Portugal volta a cair no ranking da FIFA

José Coelho / EPA

A seleção portuguesa passou do quinto para o sexto lugar do ranking mundial da FIFA, tendo sido ultrapassada pelo Uruguai.

Esta quinta-feira, a FIFA revelou a nova tabela do ranking de seleções e a seleção portuguesa caiu um lugar, ocupando agora o 6.º posto da lista, que continua a ser liderada pela Bélgica.

O fim das competições de seleções influenciou as alterações no ranking, se comparado ao anterior, divulgado em junho deste ano. Segundo o Sapo Desporto, os vencedores das respetivas provas continentais são os mais beneficiados no que à subida de lugares diz respeito.

O primeiro lugar continua a pertencer à Bélgica, mas a França perdeu o segundo lugar da tabela para o Brasil, que venceu a Copa América no início deste mês. Também desta competição saíram beneficiadas as seleções do Uruguai, que passou de 8.º para 5.º; da Colômbia (de 13.º para 8.º); da Venezuela (de 33º para 26º) e da Argentina (11º para 10º).

As equipas com melhores resultados na Taça das Nações Africanas (CAN) e na Gold Cup da CONCACAF (organismo que gere o futebol na América do Norte, Central e Caraíbas) também subiram no ranking da FIFA, divulgado esta quinta-feira.

O México, que venceu a competição, passou de 18.º para 12.º lugar, enquanto os finalistas Estados Unidos passaram do 30.º para o 22.º posto da tabela. O Haiti, que chegou às meias-finais, subiu 18 posições e ocupa agora o 83.º lugar do ranking.

Por sua vez, a Argélia, vencedora da CAN, subiu 28 lugares e está agora na 40.º posição. O Senegal, semifinalista, passou de 22.º para 20.º e está empatado com a Polónia. Também a Nigéria (de 45.º para 33.º), Madagáscar (de 108.º para 96.º) e Benim (de 88.º para 82.º) viram as suas prestações na prova recompensadas neste ranking.

O matutino dá ainda conta de que a Coreia do Sul, cujo selecionador é Paulo Bento, mantém o 37.º posto, e o Burkina Faso, de Paulo Duarte, desceu dois lugares, para 61.º.

Entre os países de língua oficial portuguesa, Cabo Verde tem a melhor posição, no 76.º lugar, seguindo de Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, todos muito próximos entre si, no 116.º, 122.º e 123.º lugares, respetivamente, enquanto São Tomé e Príncipe é 185.º.

Angola e Guiné-Bissau competiram na CAN2019, com os primeiros a serem terceiros no seu grupo, e os segundos últimos, falhando o apuramento para os oitavos de final da prova.

O próximo ranking da FIFA é publicado a 19 de setembro.

Ranking da FIFA a 25 de julho

  1. (1) Bélgica, 1.746
  2. (3) Brasil, 1.726
  3. (2) França, 1.718
  4. (4) Inglaterra, 1.652
  5. (8) Uruguai, 1.637
  6. (5) Portugal, 1.631
  7. (6) Croácia, 1.625
  8. (13) Colômbia, 1.622
  9. (7) Espanha, 1.617
  10. (11) Argentina, 1.610

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …