37% dos portugueses rezam diariamente. Somos o 9º país mais religioso da Europa

Portugal é um dos países mais religiosos da Europa, ocupando a nona posição, à frente de Itália (13.º) e de Espanha (16.º), com 44% da população a afirmar a sua crença absoluta em Deus.

Estes dados foram avançados, no início deste mês, pelo Pew Research Center, que relacionou, além da crença em Deus, a comparência em cultos e serviços religiosos, a frequência com que rezam e a importância da religião, de indivíduos de 34 países europeus.

Segundo o site, os portugueses são altamente religiosos, com 37% dos inquiridos a afirmar que reza diariamente e 36% que a religião é importante nas suas vidas, frequentando cultos religiosos, pelo menos, uma vez por semana. Em percentagem de portugueses que dizem rezar diariamente, o nosso país está em 6º lugar na Europa.

De acordo com o Pew Research Center, os países europeus são, geralmente, menos religiosos que outras regiões do mundo, e apresentam diferenças significativas quanto ao seu compromisso religioso.

A análise mostra que os indivíduos da Europa Central e Oriental são mais propensos do que os europeus ocidentais a serem altamente religiosos, com países do leste da Europa a dominar a lista, como é o caso da Roménia, que encabeça o ‘ranking’ com 55%.

Em contrapartida, o norte da Europa é considerado menos religioso. Apenas uma em cada dez pessoas qualifica-se como altamente religiosa na Dinamarca (32.ª posição da tabela), na Suécia (30.ª) e no Reino Unido (29.ª).

 

Um padrão semelhante é encontrado quanto ao compromisso religioso, quando considerados individualmente os quatro fatores acima indicados, com os indivíduos da Europa Central e Oriental à frente dos ocidentais nos diferentes critérios.

Em países como a Arménia ou a Bósnia, para metade da população a religião é muito importante, no entanto, isso aplica-se somente a uma em cada dez pessoas na França e na Alemanha (26.º lugar no ‘ranking’), e no Reino Unido.

A religião no resto do mundo

Em janeiro, o The Telegraph criou um mapa com os países mais e menos religiosos do mundo, baseando-se em resultados de 2008, 2009 e 2015, obtidos pelos grupos WIN e Gallup International.

Cinco países, com 99% dos entrevistados a responder “sim” quando questionados se eram religiosos, empatam na primeira posição do ‘ranking’: a Etiópia, o Malawi, o Níger, o Sri Lanka e o Iémen.

Noutros quatro países, Burundi, Djibuti, Mauritânia e Somália, 98% dos inquiridos também responderam sim, perfazendo assim os nove lugares mais religiosos a nível planetário. O Afeganistão, com 97% de religiosos, fecha o Top 10.

As regiões mais religiosas são, assim, a África e o Médio Oriente, seguindo-se o sudeste da Ásia e a América Latina. Neste último continente, o Paraguai destaca-se como o país mais religioso.

Também o Brasil aparece como um país de notável maioria religiosa (79%), bem como Angola (88%) e Moçambique (86%). A mesma pesquisa refere que a fé é igualmente importante para muitos países do sul da Europa, com 74% dos italianos e 71% dos gregos a dizerem-se religiosos.

Por outro lado, a China encontra-se em primeiro nos países menos religiosos, com apenas 7% da população a responder sim à questão.

Taísa Pagno, ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Pois… e o resultado está à vista!!!
    Mais um vez se comprova o atraso social e humano provocado pelas religiões/seitas!
    O tempo que as pessoas perdem a rezar podia (e devia) ser usado para fazerem algo de útil por si (e pela sociedade), mas preferem “falar” com amigos imaginários que vivem nas nuvens e depois queixam-se…
    É ver as posições opostas da Dinamarca e da Roménia e escolher em qual sociedade preferiam viver!…

    • Voce nao diz nada de jeito nunca, como tal deve ser extremamente religioso entao. Nos Estados Unidos sao mais religiosos que cá e deixam Portugal a um canto

      • Nada? Nunca?!
        Não acredito… até os loucos acertam em alguma coisa!…
        É… eu sou tão religioso que ando sempre com a Bíblia na mão … como faz o teu “pastor”, o Trump!!
        Quais Estado Unidos?!
        Aqueles onde há a maior desigualdade social do mundo?
        Ou aqueles que tem uma taxa de homicídios digna de países do 3º mundo?
        Ou que tem mais mortalidade infantil e menor esperança média de vida do que Portugal?
        Ou que tem um sistema de saúde dos piores da OCDE?
        Ou os que tem quase 50 milhões de pobres sem acesso cuidados médicos?
        Etc, etc…
        Realmente, esses EUA são mais religiosos do que em Portugal e isso nota-se!!
        Além disso, já devias saber que o “teu canto” não representa Portugal!…

    • Dá para concluir que o “Eu” deve ser uma pessoa social e humanamente muito avançada, deve de estar a fazer muita falta na Dinamarca.

  2. Nem imagina o quanto é útil para mim e para os outros eu rezar diariamente! Eu preferia viver numa sociedade onde os valor humano e os valores humanos fossem mais tidos em conta.

  3. Fizeram o questionário a quem e onde? À quem saía da porta da igreja depois da missa de domingo?
    A meu ver, os resultados são dúbios.

RESPONDER

Volvo vai chamar à oficina mais de 500 mil carros até ao fim do ano

O problema detetado no motor dos carros poderá afetar os automóveis a diesel de quatro cilindros, construídos entre 2014 e 2019, nas marcas V40, o V60, V70, S80 e XC60. A Volvo retirou cerca de 70 …

A baunilha é mais cara do que a prata (e há já quem mate pelo "ouro verde")

A baunilha, que era vendida em 2015 por cerca de 90 euros o quilograma, disparou no ano passado para 535 euros, ultrapassando assim o valor da prata. Esta subida que quase sextuplicou o valor da …

"Nova Expo". 300 milhões para requalificar zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada

O projeto que vai requalificar a zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada conta com um investimento de 300 milhões de euros. À zona ocidental de Lisboa já lhe chamam de "nova Expo". A zona ribeirinha …

Descoberta imensidão de tesouros arqueológicos ao largo da Galiza. São mais de 1.600 objetos

Trabalhos de arqueologia subaquática ao largo das costas galegas permitiram descobrir nas últimas três décadas um total de 1600 objetos arqueológicos. As peças afundaram-se ao longo dos séculos durante inúmeros naufrágios e ali se foram acumulando. …

27 anos depois, Clã anunciam saída de dois elementos

Mais de um quarto do século após a sua formação, a banda do Porto vê dois dos seus elementos fundadores partirem. Os Clã anunciaram a saída de dois dos seus elementos através de um comunicado publicado …

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …

Ursula Von der Leyen promete enfrentar líderes e recusar nomes para garantir Comissão paritária

Minutos depois da votação do seu nome no Parlamento Europeu em Estrasburgo, as primeiras palavras da presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foram dedicadas aos líderes que a escolheram. Prometeu "trabalhar construtivamente …