/

Portugal começa a administrar vacina da gripe a 4 de Outubro

Portugal comprou 2,2 milhões de doses da vacina contra a gripe. Os grupos prioritários incluem profissionais de saúde, idosos e doentes crónicos.

Numa entrevista ao Público, Graça Freitas avança que as 2,2 milhões de doses da vacina da gripe que Portugal comprou vão começar a ser administradas a 4 de Outubro.

“Nós conseguimos aumentar a quota de vacinação para Portugal, quer no Serviço Nacional de Saúde quer no mercado comunitário – nas farmácias”, adiantou a Directora-Geral da Saúde, que acrescenta que há doses suficientes para a população que mais precisa de estar protegida contra a gripe.

Estes grupos mais frágeis incluem, segundo Graça Freitas, os idosos, os residentes em lares, as grávidas, os doentes crónicos e os profissionais de saúde. A primeira fase vai começar nos lares de idosos.

A Directora-Geral da Saúde realça também que nenhum país europeu compra vacinas da gripe para toda a população e tem de escolher os grupos prioritários porque estas são fabricadas duas vezes por ano – uma para o hemisfério Norte e uma para o Sul – e não há capacidade de “distribuir vacinas pelos vários países” devido às “limitações grandes no fornecimento”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.