Portugal volta a cair no ranking da FIFA

José Coelho / EPA

A seleção portuguesa passou do quinto para o sexto lugar do ranking mundial da FIFA, tendo sido ultrapassada pelo Uruguai.

Esta quinta-feira, a FIFA revelou a nova tabela do ranking de seleções e a seleção portuguesa caiu um lugar, ocupando agora o 6.º posto da lista, que continua a ser liderada pela Bélgica.

O fim das competições de seleções influenciou as alterações no ranking, se comparado ao anterior, divulgado em junho deste ano. Segundo o Sapo Desporto, os vencedores das respetivas provas continentais são os mais beneficiados no que à subida de lugares diz respeito.

O primeiro lugar continua a pertencer à Bélgica, mas a França perdeu o segundo lugar da tabela para o Brasil, que venceu a Copa América no início deste mês. Também desta competição saíram beneficiadas as seleções do Uruguai, que passou de 8.º para 5.º; da Colômbia (de 13.º para 8.º); da Venezuela (de 33º para 26º) e da Argentina (11º para 10º).

As equipas com melhores resultados na Taça das Nações Africanas (CAN) e na Gold Cup da CONCACAF (organismo que gere o futebol na América do Norte, Central e Caraíbas) também subiram no ranking da FIFA, divulgado esta quinta-feira.

O México, que venceu a competição, passou de 18.º para 12.º lugar, enquanto os finalistas Estados Unidos passaram do 30.º para o 22.º posto da tabela. O Haiti, que chegou às meias-finais, subiu 18 posições e ocupa agora o 83.º lugar do ranking.

Por sua vez, a Argélia, vencedora da CAN, subiu 28 lugares e está agora na 40.º posição. O Senegal, semifinalista, passou de 22.º para 20.º e está empatado com a Polónia. Também a Nigéria (de 45.º para 33.º), Madagáscar (de 108.º para 96.º) e Benim (de 88.º para 82.º) viram as suas prestações na prova recompensadas neste ranking.

O matutino dá ainda conta de que a Coreia do Sul, cujo selecionador é Paulo Bento, mantém o 37.º posto, e o Burkina Faso, de Paulo Duarte, desceu dois lugares, para 61.º.

Entre os países de língua oficial portuguesa, Cabo Verde tem a melhor posição, no 76.º lugar, seguindo de Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, todos muito próximos entre si, no 116.º, 122.º e 123.º lugares, respetivamente, enquanto São Tomé e Príncipe é 185.º.

Angola e Guiné-Bissau competiram na CAN2019, com os primeiros a serem terceiros no seu grupo, e os segundos últimos, falhando o apuramento para os oitavos de final da prova.

O próximo ranking da FIFA é publicado a 19 de setembro.

Ranking da FIFA a 25 de julho

  1. (1) Bélgica, 1.746
  2. (3) Brasil, 1.726
  3. (2) França, 1.718
  4. (4) Inglaterra, 1.652
  5. (8) Uruguai, 1.637
  6. (5) Portugal, 1.631
  7. (6) Croácia, 1.625
  8. (13) Colômbia, 1.622
  9. (7) Espanha, 1.617
  10. (11) Argentina, 1.610

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …