) – Coimbra

O Comité do Património Mundial é composto por 21 Estados Parte da Convenção do Património Mundial, Cultural e Natural, sendo responsável pela sua aplicação e gestão, bem como pela utilização dos fundos do património mundial. O Comité tem ainda a responsabilidade de decidir quais os bens a inscrever na lista do Património Mundial e analisar os relatórios sobre o estado de conservação dos bens que já se encontram inscritos.

“O Governo português reitera o seu compromisso para com a UNESCO e o seu papel insubstituível na cooperação internacional nos domínios da educação, da ciência e da cultura”, acrescenta o comunicado do ministério liderado por Rui Machete.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …

Trump "traidor" recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, esta terça-feira, que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de facto, ingerência russa das presidenciais de 2016. O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que …

Cientistas alcançam recorde impressionante de entrelaçamento quântico

Um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiu armazenar 18 qubits - a unidade básica da computação quântica - em apenas seis fotões entrelaçados. O feito inédito de três qubits emaranhados …

Sistema informático lança caos nas escolas no último dia de matrículas

Hoje é o último dia para efectuar as matrículas no próximo ano lectivo, mas as demoras e falhas no portal electrónico onde o processo tem que ser realizado estão a lançar o caos nas escolas. …

Militares da GNR revoltados com castigos para quem passa poucas multas

"Desmotivados e apavorados." É assim que 14 dos 18 militares do posto da GNR no Sameiro, em Braga, se queixam de sofrerem pressões do sargento que comanda a unidade para passarem multas aos automobilistas. O desabafo …