Portugal acaba com exploração de petróleo e gás natural

Depois da saída da última empresa que procurava hidrocarbonetos em Portugal, o Governo anunciou que o país acabou de vez com a exploração de petróleo e gás natural.

Após a renúncia da Australis, que procurava gás natural e petróleo na zona Oeste e Centro desde 2015, o Governo português decidiu acabar com a exploração de energias poluentes numa altura em que a aposta recai nas renováveis.

Não serão atribuídos mais contratos de prospeção e pesquisa de gás natural ou petróleo”, disse fonte oficial do Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), em declarações ao Jornal Económico.

De acordo com o ministério, foi a própria Australia que renunciou ao contrato, através de carta enviada a 24 de agosto para a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

A “empresa fundamentou a renúncia com o facto de, pese embora tenha efetuado uma descoberta de gás natural na concessão da Batalha, com uma dimensão certificada – de forma independente – de 13 mil milhões de metros cúbicos de volume de gás, ter ficado sem opções de prosseguir face à ausência de apoio do Governo às atividades/operações da empresa, nomeadamente nos esforços da empresa para fornecer informações claras, concisas e precisas às populações e autarquias”.

Estamos desapontados por não ter sido possível concretizar a avaliação da descoberta na concessão Batalha e complementar a avaliação da perspetiva de existência de Gás Natural na concessão Pombal”, reagiu a empresa australiana. “Sem qualquer apoio à exploração e desenvolvimento local, o gás necessário continuará a ser importado e a ironia é que o impacto ambiental, o custo para o País e a dependência de governos estrangeiros será muito maior do que se Portugal tivesse desenvolvido os recursos descobertos internamente de uma forma apropriada e ambientalmente responsável”

Agora, a Australis terá de pagar ao Estado as contrapartidas que estavam previstas. A companhia australiana também não terá direito a receber algum valor de volta de cauções prestadas.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa! Energias limpas aqui vamos nós! 🙂 Sujar a costa alentejana e algarvia com o negro óleo seria um desrespeito grande, não só para as espécies marinhas mas para a economia já que temos tanto turismo (e pesca). Nesta fase de transição não vale apena o risco.. (já para não falar do aumento de risco sísmico que essas explorações acarretam! Estando Lisboa onde está seria dar um tiro no pé!)

  2. Tanto floreado para que??? Vejo que voce esta no seguimento da politica de cavaco, so queria servicos e abaixo a empresas poluidoras mas sem conversar e sem criar plano alterantivo. Foi o fim do pais. Perderam tanta coisa que e impossivel esta a enumera-las. So quem nao entende do valor real de um pais. O turismo e importante, mas precisamos de industria, transformacao e criacao (setor primario)… Meu amigos pode ter uma ou duas licenciaturas mas compreender e entender o pais real e para poucos… pode morrer e renascer voce e mais maioria desse pais que nunca irao entender o pais, nao e facil, mas na realidade todos sao peritos do sofa.

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …