Portugal vai ter app para rastrear casos de covid-19 (mas tem de ser instalada por 60% dos utilizadores)

Nacho Gallego / EPA

A aplicação monitorCovid19.pt será de uso voluntário e permitirá aos utilizadores descobrir casos de contacto próximo com infetados pelo novo coronavírus. No entanto, para ser eficaz, a app tem de ser instalada por 60% dos utilizadores de smartphones.

A aplicação não exige que a Direção-Geral de Saúde (DGS) tenha acesso aos telemóveis dos portugueses para proceder ao rastreio. No entanto, para ser eficaz na deteção de novos casos, necessita de ser instalada por, pelo menos, 60% dos utilizadores de smartphones.

O projeto deu o pontapé de saída no final de março e é coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). A aplicação, atualmente em fase de testes, foi apresentada esta segunda-feira, durante uma visita ao Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), um dos parceiros do projeto.

Segundo o Público, na prática, se dois utilizadores tiverem a app instalada e se um deles vier a ser diagnosticado com covid-19 e autorizar um profissional de saúde a partilhar os dados gerados pela aplicação de forma anónima, o outro que esteve nas proximidades receberá uma mensagem de aviso. Contudo, nunca é divulgada a identidade dos utilizadores.

A app não irá guardar a localização dos utilizadores nem revelar a identidade das pessoas infetadas. No fundo, não são partilhados quaisquer dados pessoais, “o que afasta o receio fantasma da privacidade“, disse José Manuel Mendonça, presidente do INESC TEC ao diário.

De acordo com o Expresso, a app utilizará o bluetooth para rastreio de dados entre smartphones que tenham estado próximos nos últimos 14 dias.

A monitorCovid19.pt será de uso voluntário, gratuita e permitirá aos utilizadores descobrirem se tiveram em contacto com alguém confirmado como infetado com o novo coronavírus, através de informação pública e certificada pelas autoridades de saúde.

Esta ferramenta tecnológica tem como principal objetivo poupar tempo aos profissionais de saúde, uma vez que este método é muito mais rápido do que o sistema atual de perguntar às pessoas infetadas com quem estiveram e contactá-las diretamente por telefone.

Para já, não há data para que a aplicação fique disponível.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. o meu nokia 3310 não dá…que pena 😉

    de mansinho vai-se passando a um Estado policial, ao mesmo tempo temos as virgens na AR a festejar o 25 de Abril….cambada de hipócritas cínicos.

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …