37% dos portugueses rezam diariamente. Somos o 9º país mais religioso da Europa

Portugal é um dos países mais religiosos da Europa, ocupando a nona posição, à frente de Itália (13.º) e de Espanha (16.º), com 44% da população a afirmar a sua crença absoluta em Deus.

Estes dados foram avançados, no início deste mês, pelo Pew Research Center, que relacionou, além da crença em Deus, a comparência em cultos e serviços religiosos, a frequência com que rezam e a importância da religião, de indivíduos de 34 países europeus.

Segundo o site, os portugueses são altamente religiosos, com 37% dos inquiridos a afirmar que reza diariamente e 36% que a religião é importante nas suas vidas, frequentando cultos religiosos, pelo menos, uma vez por semana. Em percentagem de portugueses que dizem rezar diariamente, o nosso país está em 6º lugar na Europa.

De acordo com o Pew Research Center, os países europeus são, geralmente, menos religiosos que outras regiões do mundo, e apresentam diferenças significativas quanto ao seu compromisso religioso.

A análise mostra que os indivíduos da Europa Central e Oriental são mais propensos do que os europeus ocidentais a serem altamente religiosos, com países do leste da Europa a dominar a lista, como é o caso da Roménia, que encabeça o ‘ranking’ com 55%.

Em contrapartida, o norte da Europa é considerado menos religioso. Apenas uma em cada dez pessoas qualifica-se como altamente religiosa na Dinamarca (32.ª posição da tabela), na Suécia (30.ª) e no Reino Unido (29.ª).

 

Um padrão semelhante é encontrado quanto ao compromisso religioso, quando considerados individualmente os quatro fatores acima indicados, com os indivíduos da Europa Central e Oriental à frente dos ocidentais nos diferentes critérios.

Em países como a Arménia ou a Bósnia, para metade da população a religião é muito importante, no entanto, isso aplica-se somente a uma em cada dez pessoas na França e na Alemanha (26.º lugar no ‘ranking’), e no Reino Unido.

A religião no resto do mundo

Em janeiro, o The Telegraph criou um mapa com os países mais e menos religiosos do mundo, baseando-se em resultados de 2008, 2009 e 2015, obtidos pelos grupos WIN e Gallup International.

Cinco países, com 99% dos entrevistados a responder “sim” quando questionados se eram religiosos, empatam na primeira posição do ‘ranking’: a Etiópia, o Malawi, o Níger, o Sri Lanka e o Iémen.

Noutros quatro países, Burundi, Djibuti, Mauritânia e Somália, 98% dos inquiridos também responderam sim, perfazendo assim os nove lugares mais religiosos a nível planetário. O Afeganistão, com 97% de religiosos, fecha o Top 10.

As regiões mais religiosas são, assim, a África e o Médio Oriente, seguindo-se o sudeste da Ásia e a América Latina. Neste último continente, o Paraguai destaca-se como o país mais religioso.

Também o Brasil aparece como um país de notável maioria religiosa (79%), bem como Angola (88%) e Moçambique (86%). A mesma pesquisa refere que a fé é igualmente importante para muitos países do sul da Europa, com 74% dos italianos e 71% dos gregos a dizerem-se religiosos.

Por outro lado, a China encontra-se em primeiro nos países menos religiosos, com apenas 7% da população a responder sim à questão.

Taísa Pagno, ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Pois… e o resultado está à vista!!!
    Mais um vez se comprova o atraso social e humano provocado pelas religiões/seitas!
    O tempo que as pessoas perdem a rezar podia (e devia) ser usado para fazerem algo de útil por si (e pela sociedade), mas preferem “falar” com amigos imaginários que vivem nas nuvens e depois queixam-se…
    É ver as posições opostas da Dinamarca e da Roménia e escolher em qual sociedade preferiam viver!…

    • Voce nao diz nada de jeito nunca, como tal deve ser extremamente religioso entao. Nos Estados Unidos sao mais religiosos que cá e deixam Portugal a um canto

      • Nada? Nunca?!
        Não acredito… até os loucos acertam em alguma coisa!…
        É… eu sou tão religioso que ando sempre com a Bíblia na mão … como faz o teu “pastor”, o Trump!!
        Quais Estado Unidos?!
        Aqueles onde há a maior desigualdade social do mundo?
        Ou aqueles que tem uma taxa de homicídios digna de países do 3º mundo?
        Ou que tem mais mortalidade infantil e menor esperança média de vida do que Portugal?
        Ou que tem um sistema de saúde dos piores da OCDE?
        Ou os que tem quase 50 milhões de pobres sem acesso cuidados médicos?
        Etc, etc…
        Realmente, esses EUA são mais religiosos do que em Portugal e isso nota-se!!
        Além disso, já devias saber que o “teu canto” não representa Portugal!…

    • Dá para concluir que o “Eu” deve ser uma pessoa social e humanamente muito avançada, deve de estar a fazer muita falta na Dinamarca.

  2. Nem imagina o quanto é útil para mim e para os outros eu rezar diariamente! Eu preferia viver numa sociedade onde os valor humano e os valores humanos fossem mais tidos em conta.

  3. Fizeram o questionário a quem e onde? À quem saía da porta da igreja depois da missa de domingo?
    A meu ver, os resultados são dúbios.

RESPONDER

Se quer um coração saudável, desligue a televisão e tome um bom pequeno-almoço

É conhecida como a refeição mais importante do dia e não é por acaso. Os hábitos de vida que seguimos diariamente têm um impacto direto na nossa saúde vascular. Numa investigação recentemente apresentada na reunião anual …

Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago. De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of …

Descobertos 83 buracos negros supermassivos no Universo inicial

Astrónomos do Japão, de Taiwan e dos EUA descobriram 83 quasares alimentados por buracos negros supermassivos no universo distante, numa época em que o Universo tinha menos de 10% da sua idade atual. "É notável que …

Joy Milne consegue cheirar a doença de Parkinson antes de ser diagnosticada

Atualmente, não existe nenhum teste diagnóstico definitivo para o Parkinson, mas isso pode mudar graças a Joy Milne, uma mulher que consegue detetar a doença antes que os sintomas apareçam. Parece demasiado bizarro para ser verdade, …

Filho de José Eduardo dos Santos libertado da prisão. Estava preso desde setembro de 2018

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que se encontrava em prisão preventiva desde 24 de setembro de 2018, encontra-se já em liberdade, disse hoje à agência Lusa fonte oficial. A …

Naufrágio no Nilo é a primeira prova de que Heródoto não estava a mentir sobre os barcos egípcios

Um navio naufragado encontrado no rio Nilo pode ter permanecido inalterado durante mais de 2.500 anos. Agora, está finalmente a revelar os seus segredos: cientistas pensam que este navio revelou uma estrutura cuja existência tem …

A gravidade influencia a maneira como tomamos decisões

Todo e qualquer organismo vivo na Terra evoluiu a longo de milhares de anos sob um campo gravitacional constante, com a gravidade desempenhando um papel fundamental no comportamento e na cognição humana. Um estudo recente publicado …

"Atentado" na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um "atentado". Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que …

Cientistas alargam limites físicos do grafeno

Até onde vão os limites físicos do grafeno? Uma equipa de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, respondeu a esta questão e desafiou-os. Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos …

Ilusionista britânico diz que vai travar o Brexit com o poder da mente

Uri Geller é um ilusionista israelista, com nacionalidade britânica, que se tornou famoso nos anos 1970 em programas de televisão em que realizava demonstrações dos seus alegados poderes paranormais. Agora, Geller deixa um aviso a Theresa …