Portugal eleito para Comité do Património Mundial da UNESCO

Albertus teolog / wikimedia

Placa no edifício sede da UNESCO em Paris (foto: Albertus teolog / wikimedia)

Placa no edifício sede da UNESCO em Paris (foto: Albertus teolog / wikimedia)

Portugal foi hoje eleito, em Paris, para o Comité do Património Mundial da UNESCO, para um mandato que decorre até 2017, anunciou hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Em comunicado, o MNE informa que a eleição ocorreu no âmbito da 19.ª Assembleia dos Estados Parte à Convenção do Património Mundial, Cultural e Natural, que decorre em Paris entre hoje e quinta-feira.

Portugal, que já pertenceu ao comité entre 1999 e 2005, foi eleito com 111 votos, sendo escolhido entre 22 países candidatos para 12 vagas.

“Esta eleição reflete, uma vez mais, o reconhecimento do compromisso de Portugal com o sistema das Nações Unidas e com o multilateralismo, traduzindo em concreto um claro reconhecimento do nosso contributo construtivo em termos de cooperação internacional em matéria de património, bem como da valia do património histórico português e do empenho, experiência e competência do nosso país na preservação e gestão de bens patrimoniais, edificados ou naturais”, refere o ministério.

Portugal tem atualmente 16 bens classificados como Património Mundial da UNESCO:

Centro Histórico de Angra do Heroísmo (1983) – Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores
Mosteiro dos Jerónimos (1983) – Lisboa
Torre de Belém (1983) – Lisboa
Mosteiro da Batalha (1983) – Batalha
Convento de Cristo (1983) – Tomar
Centro Histórico de Évora (1986) – Évora
Mosteiro de Alcobaça (1989) – Alcobaça
Paisagem Cultural de Sintra (1995) – Sintra
Centro Histórico do Porto (1996) – Porto
Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa (1998) – Distrito da Guarda
Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira (1999) – Ilha da Madeira, Madeira
Centro Histórico de Guimarães (2001) – Guimarães
Região Vinhateira do Alto Douro (2001) – Nordeste de Portugal
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004) – Ilha do Pico, Açores
Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações (2012)1 – Elvas
Universidade de Coimbra, Alta e Sofia (2013) – Coimbra

O Comité do Património Mundial é composto por 21 Estados Parte da Convenção do Património Mundial, Cultural e Natural, sendo responsável pela sua aplicação e gestão, bem como pela utilização dos fundos do património mundial. O Comité tem ainda a responsabilidade de decidir quais os bens a inscrever na lista do Património Mundial e analisar os relatórios sobre o estado de conservação dos bens que já se encontram inscritos.

“O Governo português reitera o seu compromisso para com a UNESCO e o seu papel insubstituível na cooperação internacional nos domínios da educação, da ciência e da cultura”, acrescenta o comunicado do ministério liderado por Rui Machete.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …