Portugal acaba com exploração de petróleo e gás natural

Depois da saída da última empresa que procurava hidrocarbonetos em Portugal, o Governo anunciou que o país acabou de vez com a exploração de petróleo e gás natural.

Após a renúncia da Australis, que procurava gás natural e petróleo na zona Oeste e Centro desde 2015, o Governo português decidiu acabar com a exploração de energias poluentes numa altura em que a aposta recai nas renováveis.

Não serão atribuídos mais contratos de prospeção e pesquisa de gás natural ou petróleo”, disse fonte oficial do Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), em declarações ao Jornal Económico.

De acordo com o ministério, foi a própria Australia que renunciou ao contrato, através de carta enviada a 24 de agosto para a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

A “empresa fundamentou a renúncia com o facto de, pese embora tenha efetuado uma descoberta de gás natural na concessão da Batalha, com uma dimensão certificada – de forma independente – de 13 mil milhões de metros cúbicos de volume de gás, ter ficado sem opções de prosseguir face à ausência de apoio do Governo às atividades/operações da empresa, nomeadamente nos esforços da empresa para fornecer informações claras, concisas e precisas às populações e autarquias”.

Estamos desapontados por não ter sido possível concretizar a avaliação da descoberta na concessão Batalha e complementar a avaliação da perspetiva de existência de Gás Natural na concessão Pombal”, reagiu a empresa australiana. “Sem qualquer apoio à exploração e desenvolvimento local, o gás necessário continuará a ser importado e a ironia é que o impacto ambiental, o custo para o País e a dependência de governos estrangeiros será muito maior do que se Portugal tivesse desenvolvido os recursos descobertos internamente de uma forma apropriada e ambientalmente responsável”

Agora, a Australis terá de pagar ao Estado as contrapartidas que estavam previstas. A companhia australiana também não terá direito a receber algum valor de volta de cauções prestadas.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa! Energias limpas aqui vamos nós! 🙂 Sujar a costa alentejana e algarvia com o negro óleo seria um desrespeito grande, não só para as espécies marinhas mas para a economia já que temos tanto turismo (e pesca). Nesta fase de transição não vale apena o risco.. (já para não falar do aumento de risco sísmico que essas explorações acarretam! Estando Lisboa onde está seria dar um tiro no pé!)

  2. Tanto floreado para que??? Vejo que voce esta no seguimento da politica de cavaco, so queria servicos e abaixo a empresas poluidoras mas sem conversar e sem criar plano alterantivo. Foi o fim do pais. Perderam tanta coisa que e impossivel esta a enumera-las. So quem nao entende do valor real de um pais. O turismo e importante, mas precisamos de industria, transformacao e criacao (setor primario)… Meu amigos pode ter uma ou duas licenciaturas mas compreender e entender o pais real e para poucos… pode morrer e renascer voce e mais maioria desse pais que nunca irao entender o pais, nao e facil, mas na realidade todos sao peritos do sofa.

RESPONDER

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …