37% dos portugueses rezam diariamente. Somos o 9º país mais religioso da Europa

Portugal é um dos países mais religiosos da Europa, ocupando a nona posição, à frente de Itália (13.º) e de Espanha (16.º), com 44% da população a afirmar a sua crença absoluta em Deus.

Estes dados foram avançados, no início deste mês, pelo Pew Research Center, que relacionou, além da crença em Deus, a comparência em cultos e serviços religiosos, a frequência com que rezam e a importância da religião, de indivíduos de 34 países europeus.

Segundo o site, os portugueses são altamente religiosos, com 37% dos inquiridos a afirmar que reza diariamente e 36% que a religião é importante nas suas vidas, frequentando cultos religiosos, pelo menos, uma vez por semana. Em percentagem de portugueses que dizem rezar diariamente, o nosso país está em 6º lugar na Europa.

De acordo com o Pew Research Center, os países europeus são, geralmente, menos religiosos que outras regiões do mundo, e apresentam diferenças significativas quanto ao seu compromisso religioso.

A análise mostra que os indivíduos da Europa Central e Oriental são mais propensos do que os europeus ocidentais a serem altamente religiosos, com países do leste da Europa a dominar a lista, como é o caso da Roménia, que encabeça o ‘ranking’ com 55%.

Em contrapartida, o norte da Europa é considerado menos religioso. Apenas uma em cada dez pessoas qualifica-se como altamente religiosa na Dinamarca (32.ª posição da tabela), na Suécia (30.ª) e no Reino Unido (29.ª).

 

Um padrão semelhante é encontrado quanto ao compromisso religioso, quando considerados individualmente os quatro fatores acima indicados, com os indivíduos da Europa Central e Oriental à frente dos ocidentais nos diferentes critérios.

Em países como a Arménia ou a Bósnia, para metade da população a religião é muito importante, no entanto, isso aplica-se somente a uma em cada dez pessoas na França e na Alemanha (26.º lugar no ‘ranking’), e no Reino Unido.

A religião no resto do mundo

Em janeiro, o The Telegraph criou um mapa com os países mais e menos religiosos do mundo, baseando-se em resultados de 2008, 2009 e 2015, obtidos pelos grupos WIN e Gallup International.

Cinco países, com 99% dos entrevistados a responder “sim” quando questionados se eram religiosos, empatam na primeira posição do ‘ranking’: a Etiópia, o Malawi, o Níger, o Sri Lanka e o Iémen.

Noutros quatro países, Burundi, Djibuti, Mauritânia e Somália, 98% dos inquiridos também responderam sim, perfazendo assim os nove lugares mais religiosos a nível planetário. O Afeganistão, com 97% de religiosos, fecha o Top 10.

As regiões mais religiosas são, assim, a África e o Médio Oriente, seguindo-se o sudeste da Ásia e a América Latina. Neste último continente, o Paraguai destaca-se como o país mais religioso.

Também o Brasil aparece como um país de notável maioria religiosa (79%), bem como Angola (88%) e Moçambique (86%). A mesma pesquisa refere que a fé é igualmente importante para muitos países do sul da Europa, com 74% dos italianos e 71% dos gregos a dizerem-se religiosos.

Por outro lado, a China encontra-se em primeiro nos países menos religiosos, com apenas 7% da população a responder sim à questão.

Taísa Pagno, ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois… e o resultado está à vista!!!
    Mais um vez se comprova o atraso social e humano provocado pelas religiões/seitas!
    O tempo que as pessoas perdem a rezar podia (e devia) ser usado para fazerem algo de útil por si (e pela sociedade), mas preferem “falar” com amigos imaginários que vivem nas nuvens e depois queixam-se…
    É ver as posições opostas da Dinamarca e da Roménia e escolher em qual sociedade preferiam viver!…

    • Voce nao diz nada de jeito nunca, como tal deve ser extremamente religioso entao. Nos Estados Unidos sao mais religiosos que cá e deixam Portugal a um canto

      • Nada? Nunca?!
        Não acredito… até os loucos acertam em alguma coisa!…
        É… eu sou tão religioso que ando sempre com a Bíblia na mão … como faz o teu “pastor”, o Trump!!
        Quais Estado Unidos?!
        Aqueles onde há a maior desigualdade social do mundo?
        Ou aqueles que tem uma taxa de homicídios digna de países do 3º mundo?
        Ou que tem mais mortalidade infantil e menor esperança média de vida do que Portugal?
        Ou que tem um sistema de saúde dos piores da OCDE?
        Ou os que tem quase 50 milhões de pobres sem acesso cuidados médicos?
        Etc, etc…
        Realmente, esses EUA são mais religiosos do que em Portugal e isso nota-se!!
        Além disso, já devias saber que o “teu canto” não representa Portugal!…

    • Dá para concluir que o “Eu” deve ser uma pessoa social e humanamente muito avançada, deve de estar a fazer muita falta na Dinamarca.

  2. Nem imagina o quanto é útil para mim e para os outros eu rezar diariamente! Eu preferia viver numa sociedade onde os valor humano e os valores humanos fossem mais tidos em conta.

  3. Fizeram o questionário a quem e onde? À quem saía da porta da igreja depois da missa de domingo?
    A meu ver, os resultados são dúbios.

RESPONDER

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …