Portugal já fabrica mais carros a gasolina do que a gasóleo (e a tendência vai acelerar)

Mário Cruz / Lusa

Pela primeira vez desde 1995, Portugal produz mais carros a gasolina do que a gasóleo. A tendência explica-se pelas mudanças de comportamento dos consumidores estrangeiros e pelo sucesso do T-Roc, o novo modelo da Autoeuropa.

Em 2018, dos 294.470 automóveis, ligeiros e pesados, fabricados em Portugal, mais de metade estavam equipados com motores a gasolina, segundo dados divulgados pela Associação Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) ao Dinheiro Vivo.

Estamos a falar de 148.293 automóveis a gasolina que constituem 50,4% da produção total nacional. Os restantes são carros a gasóleo, com excepção de apenas 104 veículos eléctricos.

Mas se nos concentrarmos apenas na produção da Autoeuropa, esta diferença é ainda mais significativa, sendo que dos 234.151 carros produzidos pela fábrica de Palmela, 63,3% (148.095 veículos) estavam apetrechados com um motor a gasolina. Trata-se da percentagem mais elevada desde 1995, como nota a publicação económica.

“Como praticamente toda a produção automóvel vai parar ao estrangeiro, nota-se mais a mudança de preferência dos consumidores dos carros a gasóleo para os modelos a gasolina”, destaca o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, ao Dinheiro Vivo.

Portugal exporta 97% dos carros que são fabricados dentro de portas, com Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Espanha a concentrarem 69,4% das exportações.

A nível nacional, os carros a gasóleo continuam a ser os mais vendidos, mas já se verifica uma queda nas vendas.

“Os problemas de emissões geraram maior atenção para as questões ambientais”, nota no Dinheiro Vivo o líder do cluster automóvel Mobinov, José Couto.

“A mudança do modelo de produção na Autoeuropa, com a produção do utilitário desportivo T-Roc, justifica o crescimento dos motores a gasolina”, frisa, por seu lado, o secretário-geral da ACAP.

E para os próximos anos, “a tendência de produção de mais carros a gasolina do que a gasóleo vai acelerar, não só em Portugal, mas também na Europa”, destaca na referida publicação a direcção da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel.

Uma tendência que se explica pelo facto de haver cidades como Madrid, Paris e Roma que “têm projectos para banir a circulação de automóveis a gasóleo nos próximos anos”, nota José Couto.

Na Alemanha, em Estugarda, já é proibido circular com automóveis mais antigos a gasóleo no centro da cidade.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sabendo que o parque automóvel é mais de 60% a Diesel, o governo Costa/Centeno descobriram mais uma galinha de ovos de ouro – subir impostos e combustível a estes carros de uma forma”colossal”.
    Qual ambiente, qual carapuça… o que conta é o encaixe de impostos, principalmente quando há uma “desculpa bondosa”, para o fazer.
    A poluição entre Gasolina e Diesel é idêntica, e até os carros eléctricos, se forem analisados todas as fases da sua vida, deste a construção aos resíduos das baterias, não ficam muito atrás. Desculpas boas para aumentar a carga fiscal.
    E porque não começa o Estado a converter desde já a sua frota de carros “poluentes” para eléctricos ?
    E porque não começam os ministros e o Costa a aparecerem no Parlamento de bicicleta ?!

    • “A poluição entre Gasolina e Diesel é idêntica,”
      Idêntica?!
      Não brinques, todas a gente (minimamente informada) sabe que as emissões dos motores diesel são cancerígenas, portanto, nem há comparação!!
      A OMS (Organização Mundial de Saúde) já diz isso, há mais de 20 anos…
      Além disso, se são “idênticas”, porque é que os carros a gasolina (e própria gasolina) sempre foram mais taxados?
      Pois…

      • E por essa teoria então parem de produzir os carros elétricos. Isto é tudo muito lindo mas a produção das baterias é das indústrias atualmente mais poluentes. E já agora, também devias andar nu. Uma simples t-shirt consome quase 3 mil litros de água.

        • “a produção das baterias é das indústrias atualmente mais poluentes”
          Isto é mentira!…
          O sector mais poluente é o do petróleo e depois está industria têxtil!…
          Mas, entre consumir 3 mil litros de água (duvido muito deste valor!!) e fazer algo que é comprovadamente cancerígeno, acho ainda vai “alguma” diferença…

    • A Poluiçao entre carros a gazolina e diesel não é nada identica,está mais que documentada e se virmos na estrada as enormes nuvens de fumo negro que estes emitem( ficamos sem ver por vezes).Tambem a produçao de C. electricos e o seu abate sao poluentes, consideremos entao outros,Hidrog.,Hibridos,H2O,GPL.

    • Acho que aqui ninguém quer saber das tuas preferências intimas!!
      .
      Mas, esta noticia só vem desmentir a ACAP (e companhia) que virem logo atacar o ministro e afinal…

Responder a Eu! Cancelar resposta

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …

"Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens"

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os …

Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença. As autoridades do país asiático terão …

Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes. De acordo com o jornal South …

"O cisne negro de todos os cisnes negros". Vírus é global, mas Portugal e Itália serão mais prejudicados

A grande pandemia motivada pelo coronavírus vai ser económica, consideram especialistas que acreditam que no pós Covid-19, o mundo mudará de forma significativa em várias áreas. Certo é que a crise económica vai afectar os …

"Tiro da rua muitos miúdos". Ex-Benfica cria clube com ajuda de Saviola, Di María e Maxi

O ex-Benfica José Shaffer criou um clube na Argentina, onde diz que tira muitos miúdos da rua. O antigo futebolista conta com o apoio de Saviola, Di María e Maxi Pereira. José Shaffer foi campeão nacional …