/

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

2

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo anunciou esta segunda-feria o Público, a UE têm vindo a negociar este projeto da Comissão Europeia há quatro anos, visando tornar mais transparente a evasão fiscal por parte das empresas multinacionais.

Conhecida por CbCR (Country by Country Reporting), esta diretiva forçaria as garndes empresas multinacionais de tecnologia a revelar os seus esquemas de planeamento fiscal em cada país.

O Público avançou que a medida não vai a votos, devido à oposição de Portugal e da Suécia. Depois de noticiada a lista de opositores (que incluía Irlanda, Malta, Chipre e Luxemburgo), Portugal mudou de posição. Contudo, continua a opor-se a que os documentos da negociação sejam públicos. Já a Suécia continua a bloquear a diretiva.

  ZAP //

2 Comments

  1. É uma questão de tempo até se saber quem são os “boys” tugas e afins que beneficiam com tudo isto… eles bem esperneiam.

  2. A lista dos países opositores já diz tudo: (Irlanda, Malta, Chipre e Luxemburgo)!!
    Só faltou a Holanda…
    Falta perceber o objetivo da posição de Portugal e, principalmente, a da Suécia!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.