Portugal eleito para Comité do Património Mundial da UNESCO

Albertus teolog / wikimedia

Placa no edifício sede da UNESCO em Paris (foto: Albertus teolog / wikimedia)

Placa no edifício sede da UNESCO em Paris (foto: Albertus teolog / wikimedia)

Portugal foi hoje eleito, em Paris, para o Comité do Património Mundial da UNESCO, para um mandato que decorre até 2017, anunciou hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Em comunicado, o MNE informa que a eleição ocorreu no âmbito da 19.ª Assembleia dos Estados Parte à Convenção do Património Mundial, Cultural e Natural, que decorre em Paris entre hoje e quinta-feira.

Portugal, que já pertenceu ao comité entre 1999 e 2005, foi eleito com 111 votos, sendo escolhido entre 22 países candidatos para 12 vagas.

“Esta eleição reflete, uma vez mais, o reconhecimento do compromisso de Portugal com o sistema das Nações Unidas e com o multilateralismo, traduzindo em concreto um claro reconhecimento do nosso contributo construtivo em termos de cooperação internacional em matéria de património, bem como da valia do património histórico português e do empenho, experiência e competência do nosso país na preservação e gestão de bens patrimoniais, edificados ou naturais”, refere o ministério.

Portugal tem atualmente 16 bens classificados como Património Mundial da UNESCO:

Centro Histórico de Angra do Heroísmo (1983) – Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores
Mosteiro dos Jerónimos (1983) – Lisboa
Torre de Belém (1983) – Lisboa
Mosteiro da Batalha (1983) – Batalha
Convento de Cristo (1983) – Tomar
Centro Histórico de Évora (1986) – Évora
Mosteiro de Alcobaça (1989) – Alcobaça
Paisagem Cultural de Sintra (1995) – Sintra
Centro Histórico do Porto (1996) – Porto
Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa (1998) – Distrito da Guarda
Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira (1999) – Ilha da Madeira, Madeira
Centro Histórico de Guimarães (2001) – Guimarães
Região Vinhateira do Alto Douro (2001) – Nordeste de Portugal
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004) – Ilha do Pico, Açores
Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações (2012)1 – Elvas
Universidade de Coimbra, Alta e Sofia (2013) – Coimbra

O Comité do Património Mundial é composto por 21 Estados Parte da Convenção do Património Mundial, Cultural e Natural, sendo responsável pela sua aplicação e gestão, bem como pela utilização dos fundos do património mundial. O Comité tem ainda a responsabilidade de decidir quais os bens a inscrever na lista do Património Mundial e analisar os relatórios sobre o estado de conservação dos bens que já se encontram inscritos.

“O Governo português reitera o seu compromisso para com a UNESCO e o seu papel insubstituível na cooperação internacional nos domínios da educação, da ciência e da cultura”, acrescenta o comunicado do ministério liderado por Rui Machete.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …