37% dos portugueses rezam diariamente. Somos o 9º país mais religioso da Europa

Portugal é um dos países mais religiosos da Europa, ocupando a nona posição, à frente de Itália (13.º) e de Espanha (16.º), com 44% da população a afirmar a sua crença absoluta em Deus.

Estes dados foram avançados, no início deste mês, pelo Pew Research Center, que relacionou, além da crença em Deus, a comparência em cultos e serviços religiosos, a frequência com que rezam e a importância da religião, de indivíduos de 34 países europeus.

Segundo o site, os portugueses são altamente religiosos, com 37% dos inquiridos a afirmar que reza diariamente e 36% que a religião é importante nas suas vidas, frequentando cultos religiosos, pelo menos, uma vez por semana. Em percentagem de portugueses que dizem rezar diariamente, o nosso país está em 6º lugar na Europa.

De acordo com o Pew Research Center, os países europeus são, geralmente, menos religiosos que outras regiões do mundo, e apresentam diferenças significativas quanto ao seu compromisso religioso.

A análise mostra que os indivíduos da Europa Central e Oriental são mais propensos do que os europeus ocidentais a serem altamente religiosos, com países do leste da Europa a dominar a lista, como é o caso da Roménia, que encabeça o ‘ranking’ com 55%.

Em contrapartida, o norte da Europa é considerado menos religioso. Apenas uma em cada dez pessoas qualifica-se como altamente religiosa na Dinamarca (32.ª posição da tabela), na Suécia (30.ª) e no Reino Unido (29.ª).

 

Um padrão semelhante é encontrado quanto ao compromisso religioso, quando considerados individualmente os quatro fatores acima indicados, com os indivíduos da Europa Central e Oriental à frente dos ocidentais nos diferentes critérios.

Em países como a Arménia ou a Bósnia, para metade da população a religião é muito importante, no entanto, isso aplica-se somente a uma em cada dez pessoas na França e na Alemanha (26.º lugar no ‘ranking’), e no Reino Unido.

A religião no resto do mundo

Em janeiro, o The Telegraph criou um mapa com os países mais e menos religiosos do mundo, baseando-se em resultados de 2008, 2009 e 2015, obtidos pelos grupos WIN e Gallup International.

Cinco países, com 99% dos entrevistados a responder “sim” quando questionados se eram religiosos, empatam na primeira posição do ‘ranking’: a Etiópia, o Malawi, o Níger, o Sri Lanka e o Iémen.

Noutros quatro países, Burundi, Djibuti, Mauritânia e Somália, 98% dos inquiridos também responderam sim, perfazendo assim os nove lugares mais religiosos a nível planetário. O Afeganistão, com 97% de religiosos, fecha o Top 10.

As regiões mais religiosas são, assim, a África e o Médio Oriente, seguindo-se o sudeste da Ásia e a América Latina. Neste último continente, o Paraguai destaca-se como o país mais religioso.

Também o Brasil aparece como um país de notável maioria religiosa (79%), bem como Angola (88%) e Moçambique (86%). A mesma pesquisa refere que a fé é igualmente importante para muitos países do sul da Europa, com 74% dos italianos e 71% dos gregos a dizerem-se religiosos.

Por outro lado, a China encontra-se em primeiro nos países menos religiosos, com apenas 7% da população a responder sim à questão.

Taísa Pagno Taísa Pagno, ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois… e o resultado está à vista!!!
    Mais um vez se comprova o atraso social e humano provocado pelas religiões/seitas!
    O tempo que as pessoas perdem a rezar podia (e devia) ser usado para fazerem algo de útil por si (e pela sociedade), mas preferem “falar” com amigos imaginários que vivem nas nuvens e depois queixam-se…
    É ver as posições opostas da Dinamarca e da Roménia e escolher em qual sociedade preferiam viver!…

    • Voce nao diz nada de jeito nunca, como tal deve ser extremamente religioso entao. Nos Estados Unidos sao mais religiosos que cá e deixam Portugal a um canto

      • Nada? Nunca?!
        Não acredito… até os loucos acertam em alguma coisa!…
        É… eu sou tão religioso que ando sempre com a Bíblia na mão … como faz o teu “pastor”, o Trump!!
        Quais Estado Unidos?!
        Aqueles onde há a maior desigualdade social do mundo?
        Ou aqueles que tem uma taxa de homicídios digna de países do 3º mundo?
        Ou que tem mais mortalidade infantil e menor esperança média de vida do que Portugal?
        Ou que tem um sistema de saúde dos piores da OCDE?
        Ou os que tem quase 50 milhões de pobres sem acesso cuidados médicos?
        Etc, etc…
        Realmente, esses EUA são mais religiosos do que em Portugal e isso nota-se!!
        Além disso, já devias saber que o “teu canto” não representa Portugal!…

    • Dá para concluir que o “Eu” deve ser uma pessoa social e humanamente muito avançada, deve de estar a fazer muita falta na Dinamarca.

  2. Nem imagina o quanto é útil para mim e para os outros eu rezar diariamente! Eu preferia viver numa sociedade onde os valor humano e os valores humanos fossem mais tidos em conta.

  3. Fizeram o questionário a quem e onde? À quem saía da porta da igreja depois da missa de domingo?
    A meu ver, os resultados são dúbios.

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …