Portugal volta a cair no ranking da FIFA

José Coelho / EPA

A seleção portuguesa passou do quinto para o sexto lugar do ranking mundial da FIFA, tendo sido ultrapassada pelo Uruguai.

Esta quinta-feira, a FIFA revelou a nova tabela do ranking de seleções e a seleção portuguesa caiu um lugar, ocupando agora o 6.º posto da lista, que continua a ser liderada pela Bélgica.

O fim das competições de seleções influenciou as alterações no ranking, se comparado ao anterior, divulgado em junho deste ano. Segundo o Sapo Desporto, os vencedores das respetivas provas continentais são os mais beneficiados no que à subida de lugares diz respeito.

O primeiro lugar continua a pertencer à Bélgica, mas a França perdeu o segundo lugar da tabela para o Brasil, que venceu a Copa América no início deste mês. Também desta competição saíram beneficiadas as seleções do Uruguai, que passou de 8.º para 5.º; da Colômbia (de 13.º para 8.º); da Venezuela (de 33º para 26º) e da Argentina (11º para 10º).

As equipas com melhores resultados na Taça das Nações Africanas (CAN) e na Gold Cup da CONCACAF (organismo que gere o futebol na América do Norte, Central e Caraíbas) também subiram no ranking da FIFA, divulgado esta quinta-feira.

O México, que venceu a competição, passou de 18.º para 12.º lugar, enquanto os finalistas Estados Unidos passaram do 30.º para o 22.º posto da tabela. O Haiti, que chegou às meias-finais, subiu 18 posições e ocupa agora o 83.º lugar do ranking.

Por sua vez, a Argélia, vencedora da CAN, subiu 28 lugares e está agora na 40.º posição. O Senegal, semifinalista, passou de 22.º para 20.º e está empatado com a Polónia. Também a Nigéria (de 45.º para 33.º), Madagáscar (de 108.º para 96.º) e Benim (de 88.º para 82.º) viram as suas prestações na prova recompensadas neste ranking.

O matutino dá ainda conta de que a Coreia do Sul, cujo selecionador é Paulo Bento, mantém o 37.º posto, e o Burkina Faso, de Paulo Duarte, desceu dois lugares, para 61.º.

Entre os países de língua oficial portuguesa, Cabo Verde tem a melhor posição, no 76.º lugar, seguindo de Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, todos muito próximos entre si, no 116.º, 122.º e 123.º lugares, respetivamente, enquanto São Tomé e Príncipe é 185.º.

Angola e Guiné-Bissau competiram na CAN2019, com os primeiros a serem terceiros no seu grupo, e os segundos últimos, falhando o apuramento para os oitavos de final da prova.

O próximo ranking da FIFA é publicado a 19 de setembro.

Ranking da FIFA a 25 de julho

  1. (1) Bélgica, 1.746
  2. (3) Brasil, 1.726
  3. (2) França, 1.718
  4. (4) Inglaterra, 1.652
  5. (8) Uruguai, 1.637
  6. (5) Portugal, 1.631
  7. (6) Croácia, 1.625
  8. (13) Colômbia, 1.622
  9. (7) Espanha, 1.617
  10. (11) Argentina, 1.610

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …