Portugal com duas mortes e 386 novos casos de covid-19

Nuno André Ferreira / Lusa

Portugal registou esta terça-feira 386 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. 

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 386 novos casos e duas mortes provocadas pela covid-19.

Os internamentos diminuíram esta terça-feira, passando de 233 camas ocupadas para 220. Há também menos seis pessoas internadas em UCI, cujo total é agora de 60 utentes.

As duas mortes ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo e nos Açores.

Os dados mostram ainda que houve uma diminuição de 184 casos ativos de infeção, totalizando agora 21.997.

O R(t), atualizado na segunda-feira pela DGS, aumentou para 0,99 no Continente e 1 na globalidade do território nacional.

A incidência é agora de 50,5 no território nacional e de 47,5 no continente (menos de metade da linha vermelha dos 120). Os valores eram de 50,3 e de 48,1, respetivamente, na sexta-feira, pelo que as variações são mínimas.

A ilha de São Miguel, nos Açores, regista hoje 34 novos casos de covid-19, todos “em contexto de transmissão comunitária”, e há ainda o registo de um óbito, informa hoje o comunicado da Autoridade de Saúde Regional.

No seu boletim diário, a entidade refere que foram realizadas nas últimas 24 horas “2.098 análises nos laboratórios de referência da região, e um teste em laboratório privado, não convencionado”, e diagnosticados “34 novos casos todos em São Miguel”.

Por concelhos, a Ribeira Grande concentra o maior número de novos casos, com 31 novos doentes, 29 dos quais detetados em Rabo de Peixe, um na Ribeira Seca e um na Conceição.

No concelho de Ponta Delgada há dois novos casos, em São Roque, e no concelho de Vila Franca do Campo foi diagnosticado um novo caso, em São Pedro.

Segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, há ainda a registar uma morte, de um homem com 38 anos, natural da freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo”, em São Miguel, que “se encontrava internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, após agravamento do seu estado de saúde, determinando o seu falecimento por sobre-infeção bacteriana”.

A pandemia do novo coronavírus matou, até hoje, pelo menos 3.391.849 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

Mais de 163.507.240 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

Os números são baseados em relatórios diários das autoridades de saúde de cada país até às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) e excluem revisões posteriores de agências estatísticas, como ocorre na Rússia, Espanha e Reino Unido.

A Europa totalizava hoje 1.111.682 mortes para 52.309.980 casos, a América Latina e Caribe 984.378 mortes (30.961.704 casos), os Estados Unidos e Canadá 611.321 óbitos (34.326.283 casos), a Ásia 418.562 mortes (32.886.797 casos), o Médio Oriente 138.267 óbitos (8.275.925 casos), a África 126.563 mortes (4.700.370 casos) e a Oceânia 1.076 óbitos (46.187 casos).

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Cuidado… a evolução do índice de transmissibilidade pode pôr em causa as conquistas alcançadas. Vacinar para quê, quando o povo anda maluco??!!

RESPONDER

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …